Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Advogado: um conciliador
Terezinha Tarcitano

Resumo:
Homenagem ao Dia dos Advogados, 11 de agosto

Hoje, dia 11 de agosto, é Dia Advogado, uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, quem exerce grande importância na sociedade por ser considerado o mais legitimo representante dos interesses do cidadão. Figura indispensável à administração da Justiça, possui grande função social, detém capacidade postulatória, defende os interesses das partes em juízo ou fora dele e presta assessoria e consultoria. Por trabalhar no cotidiano de seus clientes, atua diretamente na solução e na prevenção das questões que envolvem a vida do cidadão de forma geral.
Advogado torna-se um solucionador e mediador de conflitos, um intermediário entre o cliente e a Justiça. O advogado, na sociedade atual, está preocupado em resolver os conflitos antes mesmo que eles sejam levados a julgamento. Para isso, ele precisa não só ter conhecimento de direito, mas de outras disciplinas, como economia, psicologia etc.
O papel do advogado, hoje, na sociedade, vai muito além de tentar ajuizar uma ação junto aos poderes competentes, de defender o cliente em juízo, passa, também, pela busca de soluções cada vez mais rápidas para os conflitos, o que implica, necessariamente, na tentativa de se evitar que estes sigam para julgamento e prestar boa orientação.
O advogado também exerce papel fundamental na busca pela preservação do direito às liberdades individuais e coletivas desempenhando uma função social de preservar os direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação.
Na prática da advocacia, o enfoque da negociação está, justamente, na tentativa de se evitar litígios em juízo, apresentando-se soluções rápidas aos conflitos e, consequentemente, contribuindo para desafogar os tribunais do número de processos, tornando a justiça mais eficaz e célere. De acordo com o Art 133 da Constituição Federal, “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
A importância do advogado está intrínseca ao desenvolvimento do estado democrático de direito e, muitas vezes, sua capacidade é medida a partir de suas causas ganhas nos tribunais. O que não se pode esquecer é que o exercício da advocacia é uma luta interminável. É a luta pela liberdade, pelo direito. É a batalha diária travada nos corredores do Fórum, nas audiências e até no diálogo com o cliente.
Portanto, o advogado é peça fundamental na formação da sociedade atual e no seu regular funcionamento, pois depende dele vivermos em uma sociedade mais justa e democrática. Com certeza este profissional tem em suas mãos meios capazes de modificar a vida de uma pessoa; cabe a ele utilizá-los com coerência e responsabilidade.
Parabéns a todos os advogados!

Terezinha Tarcitano
TTarcitano Assessoria de Comunicação
www.ttarcitano.com.br
terezinhatarcitano@yahoo.com.br


Biografia:
Jornalista e radialista profissional, é especialista em Assessoria de Imprensa. Já exerceu esta função na Prefeitura Municipal de Cabo Frio (RJ), na Embratur- Instituto Brasileiro de Turismo (Brasília), na Seain (Secretaria de Assuntos Internacionais) do Ministério do Planejamento (Brasília), e na Assessoria Internacional do Ministério de Esporte e Turismo (Brasília). Também foi assessora de imprensa da UNESCO no Brasil, atuando nos escritórios de Brasília e de Porto Alegre (RS). Trabalhou como jornalista em grandes jornais do Rio de Janeiro e no Jornal Brazilian Times (Boston, Massachusetts, EUA), neste por sete anos. Há 19 anos residindo em Porto Alegre, abriu há 14 anos sua própria empresa de Assessoria de Comunicação: TTarcitano Assessoria de Comunicação.
Número de vezes que este texto foi lido: 52939


Outros títulos do mesmo autor

Releases X Congresso de Direito Tributário Terezinha Tarcitano
Releases 27ª Jornada Internacional de Direito Terezinha Tarcitano
Releases Ressignificar Quântico em Porto Alegre Terezinha Tarcitano
Releases Encontro Holístico Gaúcho Terezinha Tarcitano
Artigos Carta do 6º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa Terezinha Tarcitano
Artigos Encerramento do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa Terezinha Tarcitano
Poesias Livros escritos com a percepção literária e sentimental Terezinha Tarcitano
Releases Processo Judicial no RS discute autoria de projeto Terezinha Tarcitano
Artigos Advogado: um conciliador Terezinha Tarcitano
Artigos Internet: da virtualidade para a realidade das ruas Terezinha Tarcitano

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54773 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54698 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54670 Visitas

Páginas: Próxima Última