Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Advogado: um conciliador
Terezinha Tarcitano

Resumo:
Homenagem ao Dia dos Advogados, 11 de agosto

Hoje, dia 11 de agosto, é Dia Advogado, uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, quem exerce grande importância na sociedade por ser considerado o mais legitimo representante dos interesses do cidadão. Figura indispensável à administração da Justiça, possui grande função social, detém capacidade postulatória, defende os interesses das partes em juízo ou fora dele e presta assessoria e consultoria. Por trabalhar no cotidiano de seus clientes, atua diretamente na solução e na prevenção das questões que envolvem a vida do cidadão de forma geral.
Advogado torna-se um solucionador e mediador de conflitos, um intermediário entre o cliente e a Justiça. O advogado, na sociedade atual, está preocupado em resolver os conflitos antes mesmo que eles sejam levados a julgamento. Para isso, ele precisa não só ter conhecimento de direito, mas de outras disciplinas, como economia, psicologia etc.
O papel do advogado, hoje, na sociedade, vai muito além de tentar ajuizar uma ação junto aos poderes competentes, de defender o cliente em juízo, passa, também, pela busca de soluções cada vez mais rápidas para os conflitos, o que implica, necessariamente, na tentativa de se evitar que estes sigam para julgamento e prestar boa orientação.
O advogado também exerce papel fundamental na busca pela preservação do direito às liberdades individuais e coletivas desempenhando uma função social de preservar os direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação.
Na prática da advocacia, o enfoque da negociação está, justamente, na tentativa de se evitar litígios em juízo, apresentando-se soluções rápidas aos conflitos e, consequentemente, contribuindo para desafogar os tribunais do número de processos, tornando a justiça mais eficaz e célere. De acordo com o Art 133 da Constituição Federal, “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
A importância do advogado está intrínseca ao desenvolvimento do estado democrático de direito e, muitas vezes, sua capacidade é medida a partir de suas causas ganhas nos tribunais. O que não se pode esquecer é que o exercício da advocacia é uma luta interminável. É a luta pela liberdade, pelo direito. É a batalha diária travada nos corredores do Fórum, nas audiências e até no diálogo com o cliente.
Portanto, o advogado é peça fundamental na formação da sociedade atual e no seu regular funcionamento, pois depende dele vivermos em uma sociedade mais justa e democrática. Com certeza este profissional tem em suas mãos meios capazes de modificar a vida de uma pessoa; cabe a ele utilizá-los com coerência e responsabilidade.
Parabéns a todos os advogados!

Terezinha Tarcitano
TTarcitano Assessoria de Comunicação
www.ttarcitano.com.br
terezinhatarcitano@yahoo.com.br


Biografia:
Jornalista e radialista profissional, é especialista em Assessoria de Imprensa. Já exerceu esta função na Prefeitura Municipal de Cabo Frio (RJ), na Embratur- Instituto Brasileiro de Turismo (Brasília), na Seain (Secretaria de Assuntos Internacionais) do Ministério do Planejamento (Brasília), e na Assessoria Internacional do Ministério de Esporte e Turismo (Brasília). Também foi assessora de imprensa da UNESCO no Brasil, atuando nos escritórios de Brasília e de Porto Alegre (RS). Trabalhou como jornalista em grandes jornais do Rio de Janeiro e no Jornal Brazilian Times (Boston, Massachusetts, EUA), neste por sete anos. Há 19 anos residindo em Porto Alegre, abriu há 14 anos sua própria empresa de Assessoria de Comunicação: TTarcitano Assessoria de Comunicação.
Número de vezes que este texto foi lido: 52953


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Antes que seja tarde Terezinha Tarcitano
Artigos Empatia entre professor e aluno Terezinha Tarcitano
Releases Terapias holísticas inovadoras Terezinha Tarcitano

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54721 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54630 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54578 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54415 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54370 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54355 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54318 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54253 Visitas
Amores! - 54224 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54196 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última