Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Virtude, palavra que não sobrevive sem Liberdade.
Homens Livres e de Bons Costumes
Renildo Vicente de Queiroz

Resumo:
Perseverar sempre nos bons costumes, na legalidade e respeito as leis, no amor a pátria, ao respeito a família e na ética é sinal de respeito à todas as Virtudes e, que deve nortear nossas vidas, Maçom ou não.


Como sabemos todos, via de regra o Maçom é, por excelência, um “homem virtuoso” e livre.

Trabalhamos desde o início de nosso caminho maçônico para atingir a Virtude. Entendemos por Virtude aquilo que faz a qualidade moral de um homem, aquilo que é a pedra angular do nosso templo interior. Então em que consiste essa importantíssima palavra de sete letras? Qual é a Virtude essencial? Analisaremos juntos a noção de Virtude, e tentaremos definir a Virtude Essencial com Liberdade.

A palavra “Virtude” tem diferentes sentidos. No sentido geral, ela significa potência, poder (físico-moral); propriedade de alguma coisa considerada como sendo a razão dos efeitos que essa coisa produz.

No sentido Moral, é possível entender que seja: disposição permanente para querer realizar um tipo determinado de atos morais; então se falará de Virtude e se dirá, por exemplo, que a temperança é uma Virtude; seja; disposição permanente de querer o bem; hábito de fazê-lo; então se falará da Virtude e se dirá de um homem que ele é virtuoso.

Enfim, às vezes, a palavra Virtude designa o conjunto de normas de conduta que se reconhece como válidas sendo vista como sinônimos de Moral, de Ética (por exemplo, em Kant “Doutrina da Virtude”). Mas vamos ater-nos ao sentido fundamental. É na passagem do sentido Moral que se encontra o essencial da noção.

O homem, de fato, se define por um conjunto de virtualidades ou tendências. A virtude moral é que permite ao homem realizar essas virtualidades, ou seja, tender à perfeição. Na palavra latina “Virtus” encontra-se, que significa homem. E o contrário de virtude é vício, isto é, o que desvia o homem de si mesmo. E que no sentido original, segundo a definição de Dermesteter, lingüista francês, seria “um elemento mau que alterna em sua essência”.

O Vício é a falta de Humanidade; a Virtude é o que faz o homem, é o que faz o Maçom. Mas aqui há um problema, pois procurar qual é a Virtude Essencial do homem nos obriga a procurar saber em que consiste a Perfeição do homem. No homem há uma pluralidade de tendências que não o conduzem todas no mesmo sentido.

Há, por exemplo, as tendências corporais (o homem tem necessidades vitais a satisfazer), que, às vezes, entram em conflito com as tendências espirituais. Ma, é claro que as tendências corporais são propriamente animais e que não é desse lado que devemos buscar a perfeição do homem. Restam, então, as tendências espirituais, que o levam a procurar a Verdade, o Bem, a Beleza, e o que se pode ligar ao sentimento, à inteligência e à vontade; uma busca que tem por objetivo o aprimoramento afetivo, intelectual e espiritual.
Onde está a Virtude Essencial? Qual é a maior riqueza que cada um de nós deve resguardar, no seu templo interior, dos perigos do mundo profano? Tentemos definir a Virtude na sua relação com o sentimento, com a inteligência e com a vontade. Vemos seguidamente a Virtude numa boa disposição afetiva. A linguagem corrente chama precisamente de “humanidade” a esta qualidade do homem que o faz amar os seus semelhantes. E duas filosofias tão opostas, como o são a filosofia cristã e a positivista, localizam a Virtude Essencial do homem.

“Ama e faz o que deseja” dizia Santo Agostinho. “O amor por princípio, á ordem por base, o progresso por fim”, diz a máxima de Auguste Comte. Mas é evidente que os bons sentimentos não são suficientes, e que a inteligência deve esclarecer o coração: o mundo teria sido salvo mais de uma vez, observa Leon Brunschvig, se a qualidade dos sentimentos pudesse dispensar uma vespa com a ajuda de uma pedra.

Logo, os intelectualistas buscam a Virtude Essencial do lado da inteligência. “A Virtude é ciência”, dizia Sócrates; “Ninguém pode fazer o mal se conhecer o verdadeiro bem”, o que se traduz por: “Ninguém é mau por sua própria vontade”. Da mesma forma, Sócrates dizia: “Basta bem julgar para bem fazer”; e Pascal concluía: “Esforcemo-nos então para pensar bem; esse é o princípio da moral”.

É certo que a lucidez é uma grande Virtude e se diz do homem a quem falta inteligência que ele é “besta”, o que significa que ele não realiza o ideal humano. Mas não basta a lucidez, pois é preciso fazer o bem e não apenas conhecê-lo, sobretudo porque a própria lucidez, com Descartes a concebia com toda a razão, é o fruto da verdade; não existe inteligência sem coragem. É sempre por um esforço de vontade, de fato, que o homem se afirma homem; segundo Hegel: “Um homem pode permanecer em pé enquanto ele quiser”.

Nossos afetos tornar-se-ão espontaneamente paixões cegas, se a vontade não interferir para transformá-los em sentimentos controláveis. Nossas opiniões naturais são de origem imaginária, e é necessária a ajuda da vontade para passar da imaginação à compreensão. O que caracteriza o verdadeiro homem é que ele se conduz ao invés de se deixar levar, isto é, que ele ama em vez de desejar, que ele julga em vez de sonhar e isto exige coragem. A Virtude Essencial seria então a coragem, ou melhor, o que Descartes chama de generosidade, ou segundo a fórmula da Alain: “O firme propósito de nunca faltar o livre arbítrio”, no sentido cartesiano do termo e não no sentido corrente.

Tudo isso me leva a afirmar que não há Virtude sem Liberdade, que não existe a Maçonaria sem Liberdade, e que não existe nenhum Templo Interior sem Liberdade, e que essa palavra é a chamada que abre a porta da Arte Real. Mas qual é o caminho para a Liberdade? Este caminho tem, como ponto de partida, o abandono da determinação do ego, tornando-se o prazer e o capricho por princípios: a seguir, vem a Liberdade de ser indiferente e a conseqüente indiferença; ambas conduzem à disponibilidade.

Depois, o itinerário continua pelo Livre Arbítrio Cartesiano que se abre à Liberdade de Escolha, a uma recriação de valores e, finalmente, à promoção desses valores. Analisemos rapidamente todos esses pontos. Podemos considerar, inicialmente, a Liberdade como prazer e capricho. É o ego que goza da ausência de qualquer impedimento exterior e que, inebriado pelo instinto, satisfaz todas as suas pulsões, confundindo vontade e desejo. Expansão de Liberdade, já que nenhuma limitação é reconhecida, ilusão da Liberdade, já que a ação é inteiramente determinada em nível psicológico. O ego se compara consigo mesmo. A consciência do eu leva ao narcisismo e ao egocentrismo. Pertencem a essa categoria as concepções neoepicuristas do “Carpe Diem”.

“Apanha o dia que passa” (Horácio) ou o ”Eu me degusto” (Montaigner) e as de alguns personagens de André Gide, que pela recusa de sacrificar algo de si mesmo, se aceitam totalmente com complacência. Num grau superior encontra-se a Liberdade de ser indiferente que é o mais bonito grau de Liberdade segundo Descartes (na sua 4ª meditação metafísica). Ela consiste no Poder de recusar, ela consiste no Poder da “Volonté”, como se diz em francês: quer dizer, na possibilidade de recusando solicitações do ego no instante que se apresenta, de pôr entre parêntesis os impulsos da mesma forma que os preconceitos ou a precipitação. Em resumo, trata-se do aprendizado do domínio de si mesmo.

Isto leva ao estado de indiferença que foi considerado por alguns filósofos modernos, por exemplo, Camus no “Mito de Sísifo”, como o Ser Livre por excelência. Esta atitude não tem nada a ver com a indiferença involuntária e patológica que é de natureza esquizofrênica; na indiferença voluntária os valores ainda não são visíveis no horizonte; mesmo que eles fossem visíveis, a Liberdade estando toda em função de satisfação do seu exercício puro os recusaria da mesma forma.

Mas vem a disponibilidade: é a indiferença sem a recusa sistemática da crença e do julgamento; o Ser Livre está aberto a tudo que é possível, ele descobre que os valores são infinitos e que as solicitações do ego são múltiplas. Ele experimenta a ação sem aceitação de princípios. É o ato gratuito, por exemplo, em “Os subterrâneos do Vaticano” (título francês: “Lês caves du Vatican) de André Gide, ou o “Eu sou graças à Liberdade para nada” como ilustra “As Moscas” de Sartre. Isto nos conduz à terceira faceta do ponto culminante do itinerário: o Livre Arbítrio. Aqui a possibilidade de escolha se apresenta e os valores solicitam o “Eu”. O Ser Livre sente sua potência de escolher, busca no conhecimento a Luz que o guiará. O itinerário prossegue atingindo a liberdade como escolha. Parando nesse estágio, a Liberdade se mostra potencial de criação de valores, que dizer que ela define, por sua própria conta, o Belo, o Bom , o Verdadeiro, valendo a pena, na sua opinião, que a isto se dedique e que o proclame. O indivíduo vive seu potencial criativo mas se revolta contra os valores universais; é o “isolado”, segundo Polin, é também o nível da criação estática.

Chegamos então ao último estágio, como a recriação de valores e a promoção desses valores, pois o Ser Livre se engaja completamente, descobrindo pessoalmente os ideais universais. Uma fé anima sua ação cotidiana. Ele consagra sua vida à causa que represente os seus valores. Sua personalidade encontrou uma alma. Aparentemente a Liberdade perece ter-se retirado de seu comportamento, pois sua ação é dominada pelos ideais que ele defende e os princípios que ele aceitou, e eles o determinam categoricamente. Entretanto, ele está Livre, mesmo nos atos os mais humildes da vida cotidiana.

Não se encontra, então, a Liberdade, analisando os atos realizados, pois a Liberdade é coisa do espírito. Um mesmo ato pode ser coagido ou livre, segundo o espírito com o qual ele é feito. Se a gente procurar, ao longo do itinerário da Liberdade quais são os seus motores, se encontrarão três, que, aliás, foram considerados como contendo o todo da Liberdade:

•     Primeiramente, o ato reflexivo ou ato do “eu”, quer dizer a consciência da Liberdade que cria o discernimento e a responsabilidade:
•     Em segundo lugar, a inteligência à qual os racionalistas submetem o movimento geral da liberação, considerando que os progressos da Liberdade são paralelos aos progressos do conhecimento e que teriam o seu ponto crucial no nível do Livre Arbítrio segundo Descartes.
•     Em terceiro lugar, a vontade que há na unidade da personalidade e aparece mais particularmente no nível da revelação do valor.

Conseqüentemente, vemos que a Virtude sem Liberdade não pode existir e que a vontade permanece a Pedra Angular dessas duas noções. Não é por acaso que a palavra latina “Virtus” significa coragem. É a força espiritual que, de fato, permite sozinha, ao homem ser o que ele deve ser e constitui assim a Virtude Essencial. É a ferramenta máxima do Maçom Virtuoso, Livre e de Bons Costumes.





Biografia:
Consultor Técnico em Biotecnologia Molecular de Ponta,Escritor e Analista sócio-político-econômico.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Ódio à realidade brasileira Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Vota certo Brasil, ao menos uma vez! Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Virtude, palavra que não sobrevive sem Liberdade. Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Amazônia, Soberania Nacional. Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Estrutura Podre do Estado Brasileiro! Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Democracia e Educação como Convivência Democrática Renildo Vicente de Queiroz
Poesias Passando o Brasil a Limpo! Renildo Vicente de Queiroz
Poesias Estado de Direito ou Estado de Nojo? Renildo Vicente de Queiroz
Artigos Confesso, cansei de ver tanta Corrupção! Renildo Vicente de Queiroz

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 11.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69078 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57975 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57627 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55902 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55221 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55195 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55070 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54958 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54936 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54924 Visitas

Páginas: Próxima Última