Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ouro Fino,"Mon Amour"
Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo

Ouro Fino entrou em minha vida no momento em que nasci . Numa casa ainda existente que preserva o seu quase secular projeto original , bem no coração da cidade que é a Rua Treze de Maio , tive meu primeiro e barulhento contato com o mundo extra-uterino . Nasci sem a assistência imediata de médico ou parteira , pois as contrações apareceram um mês antes da data prevista e de inopino , pelo que , minha pressa em nascer não permitiu que se providenciasse o imprescindível socorro em tempo hábil . Assim , meu pai , homem experiente na arte de extrair dentes , em vista das circunstâncias, transformou-se num improvisado e talvez desajeitado parteiro . Não se aventurou, no entanto, a cortar o cordão umbilical , pois a tarefa coube ao meu padrinho de batismo , Dr. Francisco Bueno Brandão ( que saudade, Dr. Chiquinho...) , chamado às pressas para a tarefa de concluir o trabalho de parto .
     Mais tarde, já nos anos dourados da adolescência , Ouro Fino deixaria de ser apenas uma referência quanto ao local do nascimento para tornar-se uma verdadeira tatuagem em meu coração . Foi numa Semana Santa da década de cinqüenta que as longínquas e esmaecidas reminiscências ouro-finenses ganharam contornos mais nítidos, quando cheguei do Rio de Janeiro para conhecer de fato minha terra natal.
           Ao descer do ônibus , após uma estafante viagem pelas empoeiradas estradas de então, minha primeira visão da cidade foi a do Cristo de braços abertos , uma imagem que lembrava muito a que eu já acostumara a ver na Cidade Maravilhosa onde vivera desde os três anos de idade. Que beleza , que bucólismo tinha o conjunto arquitetônico formado pela bela Igreja Matriz com o casario antigo e mais ou menos uniforme que a rodeava . De qualquer ponto da parte baixa da cidade , vislumbrava-se o Cristo Redentor , imponente , abraçando, recebendo , abençoando e dando as boas vindas a quem chegasse . Hoje , é com muita tristeza, que vejo um verdadeiro paredão de concreto descaracterizando o patrimônio paisagístico daquele local.
          E o “footing” da Rua Treze ? Para um jovem acostumado na cidade grande, aquela prática de se concentrar as mais dignas representantes do belo sexo no mesmo local , representou a mais feliz idéia que alguém já teve. Nunca tinha visto tanta mulher bonita ao mesmo tempo e , em sua grande maioria , impecavelmente vestidas. Devidamente identificadas pelos meus anfitriões , passavam ante meus olhos extasiados, rostos empinados, olhares discretos e indiscretos , as marisas, as tânias, as marias luísas, as marias lúcias e tantas outras beldades de então .
        Daí em diante ,Ouro Fino deixou definitivamente de ser retrato, reminiscência, relatos de minha avó Maria Ignácia , para tornar-se o grande amor-cidade de minha vida. A Passárgada idealizada nos delírios poéticos de Manuel Bandeira incorporava-se em minha cidade natal e eu , constantemente passei a furgir para Ouro Fino , onde encontrava o lenitivo para as minhas preocupações e onde também   era “amigo do rei”.
        O tempo foi passando, casei , descasei , casei novamente , agora com o amor-mulher de minha vida , criei família , envelheci, até que resolvi viver definitivamente em Ouro Fino . E de minha casa no Bairro Montanhês , hoje   vislumbro grande parte da cidade e as montanhas verdes que a circundam . Ouro Fino , “mon amour”.


Biografia:
Geraldo Affonso é professor,radialista, advogado e membro da Academia Ouro-finense de Letras e Artes. Apresenta aos sábados, a partir de meio-dia e meia na Rádio Difusora Ouro Fino um programa de entrevistas, voltado, principalmente, para a cultura, que pode ser ouvido pela Internet no site www.difusoraourofino.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Poesias OS DOIS CASAMENTOS DE MEUS PAIS Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Poesias Roberto e o cigarro Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Poesias Ouro Fino,"Mon Amour" Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas Só para dizer que não falei das flores. Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas ZIZINHO E PELÉ Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas UM FENÔMENO CHAMADO ZIZINHO Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas UMA TRAGÉDIA FAMILIAR Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas VILA ISABEL Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas DANNY HOFFEMBERG – UM PEQUENO HERÓI Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo
Crônicas NÃO É TÃO FÁCIL COMO FECHAR UMA PARKER 51 Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69070 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57971 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57622 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55894 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55208 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55175 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55061 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54949 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54932 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54909 Visitas

Páginas: Próxima Última