Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DE ELIAS A CHICO XAVIER
Carlos Roberto Fernandes

O profeta Elias era originário de Tesbi em Galaad, na região leste do rio Jordão da tribo de Naftali, mais tarde chamada Galiléia: seu ministério profético foi exercido no século IX antes do nascimento de Jesus – aJ -, no reino do norte.

No tempo de Elias, o território ocupado pelos hebreus estava dividido entre o reino do norte -Israel, capital Siquém- com as 10 tribos e o reino do sul -Judá, capital Jerusalém- com as 2 tribos; depois da morte do rei Salomão, os conflitos entre as tribos de Israel levaram ao desaparecimento ou a dispersão das 10 tribos do reino norte escravizadas pelos Assírios.

Jacó (ou Israel) era neto do patriarca Abraão: os 12 filhos do patriarca Jacó constituíram as 12 tribos de Israel, ou seja, doze chefes de família: Ruben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, Dã, Naftali, Gad, Aser, José e Benjamim. Além dessas, estão mais duas tribos dos dois filhos de José, adotados e abençoados por Jacó: Manassés e Efraim, compondo, assim, 14 tribos, cada qual habitando uma determinada região do que era o território hebreu; entretanto, dois mil anos antes de Jesus esse era o território denominado Canaã, pertencente ao povo cananeu.

Elias foi contemporâneo dos reis Acabe -filho e sucessor do rei Onri-, Acazias, Jeosafá e Jeú, de Obadias – servo do rei Acabe, e Aazael: o denominado ciclo de Elias situa-se entre 874 e 852 aJ, marcado por radicais crises morais, sociais e espirituais para o povo de Israel.

Israel mergulhara no paganismo e o esforço de Elias foi o de denunciar a maldade e a idolatria tanto do povo quanto do rei: o ministério Elias iniciou-se pelo seu comparecimento diante do rei Acabe anunciando uma época grave de seca, fome e miséria.

A época da iniquidade social agravava-se pelas ações da esposa de Acabe: Jezabel, além de instituir o culto a vários deuses, iniciou ferrenha perseguição aos profetas daquele momento histórico.

As profecias de Elias desafiavam o poder real instituído, prevendo, inclusive, a morte do próprio rei Acabe e de sua esposa: eis a atividade política e espiritual do profeta.

Além das profecias, o livro bíblico dos reis registra os fatos mediúnicos produzidos por Elias: multiplicação de azeite e farinha; ressurreição do suposto morto, filho de uma viúva que o acolhera; edificando um altar com doze pedras para reverenciar Iahweh, provocou ateamento de fogo às oferendas sem uso de qualquer técnica humana; igualmente, um fogo misterioso foi provocado por Elias e matou 150 soldados enviados pelo rei Ocozias, sucessor de Acabe; atravessou o rio Jordão sem afogar-se e sem se molhar; diante do testemunho de Eliseu, carro e cavalos de fogo surgem, separando-o de Elias; em seguida, Elias é arrebatado aos céus.

Após esse arrebatamento, em que apenas fica o seu manto com Eliseu, não se teve mais notícia de Elias: eis a razão porque a tradição judaico-cristã afirma que Elias não morreu mas foi arrebatado aos céus.

Estudiosos bíblicos defendem a hipótese de que, após a separação de Eliseu, Elias partiu ou foi transportado para outra região distante. Essa hipótese é corroborada pelos escritos atribuídos ao evangelista João, capítulo três, versículo 13: NINGUÉM SUBIU AO CÉU, A NÃO SER AQUELE QUE DESCEU DO CÉU, O FILHO DO HOMEM.

Escolhido anteriormente pelo próprio Elias, Eliseu foi seu discípulo e sucessor.

No capítulo três, versículos um, vinte e três e vinte e quatro do livro do profeta Malaquias dá testemunho de Elias na qualidade de precursor e preparador do caminho para a vinda da Jesus:no capítulo onze, versículos dez a quinze, e no capítulo um, versículos dez a treze, de modo coerente, o evangelista Mateus registra as palavras atribuídas a Jesus de que João Batista, filho de Zacarias e Isabel, era Elias reencarnado.

Isabel, irmã de Maria de Nazaré, e o sacerdote Zacarias eram criadores de ovelhas e moravam em Judá.

Nascido aos 25 de março do ano 7 aJ, João Batista foi circundado no oitavo dia de nascimento conforme a tradição judaica: aos catorze anos de idade tornou-se membro da seita denominada Nazarita.

Samuel e Sansão foram Nazaritas: os votos da irmandade dos Nazaritas eram abstenção de todas as bebidas intoxicantes, abstenção de cortar o cabelo, abstenção de tocar nos mortos.

Samuel foi o último dos juízes e o primeiro profeta de Israel; era filho de Elcana e Ana – ambos da tribo de Efraim. Na tradição judaica, Samuel ungiu o primeiro e o segundo rei de Israel – Saul (da tribo de Benjamin) e Davi (governador da tribo de Judá após a morte de Saul). O sucessor de Davi foi seu filho Salomão.

A divisão de Israel em reinos norte e sul aconteceu após a morte de Salomão: o reino norte (das 10 tribos) pertencia ao seu filho Jeroboão I; o reino sul (das 2 tribos) pertencia ao seu filho Roboão.

Com uma altura de mais de um metro e oitenta aos dezesseis anos, a personalidade de João Batista conheceu os escritos sobre a sua reencarnação como profeta Elias: adotou o mesmo modo de vestir anterior, qual seja, uma vestimenta de pele e um cinturão de couro.

José e Maria de Nazaré casaram-se no mês de março do ano 8 aJ: de acordo com a tradição judaica, ficaram noivos por dois anos e casaram-se (passando a morar na mesma casa) após os anos de noivado. José estava com 21 anos de idade e Maria com 16.

Por ordem de nascimento, o casal José e Maria de Nazaré tiveram os seguintes filhos: Jesus; Tiago (não é nenhum dos apóstolos), Miriam, José, Simão (não é nem o zelote nem Pedro), Marta, Judá, Amós e Rute.
Jesus nasceu ao meio dia de 21 de agosto do ano 7 aJ. (Erroneamente, esse ano 7 foi considerado ano um porque Dionísio Exíguo, monge católico do início do sexto século contou a era cristã segundo o nascimento de Cristo com um erro entre 4 e 7 anos).

O homem Jesus estava com 31 anos e meio de idade quando se permitiu ser batizado por João Batista.

Judas Iscariotes, os irmãos Tiago Zebedeu e João Zebedeu, os irmãos André e Simão (Pedro) eram discípulos de João Batista; todos eles fizeram-se discípulos de Jesus, com anuência do próprio João Batista.
Dois traços significativos ligam e expressam as personalidades de Elias, João Batista, João Huss, Allan Kardec, Chico Xavier: a fé absoluta em Deus e, posteriormente, a fidelidade absoluta a Jesus de Nazaré. Por esta fé e fidelidade, todos eles demonstraram um mesmo espírito de identidade com os Planos de Deus para a vida: todos eles entregaram suas vidas na Terra para que o conhecimento do Caminho, da Verdade e da Vida tornassem as criaturas libertas da ignorância; todos eles foram educadores, segundo a Pedagogia Divina.

Particularmente, quanto a Elias e João Batista, a centralidade divina de seu ministério foi expressa pelo próprio Jesus: Elias – João Batista vieram para restabelecer ou restaurar todas as coisas. Essa autoridade, dita por Jesus com referência a Elias-João Batista está registrada no evangelho de Marcos, capítulo nove, versículos doze e treze.

Ao rever cuidadosamente as vidas de Elias, João Batista, João Huss, Allan Kardec e Chico Xavier, uma lógica reencarnacionista expressa-se... uma lógica registrada por João, capítulo três, versículo oito: O ESPÍRITO SOPRA ONDE QUER E OUVES O SUA VOZ, MAS NÃO SABES DE ONDE VEM NEM PARA ONDE VAI.


Biografia:
Carlos Roberto Fernandes, nascido em Uberaba-MG, a 24 de maio de 1962; graduou-se em Enfermagem pela UFTM; fez mestrado em Enfermagem pela UFMG. Em 1994 mudou-se para Belo Horizonte e em 2008 radicou-se no Espírito Santo. Poeta, trovador, escritor tem publicado poesia e prosa no seu site pessoal (www.carlosfernandes.prosaeverso.net) Foi membro da UBT, Delegacia Uberaba-MG, junto à poetisa Eva Reis. Desde 2007 suas publicações em livro estão na área científica: Violência Moral na Enfermagem (AB Editora, de Goiânia) e Fundamentos do Processo Saúde-Doença-Cuidado (Editora Águia Dourada, Rio de Janeiro) são seus dois últimos livros. Em 2008 participou da "3a. Antologia Poética-Literária edição histórica - AVBL", publicando trovas e sonetos de sua autoria.
Número de vezes que este texto foi lido: 65695


Outros títulos do mesmo autor

Poesias NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO Carlos Roberto Fernandes
Poesias PASSOS DE EVA REIS Carlos Roberto Fernandes
Sonetos SENHORA DA CONSOLAÇÃO Carlos Roberto Fernandes
Artigos DE ELIAS A CHICO XAVIER Carlos Roberto Fernandes
Poesias DORA BOARETO BORGES Carlos Roberto Fernandes
Poesias PÉROLAS DE AMOR Carlos Roberto Fernandes

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 16 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66455 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66428 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66381 Visitas
Óh, Senhor! - katialimma 66349 Visitas
INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Michela Aparecida Biltge 66327 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 66308 Visitas
Faça alguém feliz - 66305 Visitas
Esporte Clube - Helio Valim 66295 Visitas
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 66287 Visitas
OS SEMINARISTAS - FLAVIO ALVES DA SILVA 66226 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última