Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Reforma Sanitária
Adalberto Romualdo Pereira Henrique



Reforma Sanitária foi usada para se referir ao conjunto de idéias que se tinha em relação as mudanças e transformações necessárias na área da saúde .Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor de saúde, introduzindo uma nova idéia na qual o resultado final era entendido como a melhoria das condições de vida da população.Reforma Sanitária tinha denominação especifica era um conjunto de pessoas com idéias comuns para o campo da saúde.O movimento Reforma Sanitária nasceu dentro da perspectiva de luta contra ditadura na frente democrática de realizar trabalhos onde existiam espaços institucionais o movimento conseguiu se articular em um documento chamado saúde e democracia.
Um novo pensamento sobre saúde lançado pelo movimento da Reforma Sanitária começou no final dos anos 60 e inicio dos 70 o período mais repressivo do autoritarismo no Brasil quando se constituiu a base teórica ideológica do pensamento medico-social, também chamado de abordagem marxista da saúde e teoria social da medicina .
Depois da VIII Conferencia Nacional de Saúde e da Constituição do SUS conquistamos a universalização da saúde (o principio constitucional que estabelece que todo brasileiro tem direito a saúde) definindo com clareza o dever do estado e a função complementar da saúde privada. Conseguimos estabelecer que a saúde deve ser planejada com base nas conferencias e conseguimos formalizar o conselho de saúde como parte do SUS, tendo 50% de usuários.
O conceito saúde / doença esta ligado a trabalho, saneamento, lazer e cultura. Por isso temos que discutir a saúde não como política do Ministério da Saúde, mas como uma função do estado permanente. E preciso que os programas de governo ganhem intersetorialidade nos municípios. Quando discutimos a Reforma Sanitária e fazemos critica a pratica da medicalização já falamos sobre a abertura as praticas alternativas de saúde.
O inúmero avanço no campo da saúde publica brasileira convive de modo contraditório com problemas de diversas ordens.
O baixo investimento na qualificação dos trabalhadores diminuía a possibilidade de um processo critico e comprometido com as praticas da saúde e com usuários em suas diferentes necessidades .
Portanto para construção de uma política de Qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS),a humanização deve ser vista como uma das dimensões fundamentais não podendo ser entendida como apenas um programa a mais a ser aplicado aos diversos serviços de saúde, mas como uma política que opere transversalmente em toda rede do SUS .
Humanização se define: aumentar o grau de co-responsabilidade dos diferentes atores que constituem a rede SUS, na produção da saúde, implica mudança na cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho.Tomar a saúde como valor de uso e ter como padrão na atenção o vinculo com os usuários, e garantir os direitos dos usuários e seus familiares, e estimular a que eles se coloquem como atores do sistema de saúde por meio de sua ação de controle social,mas e também ter melhores condições para que os profissionais efetuem seu trabalho de modo digno e criador de novas ações e que possam participar como co-gestores de seu processo de trabalho.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 61651


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Um conto instrumental - valmir viana 62431 Visitas
Coração - Marcos Loures 62423 Visitas
Jogada de menino - Ana Maria de Souza Mello 62422 Visitas
NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! - Lailton Araújo 62417 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62417 Visitas
- Ivone Boechat 62415 Visitas
Each Moment - Kelen Cristine N Pinto 62406 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 62397 Visitas
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE, CULTURA E NÃO-CULTURA - ELVAIR GROSSI 62396 Visitas
Poema para um mortal. - Poeta do Amor 62389 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última