A Escola é uma Instituição - Agência Social.
Preparando para vida socialmente, falando.
Porque não só da Educação se vive à "Escola".
Ao especializar se torna uma Agência. Embora não exclusivista, mas, proporcione condições para que o educando se fortaleça do processo ao munir-se do instrumento. E convencione a educação básica atingindo seu caminho e território de Cidadão.
No entanto, o Sistema da Política Educacional se encontra falho decorrente da discriminação e a eletilização do Sistema, oferecido. Ou melhor, a negação de uma Política democratizada. Com isso, dificulta a distribuição das verbas destinadas a Educação. Dificuldade, esta, que contribui para que o indivíduo, na busca da educação básica se sinta lesado na condição de Cidadão. Colocado à parte do processo cultural e de sua própria existência.
A carência deste direito, ou seja, aprender a ler, escrever e contar na dimensão contendística. Meio da realização social das pessoas até o fim do processo educativo no organismo social tende como conseqüência um falso interpretar da verdade. Afinal, é um processo como meio e produto de cada mundo.
Não que a Educação por si só irá atender a todos os problemas ligados a Paz. Porém, será o elo principal que unirá os povos na política, Escola, Família, etc... Mas, para isto acontecer, precisa respeitar os métodos e as posturas escolares, reforçando a maneira única de ver e existir no mundo.
A criança ao entrar na escola é um Ser pensante. Constrói interpretações e ações sobre a realidade que melhor lhe convém... "A sua verdade".
O adolescente e posteriormente o SER ADULTO estrutura seus fundamentos, através dos conhecimentos adquiridos mediante a um projeto particular munido de objetivos próprios de cada SER. Concorrendo para obtenção da Paz.
A função do Professor como indivíduo ↔ indivíduo, é criar condição para tomada de consciência e perceber as limitações e as diferenças. Ambas procuram a verdade, no entanto, terão fundamento se gerar condições para que o aluno "futuro Cidadão", continue buscando o significado da sua própria existência, sabendo fazer escolha.
O Mundo está dividido entre interesses conflitantes, causando miséria, fome, desespero, etc. Problemas dos quais refletem na educação.
O contexto social deveria intervir possibilitando para que as Agências façam as modificações necessárias. Respeitando a individualidade de cada ação, na capacitação de melhoria para compreensão entre os homens.
Mas que se tenha esta consciência, enfatizando cada vez mais, o diálogo que tanto contribui para solução e não gerador de problema. Afinal, é o principal instrumento de mudança cabível.
Aplicado a uma dinâmica que priorize a interação do processo de transformação pessoal na estrutura social.
Acredito que a "União faz a força" - Descobrir modos de salientar a educação como instrumento para a Paz.
É Preciso e devido.
O indivíduo não pode e nem deve continuar no anonimato.
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