Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lei Seca em Mianmar
J. Miguel

Lei Seca em Mianmar

Dizem que em Mianmar – ou uma outra ditadura muito louca em pleno Século XXI – surgiu uma lei que estabelecia o exame para verificar nível de alcoolemia nos motoristas das metrópoles, deixando de lado a presunção de inocência. Assim, lá naquele país, durante as madrugadas os policiais causavam engarrafamentos quilométricos verificando o “bafo” de cada um.
     O primeiro problema surgiu quando o motorista se recusou a fazer o teste, alegando que não era obrigado a produzir provas contra si e que, por fim, pela própria Constituição de Mianmar, todo cidadão é inocente até ser julgado e condenado. Mas isso não foi durou muito. Afinal, Mianmar é uma ditadura. Daquele momento em diante, todo cidadão que se recusasse a fazer o exame, seria preso por desacato a autoridade e teria presumida sua culpa. Ora, ora, ora... esses governos ditatoriais são realmente engraçados.
     Só que não acabou por aí. Alguém resolveu verificar e descobriu que os tais bafômetros não haviam sido autorizados pelo Inmetro – o Inmetro deles lá, de Mianmar – o que os tornava ilegais. Novamente, como aquilo lá é uma ditadura, não fez a menor diferença. O problema é que os jovens que antes apenas se alcoolizavam, passaram a se drogar. Afinal de contas, o bafômetro não capta sinais de cocaína, maconha ou outra substância entorpecente. Assim, em pouco tempo a nova moda foi fumar maconha e cheirar cocaína antes de dirigir. Os acidentes se tornaram mais graves e mais numerosos. Finalmente, os asseclas do ditador de Mianmar encomendaram um novo aparelho, capaz de verificar a presença de qualquer substância entorpecente no corpo do motorista. O aparelho tem o formato de uma batata – das grandes! – e precisa ser introduzido no reto do motorista para efetuar o exame.
     Dizem que a população não gosta de ter suas intimidades violadas, mas lei é lei. O motorista é parado por aquele brutamontes fardado:
     - Boa noite, chefia. ‘Tamos aí fazendo a Blitz da Lei Seca Geral. Queira sair do veículo, baixar as calças e colocar uma das pernas no capô do carro. Só uma das pernas, por favor.
     Neste instante, o PM abre uma caixa e saca a batata. Os motoristas que aguardam na fila para serem examinados começam a suar frio.
     - Errr... doutor – nessa altura do campeonato, o motorista chama o PM até de Santidade – isso não vai doer?
     - Bem... – o PM parece se condoer do cidadão – se for sua primeira vez, não vou enganar: vai doer sim. Mas depois do nono ou décimo exame, dizem que não dói mais. Tem gente até que entra de novo na fila...
     O PM dá uma cusparada na ponta da batata.
     - Putz! Tem que cuspir também?
     - Cuspi porque fui com a sua cara. A seco dói mais.
     O motorista olha para a fila de motoristas e tem a impressão de que diminuiu pelo menos a metade. Resolve dialogar para postergar o exame:
     - Eu posso me negar a fazer o exame, não posso?
     O Policial aplica a psicologia que aprendeu durante o curso para examinador de batatas:
     - O senhor já ouviu falar nas cinco fases da dor da morte? A primeira é esta: a negação. Não. O senhor não pode se negar a fazer o exame.
     - Isso é um absurdo, viu? Eu sou um cidadão! Tenho meus direitos...
     - Esta é a Fase da Raiva. – o PM saca o cassetete – e acho bom ela passar logo.
     O motorista baixa o tom de voz. É quase súplica agora:
     - O senhor tem razão. Me desculpe. Não tem outro jeito?
     - Agora é a Fase da Barganha. Não, não tem nenhum outro jeito.
     O motorista começa a chorar:
     - É uma situação muito vexatória. Olha só a fila: todo mundo olhando. Que vergonha, meu Deus!
     - Agora foi a Fase da Depressão. Fique tranqüilo, porque eles também vão passar por isto.
     - Puxa vida, viu? Se não tem outro jeito... manda ver.
     - Viu que beleza? Agora finalmente veio a Fase da Aceitação.
     O motorista dá um salto sobre o capô do carro e começa a correr:
     - Aceitação uma pinóia! – grita enquanto corre.
     O policial não se preocupa. Agarra o braço do motorista do carro de trás e lança:
     - Boa noite, cidadão. Estamos aqui fazendo a blitz da Lei Bem Sequinha e vamos examinar o senhor para verificar a presença de produtos entorpecentes no seu corpo...
     Agora só tem mais uma pessoa além do tetraplégico na fila, que estava atravessando a rua em sua cadeira de rodas: um rapazinho vestido de top rosa choque e um shortinho preto muito justo.
     - Eu estava na frente dele, viu seu doutor? Não acho certo esse negócio de necessidades especiais passar na frente dos outros.
     O tetraplégico concorda com o canto da boca torta:
     - Nem eu... deixa ele ir na frente.
     Bem, dizem que agora o povo só anda de bicicleta. Não sei se é verdade, mas - por via das dúvidas - não quero conhecer Mianmar.


J. Miguel (15ago2009).


Biografia:
"Fazer chorar é fácil; desafio mesmo é fazer rir."
Número de vezes que este texto foi lido: 52970


Outros títulos do mesmo autor

Humor O Homem Pajé J. Miguel
Humor Lei Seca em Mianmar J. Miguel
Infantil Pepo J. Miguel
Poesias Meu Latim J. Miguel
Poesias Poesia Tem Cor J. Miguel
Poesias Trás de Casa Passa um Rio J. Miguel
Poesias O Bem-te-vi J. Miguel
Humor Capitão Aza J. Miguel
Poesias Violentas Violetas J. Miguel
Crônicas Demônios e Úlceras J. Miguel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 23.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54696 Visitas

Páginas: Próxima Última