Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lei Seca em Mianmar
J. Miguel

Lei Seca em Mianmar

Dizem que em Mianmar – ou uma outra ditadura muito louca em pleno Século XXI – surgiu uma lei que estabelecia o exame para verificar nível de alcoolemia nos motoristas das metrópoles, deixando de lado a presunção de inocência. Assim, lá naquele país, durante as madrugadas os policiais causavam engarrafamentos quilométricos verificando o “bafo” de cada um.
     O primeiro problema surgiu quando o motorista se recusou a fazer o teste, alegando que não era obrigado a produzir provas contra si e que, por fim, pela própria Constituição de Mianmar, todo cidadão é inocente até ser julgado e condenado. Mas isso não foi durou muito. Afinal, Mianmar é uma ditadura. Daquele momento em diante, todo cidadão que se recusasse a fazer o exame, seria preso por desacato a autoridade e teria presumida sua culpa. Ora, ora, ora... esses governos ditatoriais são realmente engraçados.
     Só que não acabou por aí. Alguém resolveu verificar e descobriu que os tais bafômetros não haviam sido autorizados pelo Inmetro – o Inmetro deles lá, de Mianmar – o que os tornava ilegais. Novamente, como aquilo lá é uma ditadura, não fez a menor diferença. O problema é que os jovens que antes apenas se alcoolizavam, passaram a se drogar. Afinal de contas, o bafômetro não capta sinais de cocaína, maconha ou outra substância entorpecente. Assim, em pouco tempo a nova moda foi fumar maconha e cheirar cocaína antes de dirigir. Os acidentes se tornaram mais graves e mais numerosos. Finalmente, os asseclas do ditador de Mianmar encomendaram um novo aparelho, capaz de verificar a presença de qualquer substância entorpecente no corpo do motorista. O aparelho tem o formato de uma batata – das grandes! – e precisa ser introduzido no reto do motorista para efetuar o exame.
     Dizem que a população não gosta de ter suas intimidades violadas, mas lei é lei. O motorista é parado por aquele brutamontes fardado:
     - Boa noite, chefia. ‘Tamos aí fazendo a Blitz da Lei Seca Geral. Queira sair do veículo, baixar as calças e colocar uma das pernas no capô do carro. Só uma das pernas, por favor.
     Neste instante, o PM abre uma caixa e saca a batata. Os motoristas que aguardam na fila para serem examinados começam a suar frio.
     - Errr... doutor – nessa altura do campeonato, o motorista chama o PM até de Santidade – isso não vai doer?
     - Bem... – o PM parece se condoer do cidadão – se for sua primeira vez, não vou enganar: vai doer sim. Mas depois do nono ou décimo exame, dizem que não dói mais. Tem gente até que entra de novo na fila...
     O PM dá uma cusparada na ponta da batata.
     - Putz! Tem que cuspir também?
     - Cuspi porque fui com a sua cara. A seco dói mais.
     O motorista olha para a fila de motoristas e tem a impressão de que diminuiu pelo menos a metade. Resolve dialogar para postergar o exame:
     - Eu posso me negar a fazer o exame, não posso?
     O Policial aplica a psicologia que aprendeu durante o curso para examinador de batatas:
     - O senhor já ouviu falar nas cinco fases da dor da morte? A primeira é esta: a negação. Não. O senhor não pode se negar a fazer o exame.
     - Isso é um absurdo, viu? Eu sou um cidadão! Tenho meus direitos...
     - Esta é a Fase da Raiva. – o PM saca o cassetete – e acho bom ela passar logo.
     O motorista baixa o tom de voz. É quase súplica agora:
     - O senhor tem razão. Me desculpe. Não tem outro jeito?
     - Agora é a Fase da Barganha. Não, não tem nenhum outro jeito.
     O motorista começa a chorar:
     - É uma situação muito vexatória. Olha só a fila: todo mundo olhando. Que vergonha, meu Deus!
     - Agora foi a Fase da Depressão. Fique tranqüilo, porque eles também vão passar por isto.
     - Puxa vida, viu? Se não tem outro jeito... manda ver.
     - Viu que beleza? Agora finalmente veio a Fase da Aceitação.
     O motorista dá um salto sobre o capô do carro e começa a correr:
     - Aceitação uma pinóia! – grita enquanto corre.
     O policial não se preocupa. Agarra o braço do motorista do carro de trás e lança:
     - Boa noite, cidadão. Estamos aqui fazendo a blitz da Lei Bem Sequinha e vamos examinar o senhor para verificar a presença de produtos entorpecentes no seu corpo...
     Agora só tem mais uma pessoa além do tetraplégico na fila, que estava atravessando a rua em sua cadeira de rodas: um rapazinho vestido de top rosa choque e um shortinho preto muito justo.
     - Eu estava na frente dele, viu seu doutor? Não acho certo esse negócio de necessidades especiais passar na frente dos outros.
     O tetraplégico concorda com o canto da boca torta:
     - Nem eu... deixa ele ir na frente.
     Bem, dizem que agora o povo só anda de bicicleta. Não sei se é verdade, mas - por via das dúvidas - não quero conhecer Mianmar.


J. Miguel (15ago2009).


Biografia:
"Fazer chorar é fácil; desafio mesmo é fazer rir."
Número de vezes que este texto foi lido: 52990


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Autobiografia J. Miguel
Humor Uma Semana de Cão J. Miguel
Poesias A Oração de Castro Alves J. Miguel
Poesias Uma Noite, A Dor J. Miguel
Artigos Genialidade Óbvia J. Miguel
Poesias Mais Que Sólido J. Miguel
Poesias No Meio, O Medo J. Miguel
Humor Pedido de Amigo J. Miguel
Humor Ganhei Na Loteria! J. Miguel
Humor Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim J. Miguel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 23.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54673 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54588 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54451 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54394 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54394 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54347 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54290 Visitas
Amores! - 54281 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54229 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última