Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Representação política como parâmetro da divisão do Brasil
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Reflexão sobre a divisão sociopolítica.

Dia 02 de outubro, eu e outros milhões de brasileiros tivemos um encontro mais íntimo com a democracia. As ruas estavam poluídas com santinhos. Evitei ir cedo para que não fosse intimado a ser um mesário na ausência de alguém. Apesar de ser na zona rural, o meu colégio eleitoral estava com uma fila menor que em outros lugares, porém, lenta.
A biometria, a grande quantidade de candidatos e a dificuldade de algumas pessoas em votar atrasou o meu voto em cerca de três horas. Apesar da impaciência geral, o momento foi levado com bom humor. Não houve nenhum evento desagradável. Foi uma eleição tranquila e com uma novidade: confirmar duas vezes os votos de governador e presidente.
Após o término das eleições, acompanhei a apuração dos votos que, só não seguiu mais rápido devido ao atraso em algumas sessões eleitorais no Brasil afora. Antes das oito horas da noite alguns cenários estavam bem definidos em eleitos e segundos turnos. Interessante notar que no que diz respeito à Presidência da República, as pesquisas confirmaram o favoritismo do ex-presidente Lula. Embora isso me traga reticências.
O petista liderou a disputa, porém, de maneira apertada, com poucos votos de diferença em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro, que tenta se reeleger. Lula sofre atualmente do Efeito Ciro, só consegue maioria de votos no Nordeste, seu reduto político e base eleitoral fidelizada, não expandindo votos em outras regiões do país. O PT, mesmo no Nordeste, amarga maus resultados na região, elegendo poucos legisladores e levando governadores coligados para um segundo turno. Lula terá que mobilizar e tecer novas alianças pelo Brasil, caso contrário, poderá perder a eleição.
Falando em rosa murcha, que Ciro foi esse? Após quatro tentativas fracassadas a eleição presidencial, Ciro Gomes saiu menor do que nunca em 2022! Dos 12% das eleições anteriores, sua malfadada campanha eleitoral o fez cair para cerca de 3% dos votos válidos, sendo superado pela Simone Tebet do MDB, o para-raios da terceira vaia, digo via. Ciro conseguiu perder apoio no Ceará, do PDT e até dos seus irmãos.
Os cargos legislativos parecem ser o tendão de Aquiles de um possível governo Lula. O bolsonarismo aumentou a sua bancada legislativa, mesmo no Nordeste. No segundo turno, Lula e o PT terão que conviver com o desânimo da população, uma nova e cara rodada de negociações, e a violência política da extrema-direita. Não será uma campanha eleitoral fácil.
Ciro Gomes e Simone Tebet podem ter dividido votos, mas qual a desculpa para as estratégias políticas e composições equivocadas do PT nessa eleição? A supervalorização do cargo Executivo em detrimento do Legislativo produz um déficit na governabilidade. Governar sem bases sólidas ainda será um problema para o ex-presidente Lula.
O Brasil continua a manter a sua divisão sociopolítica. Não digo isso com qualquer sentimento de triunfo ou estímulo as contendas regionais. Mas, está mais que claro, o Nordeste, parte do Norte e do Sudeste segue à esquerda do futuro, e o resto do Brasil ruma à direita do passado. Nenhum desses brasis se encontram no meio do caminho.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 53227


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Poetize a vida Caliel Alves dos Santos
Artigos O Brasil não é hexa, mas Lula é tri! Caliel Alves dos Santos
Artigos O romper das cordas Caliel Alves dos Santos
Resenhas Mirar na lua acima das estrelas Caliel Alves dos Santos
Artigos Representação política como parâmetro da divisão do Brasil Caliel Alves dos Santos
Artigos O que é dívida histórica? Caliel Alves dos Santos
Resenhas Iraci Gama: intérprete de Alagoinhas Caliel Alves dos Santos
Ensaios Militares como fator de risco a democracia Caliel Alves dos Santos
Resenhas A cidade em palavrório Caliel Alves dos Santos
Resenhas A poética feminina Caliel Alves dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56725 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54750 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última