Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Um pássaro
José Rony de Andrade Alves

Resumo:
Leia

Uma nuvem velejava lentamente cortando o horizonte até envolver os raios solares, ao passo que minha visão enturvava pela interrupção brusca da luminosidade. Isso me incorreu nessa manhã, quando eu estava sentado na varanda apreciando a digestão e a sonolência depois de um almoço calórico. Tinha chegado do trabalho com uma fome fustigante. No horizonte, a ligeira penumbra amainava aquele momento reflexivo em que eu estava. Não sei bem ao certo o que sentia, estava meio chateado e meio vazio. Não tinha motivo aparente, apenas sentia isso. Quando eu observava o horizonte, longos minutos se passaram e a nuvem ainda ofuscava o sol, e um pássaro planava bem no alto, estonteante e destemido, rumando a uma vida, que para mim não tinha muito sentido. Por que ele voa por aí, sem propósito de vida, sem convicções? Ele apenas voa diante da corrente do destino irrevogável e, brevemente, nem sequer virará lembrança.

Qual seria o propósito da existência dos pássaros? O que eles almejam? Será que querer voar muito alto não seria um risco de uma grande queda? Eu sei que não serei lembrança de muitos, talvez os poucos que se lembrarem da minha existência não vão fazer diferença. Pelo menos não serei como os pássaros, que tão breve quanto a existência deles, tão breve serão as suas lembranças. Eles não sofrem pelas perdas. Continuam a voar. Isso é viver sem sentido.

Mas por que eles não desistem e param de voar; voar deve ser cansativo, tão cansativo quanto viver. Realmente acho minha vida cansativa, repetitiva, mas pelo menos ela ainda tem um sentido. Ou melhor, cultivei essa ideia de sentido ao longo da minha vida, só não encontrei ele ainda. Mas deve ter. Tem que ter. Só os pássaros que vivem sem sentido. Eles não significam muito. Apenas vivem repetindo o ato de voar. Todos os dias, incansavelmente...

Mas pera! Será que eu não estou vivendo sem sentido? E essa ideia de acreditar no sentido seja a minha incongruência? Ou talvez o sentido da vida seja não ter sentido? E se os pássaros tiverem sentido e eu quem não tenho sentido? Talvez o que eu estou falando não tenha sentido. Mas os pássaros não precisam de sentido para continuar existindo, eles vivem sem se preocupar com isso. As pessoas ao perder o sentido de viver acabam deixando de viver. Já os pássaros nunca perdem o sentido, continuam em frente, cortando nuvens e beijando o sol. E eu aqui, olhando eles voarem, e julgando a falta de sentido deles. Sou eu quem não tem sentido. Sou eu que por receio não aprendi a voar. Sou um pássaro deficiente, que por mais que eu saiba como voar, o medo de cair não me deixa arriscar. Nunca parei para refletir antes, nunca parei para ver o sol. Qual foi a última vez que eu olhei para uma nuvem e entre ela vi um pássaro a voar? Quando foi que eu olhei para o sol e fiquei ofuscado, e mesmo ofuscado enxerguei a esfera flamejante? Eu vivo o dia sem ver o sol. Vivo a noite sem ver a lua. A vida tem sentido, eu quem vivo buscando sentido, mas o sentido tá aí. O sentido da vida é para o lado que você deseja seguir. Ou melhor, a sua vida é o maior sentido da sua existência...


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52832


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Um pássaro José Rony de Andrade Alves
Crônicas A filosofia póstuma José Rony de Andrade Alves
Contos Iludido por uma estrela José Rony de Andrade Alves
Contos O EX-DEFUNTO! José Rony de Andrade Alves
Contos A Carta Gelada José Rony de Andrade Alves
Poesias AMOR SAFADO! José Rony de Andrade Alves
Sonetos Amor não é arte José Rony de Andrade Alves
Poesias Navegante destemido José Rony de Andrade Alves
Poesias Para onde eu irei? José Rony de Andrade Alves
Poesias Vivo sozinho José Rony de Andrade Alves

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 20.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54981 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última