Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Relato de sala de aula.
Alfabetização desafios e superação.
Amanda Simão Pinto

Resumo:
O relato narra a jornada de uma alfabetizadora em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Com 27 alunos curiosos e ansiosos, incluindo 6 com necessidades especiais, a professora encarou o desafio de alfabetizá-los. Utilizando o método fônico aliado ao lúdico e à criatividade, transformou a sala de aula em um ambiente de descobertas.

Com o apoio fundamental das famílias, que se engajaram no processo de aprendizagem em casa, 99% da turma estava alfabetizada ao final do ano letivo. Os sorrisos de orgulho evidenciavam não apenas o domínio das letras, mas também a superação de desafios e a valorização da cooperação.

A história daquela turma se tornou um exemplo de como dedicação, criatividade e união podem vencer obstáculos. O relato transborda esperança, superação e conquistas, demonstrando o poder transformador da educação. Com amor e esforço, a professora e seus alunos escreveram juntos uma história de sucesso.

Relato de sala de aula:
Em uma ensolarada tarde de segunda-feira, início de ano letivo, mistura de ansiedade e alegria, por encontrar minha nova turma, adentrei a sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola municipal onde trabalho como alfabetizadora, há mais ou menos 9 anos. Olhando ao redor, contabilizei 27 pequenos rostos curiosos e ansiosos, cada um carregando consigo um universo de potencialidades. Por entre as fileiras, destaquei 6 alunos com necessidades especiais, que ao lado de seus colegas, formavam uma verdadeira equipe de aprendizado e crescimento mútuo.

No início do ano letivo, muitos daqueles alunos não conheciam as letras do alfabeto, mal sabiam escrever seus nomes. A tarefa árdua de alfabetizá-los parecia um desafio monumental para mim que enxergava ali muito trabalho e esforco de minha parte. No entanto, não me deixei abater. Recorri a minha experiência e amor pela educação, decidi adotar o método fônico como base, aliando-o ao lúdico e à criatividade nas aulas.

A sala de aula se transformou em um cenário de descobertas, com letras "falantes" espalhadas pelas paredes, jogos que desafiavam a mente e brincadeiras. Neste processo, pude contar com a parceria fundamental das famílias, parceria esta conquistada ao longo do ano, que se engajaram no processo de aprendizagem de seus filhos, incentivando a prática da leitura e da escrita em casa também.

Ao final do ano letivo, o resultado do esforço de todos era visível. 99% da sala de aula estava agora alfabetizada, pronta para dar seus primeiros passos no mundo mágico das palavras. Os sorrisos de orgulho estampados nos rostos dos alunos e das famílias refletiam não apenas o domínio das letras e sons, mas a superação de desafios, a valorização da cooperação e o poder transformador da educação.

Aquela sala de aula, que no início parecia um desafio intransponível, tornou-se um exemplo de como a dedicação, a criatividade e a união podem superar qualquer obstáculo. E assim, sob meu olhar atento e o brilho nos olhos dos alunos, a história de sucesso daquela turma do 1º ano do Ensino Fundamental foi escrita com letras de esperança, superação e conquistas!




Biografia:
Amanda Simão Pinto, de 37 anos, é uma professora dedicada e apaixonada pela educação. Há 16 anos atua como educadora na rede pública, onde encontrou sua verdadeira paixão: a alfabetização e o uso do lúdico em sala de aula. Amanda é reconhecida por sua abordagem criativa e inovadora no ensino, buscando constantemente formas de tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para seus alunos. Sua dedicação à alfabetização vai além do domínio das letras; ela busca promover um ambiente de descobertas e crescimento, estimulando a curiosidade e o prazer pela aprendizagem. Com um olhar atento às necessidades individuais de cada aluno, Amanda busca proporcionar uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus estudantes. Sua paixão pelo ensino reflete-se na maneira como inspira os jovens a explorar o mundo das palavras e dos números, construindo assim um alicerce duradouro para seu futuro educacional. Além disso, Amanda é uma defensora da parceria entre escola e família, reconhecendo a importância do apoio dos pais no processo educativo. Sua trajetória como educadora é marcada pelo compromisso com a formação integral de seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos e comprometidos com a sociedade.

Este texto é administrado por: Amanda Simão Pinto
Número de vezes que este texto foi lido: 368


Outros títulos do mesmo autor

Contos Valores para ser feliz! Amanda Simão Pinto
Poesias Poeminhas com caramelo. Amanda Simão Pinto
Artigos Relato de sala de aula. Amanda Simão Pinto


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54721 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54629 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54578 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54415 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54368 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54353 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54314 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54253 Visitas
Amores! - 54223 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54196 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última