Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As queimadas e os seres da floresta
A saga de Kami
Helio Valim

Resumo:
Os povos originários são os verdadeiros guardiões da floresta. Sua interação vai além do mundo real, avançando pelo sobrenatural, onde seres não humanos, protegem a todos: os habitantes humanos, os amimais, a mata e as águas.
Através do Xamanismo esses povos se conectam com os seres sobrenaturais e evocam a sua proteção.

O jovem Kami (sol) da etnia Waurá, caminhava pela floresta, próximo à sua aldeia localizada às margens da lagoa Piyulaga.

Os Waurá habitam o Território Indígena do Xingu, na região ocidental da bacia do rio Xingu, no estado do Mato Grosso. Sendo reconhecidos pela criatividade do grafismo de sua arte simbólica e de suas máscaras ritualísticas.

Acompanhado de sua amiga inseparável, uma onça-pintada, quase em extinção. Criados juntos, desde o nascimento, possuem uma grande ligação transcendental.

Além de sua esplendida cultura, os Waurá possuem fascinante religiosidade, que une os animais, os humanos e os seres sobrenaturais que povoam suas práticas de Xamanismo.

De repente Kami sentiu um grande aperto em seu coração. O cheiro de fumaça impregnava o ar da floresta, carregando a mensagem das queimadas que destruindo a floresta e seus habitantes, magoam o espírito de povos originais, guardiões da mata, seus antepassados.

A Amazônia sofre com o aumento das queimadas. Esses focos não são, devidamente, controlados ou combatidos, por omissão ou, até conluio dos governantes, autorizando, implicitamente, a ação de madeireiros, “grileiros”, garimpeiros e empresários gananciosos do agronegócio.

Cercado por chamas, sufocado pelo calor e pela fumaça, Kami cai desacordado. Sua amiga, que acompanhava tudo atentamente, percebendo tamanho sofrimento arrasta-o, atordoado, até a margem do rio Batovi. Mas devido a tamanho esforço perde as forças e desfalece.

Kami desperta, encontra a amiga desmaiada e clama aos seres da floresta auxílio para salvá-la. O Xamã da aldeia, sentindo tão intenso lamento evoca tais seres sobrenaturais, que choram sobre a floresta, apagando as chamas e dissipando a fumaça.

Banhada pela chuva refrescante, percebendo apelo tão sofrido, a onça desperta, interrompendo a jornada iniciada, e acaricia o amigo agoniado.



Biografia:
Possuo mais de 30 anos no magistério superior tendo lecionado em Instituições de Ensino no Rio de Janeiro. Sou mestre em Engenharia, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e graduado em Engenharia Civil e Arquitetura.
Número de vezes que este texto foi lido: 52915


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Mitológica Helio Valim
Poesias Indignação Helio Valim
Poesias Poética Helio Valim
Poesias Torpor Helio Valim
Poesias Sufocando Helio Valim
Poesias Indiferenças Helio Valim
Poesias Empatia Helio Valim

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 27 de um total de 27.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54086 Visitas
Desabafo - 54074 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54026 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53985 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53982 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53950 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53945 Visitas
A menina e o desenho - 53935 Visitas
MENINA - 53915 Visitas
sei quem sou? - 53899 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última