Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Natal do avesso do avesso
Drogas, crianças e crimes que alguns não vêem
Galdino Mesquita


Assim como as cartas de amor, as mensagens de Natal e os cartões com sinos, anjinhos e o Bom Velhinho trazem palavras doces. Às vezes, de tão doces, chegam a ser piegas, ridiculamente sentimentais. Mas hoje eu quero lhes falar de uma cena que não está nos shoppings e nem nas casas cheias de luzes coloridas e crianças sadias brincando. Sei que há mazelas, que abandonados, infelizes e doentes à beira da morte são minoria. Graças a Deus! Entre tanta euforia natalina, tanto oba-oba, há lugares onde o perverso espreita, age o hediondo, os traficantes permeiam e crianças padecem. Garotos, seus corpos pequenos, caráter frágil, carentes de tudo, escravos do mal.

Todos os dias, sou obrigado a passar por aquele bairro Mirim. É um funil que desemboca em várias e movimentadas estradas. Na madrugada, o único posto fervilha de gente esquisita, a maioria não tem carro, mas gargalha mostrando dentes também esquisitos. Lá pelas 6 da manhã, migram pra rua ÂA que tem forma de ferradura, elo entre o posto e as estradas. Carros, filhinhos de papai, play boys (a esta hora, indo para o trabalho?) entram na ferradura cantando os pneus. Um bando de desvalidos os espera. Nos fundos de uma empresa, há arbustos e trepadeiras, que servem de depósito ou dormitório. É o “drive thru” das drogas. Craque, pó, farinha, mano, quanto vai? E as crianças circulam; entregam droga, caem pela rua, desmaiam no meio do lixo. Geralmente pra elas sobram o saco de cola, uma latinha queimada com restos de cinza do craque. Tudo está no chão, pra quem quiser ver.

Nas esquinas, sempre os mesmos, de boné, sentados em motos vigiam. Ali, naquela curva atrás da igreja, vigiar não é temer. É controlar o tráfego, o tráfico. Todo santo dia é a mesma coisa. Passo com os vidros abertos e eles me oferecem drogas. Chegam a colocar a palma da mão, com uma carreira de pó branco, na minha cara. Digo não, obrigado. Procurei a lei, liguei no 181, digitei 9 (para denúncia). Está fazendo um ano e nada. Falei com o comandante J, pedi ajuda. O coronel disse que sua guarda não pode; que a outra polícia não deixa. J disse-me que passou a denúncia para o comandante G e que este iria pra lá com os P2 (agentes secretos). Tentei falar com G; não me atendeu, mas o tenente L me ouviu, pedi uma solução. Voltei a ligar no 190 e no 5000. Bem, está fazendo aniversário e nada. As crianças continuam ali, os vigias, os boys passam, consomem, saem para as estradas que levam a Itatiba, Jarinu, Campinas, Itu...

Não consegui nada; quem não pode com o inimigo... Neste Natal, pedi a um amigo e fomos até lá presentear aquelas crianças que cheiram cola e entregam drogas na rua ÂA. Entregamos cachimbos, camisinhas e seringas descartáveis...


Biografia:
Jornalista, editor, professor de jornalismo na Universidade Paulista - Unip. Com especialização em Educação Ambiental, pela FSL de Jaboticabal, tem artigos publicados em várias capitais.
Número de vezes que este texto foi lido: 52944


Outros títulos do mesmo autor

Releases Carros-fortes poluem e congestionam o calçadão Galdino Mesquita
Romance Jornais & Revistas nanicos de Jundiaí Galdino Mesquita
Crônicas Hurricane, de boxeador a escritor, um drama racista Galdino Mesquita
Crônicas Sobre liberdade e ouro para o bem do Brasil Galdino Mesquita
Crônicas Paulicéia, Polytheama e purgueiros... Galdino Mesquita
Artigos Gás, buracos e explosões Galdino Mesquita
Crônicas Natal do avesso do avesso Galdino Mesquita
Crônicas Um caso verdadeiro: o 156 e o gaúcho sumido Galdino Mesquita
Corporativo Eu já votei, legalmente, e não voto mais neste ano Galdino Mesquita
Artigos EsclareceNDO o gerundismo Galdino Mesquita

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69083 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57980 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57637 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55910 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55229 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55212 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55090 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54966 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54960 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54952 Visitas

Páginas: Próxima Última