Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
"Esse Tempo Insondável"
Marco Antônio de Araújo Bueno

Resumo:
Conto breve; exercício de reversão de expectativas na interação da trama com o leitor.

“Esse Tempo Insondável...”

                                                                            Por Marco Antônio de Araújo Bueno


          Despedaçada, invadida pelas entranhas; vísceras expostas como caqui despencado ribanceira abaixo. Quase que jazia sobre superfície lajeada, viscosa, eivada de fibras viscosas vermelhas e globulências esbranquiçadas. Ao redor daquele mosaico destroçado, instrumentos pontiagudos de incisão e sondagem perfurantes e ferramentas percussivas em estado de repouso gritante, transpiravam ainda ofegantes. Imersos naquela pulsação sinistra dos atos irreversíveis. A marcha wagneriana de fundo enroscou e emitia guinchos agudos de estourar os ouvidos. Um celular reclamando em sons de urgência.
          Bêbado, com seu avental branco entreaberto, a genitália exposta à fresta da persiana que prometia mais calor pelo nublado metálico, ele estava confuso e exausto apoiando-se de costas numa geladeira escancarada ainda, o pulso esquerdo latejando de tanto cortar e mexer e perfurar, distendia-se ao longo do corpo exangue enquanto o direito alcançava o aparelho numa torpeza que se dissolvia – dever cumprido – pelos ladrilhos ensebados, escorregadios. Hora de prestar contas e planejar as ações seguintes, meticulosamente, contra o tempo e as expectativas tão desfavoráveis ao feito, atendeu: Alô!          “Tânia, demorou! Operação melindrosa, deu trabalho sim, ufa! Ta feito!”
Cambaleou, tomou mais uma talagada e começou a jogar água naquele cenário que o manteve em tensão ótima até então. Ao passar o rodo lembrou-se que a área externa estava imunda e escorregadia também, mas o sol já ofuscava a vista pela porta de vidro toda embaçada. Pegou o celular, tonto, meio em êxtase. Nem precisava ir pro México, regozijou-se. Tamanha perícia, planejamento e muita fé no seu taco. Riu-se e lembrou-se do perito...Mas concentrou-se em limpar os vestígios todos daquela lambança. Depois arranjaria o resto, telefonaria...Teria esquecido algum detalhe?Franziu a testa, e aquela...:
          “Tânia, minha tesuda, quase ia esquecendo, aquela sua bermudinha verde-musgo, bota ela que o almoço vai ser na mesa da piscina. Vou ligar pro meu amigo, aquele perito do churrasco do hospital. Virá com a namorada, ela faz a salada. Não disse que dava um ranguinho tropical hoje? Quer saber, antes de tudo vou me dar um choque térmico! É, um mergulhão de avental e tudo, pra cortar esta narcolepcia, essa aura de lagosta e caldeirada que me descalderou todo”, e gargalhou em disparada em direção à porta da área, sem ouvir o mas o caseiro não vinha pra limpar de manhãzinha?
          Vinha.Veio, esvaziou a piscina e limpou toda a sujeira de folhagem do temporal da noite. Foi-se em silêncio. Ficou a foice: uma mancha vernelho-esbranquiçada de um metro e noventa, a três metros da porta de vidro esfumaçada; dois metros e meio da superfície escorregadia. Quase um simulacro do prato exposto sobre a bancada da cozinha, naquele instante em que Tânia entrou, sentou-se em posição de lótus e ficou meditando se fratura de crânio com morte cerebral não podia virar, com o tempo, alguma forma alentadora de...narcolepcia, depois de tudo. Qualquer virada; com tempo. Não irreversível!

     

          


Biografia:
Vide Blogs: www.literaujobueno.blogspot.com wwwaraujobueno.blogspot.com
Número de vezes que este texto foi lido: 65027


Outros títulos do mesmo autor

Poesias "Natal, Prudência e Caldo de Amêndoas" Marco Antônio de Araújo Bueno
Poesias "Processador Central" Marco Antônio de Araújo Bueno
Poesias "Infanticídio" Marco Antônio de Araújo Bueno
Poesias "Camafeu" Marco Antônio de Araújo Bueno
Poesias "Uma dor; do nada?" Marco Antônio de Araújo Bueno
Poesias "Gordo!" Marco Antônio de Araújo Bueno
Contos "Crueza Sutil do Seqüestro" Marco Antônio de Araújo Bueno
Sonetos "Àquele cuja fome espera" Marco Antônio de Araújo Bueno
Artigos "Gagueira Fundamental" Marco Antônio de Araújo Bueno
Contos "Expedientes Maternos-I" Marco Antônio de Araújo Bueno

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 51.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
LIVRO DE JASPER 1 IND 14 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 66999 Visitas
A MENINA QUE QUERIA CONSERTAR O MUNDO - FLAVIO ALVES DA SILVA 66753 Visitas
As coisas. - Rodrigo Nascimento 66735 Visitas
Mil e uma Noites - Andre Junior Silva Santos 66679 Visitas
Outros vales - Queóps 66586 Visitas
AA-XVI - Antonio Ayrton Pereira da Silva 66563 Visitas
Encontro Holístico Gaúcho - Terezinha Tarcitano 66552 Visitas
Jogo da vida - Derlânio Alves de Sousa 66547 Visitas
UM DIA QUE VAI LONGE! - Bete Bissoli 66506 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 66483 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última