Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ensinar com todas as dificuldades dos dias atuais.
Kaline Soares Ferreira do Nascimento

A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas com 35 alunos ou mais apresenta desafios significativos para os professores e a escola como um todo. A superlotação das turmas, combinada com a diversidade de necessidades dos alunos, exige uma abordagem cuidadosa e adaptada para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Porem a falta de profissionais capacitados também ajudam nesse problema que é de todos. Com turmas superlotadas, fica difícil para os professores oferecerem atenção individualizada a cada aluno, especialmente aqueles com necessidades especiais que podem exigir mais apoio. Pois acabam sempre deixando alguém para dar atenção a outro aluno seja ele de inclusão ou não, as vezes tendo que conter alunos por falta de apoio em sala atrapalhando o andamento das aulas com os demais. Alunos com necessidades especiais trazem consigo diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades de apoio, o que pode sobrecarregar o professor e impactar a dinâmica da turma. Muitas vezes, os professores podem sentir-se despreparados para lidar com a complexidade da inclusão e da diversidade em sala de aula, especialmente sem formações continuadas e apoio institucional adequados. Mesmo sendo ofertados por diversas plataforma gratuitas, o cansaço e o desgaste acaba tirando a vontade de estar e se aperfeiçoar, ou também a falta de estimulo e evolução para que seja mais estimulante a busca por conhecimento. A falta de recursos materiais e humanos, como auxiliares de ensino e materiais adaptados, pode dificultar a implementação de práticas inclusivas eficazes.
Utilizar diferentes estratégias de ensino, como atividades diversificadas, materiais adaptados e recursos tecnológicos, para atender às necessidades individuais dos alunos.Elaborar planos de aula que contemplem a diversidade de alunos e prevejam atividades que promovam a interação e a colaboração.Estabelecer uma comunicação clara e eficaz com os alunos, pais e responsáveis, buscando parcerias para o sucesso da inclusão.
A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas superlotadas é um desafio complexo que exige dedicação, preparo e apoio institucional. No entanto, com estratégias pedagógicas adequadas, recursos diversificados e uma cultura de inclusão, é possível promover um ambiente de aprendizagem mais justo e equitativo para todos.


Biografia:
Nascida em São Paulo, Professora da rede pública a mais de 15 anos,leciono para o fundamental I e Educação Infantil.
Número de vezes que este texto foi lido: 8


Outros títulos do mesmo autor

Discursos Ensinar com todas as dificuldades dos dias atuais. Kaline Soares Ferreira do Nascimento
Ensaios Desafio em manter a saúde mental na profissão de professor. Kaline Soares Ferreira do Nascimento
Crônicas Coordenação Motora na era digital nas crianças. Kaline Soares Ferreira do Nascimento
Poesias Filho se Soubesse Kaline Soares Ferreira do Nascimento


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63021 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62906 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 62887 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 62883 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62818 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62782 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62771 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62722 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62715 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62662 Visitas

Páginas: Próxima Última