Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Equidade nos ajustes fiscais
Alexandre Triches

Resumo:
O BPC é uma prestação da assistência social oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade

Nos últimos meses temos presenciado debates acalorados sobre a sustentabilidade fiscal do país e a necessidade de cortes orçamentários. Entre os principais alvos do recente ajuste proposto está o Benefício de Prestação Continuada da LOAS.
O BPC, como é conhecido, é uma prestação da assistência social oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Reduzir os recursos destinados a esse benefício revela uma profunda injustiça, especialmente quando contrastamos essa medida com outros gastos públicos que permanecem intocados ou mesmo aumentados.
A política pública do BPC não é concedida para qualquer pessoa. Ou seja, não basta unicamente o sujeito comprovar a escassez de recursos para a manutenção da família. Ao contrário, a prestação exige sejam cumpridos requisitos rigorosos.
Cortar recursos do BPC em nome da responsabilidade fiscal é uma escolha que evidencia falta de visão e de bom senso quanto ao seu papel crucial na promoção da inclusão social. Por isso que foi acertado a refutação das alterações mais radicais propostas no BPC no pacote fiscal anunciado pelo Governo ao final do ano passado. Não se pode aceitar que os mais vulneráveis paguem pela má gestão ou pelos interesses de grupos privilegiados.      
Observa-se que em outras áreas do orçamento público, notadamente aquelas relacionadas a determinadas classes ou investimentos, vigora a manutenção de auxílios, benefícios e verbas indenizatórias, contrastando com a política de austeridade aplicada aos mais pobres. E o Portal da Transparência mostra que não há teto para isso.
Com as emendas parlamentares a desfaçatez é ainda maior: sequer há prestação de contas sobre a destinação de bilhões de reais indicado pelos parlamentares. Estes são apenas dois exemplos, pois se poderia ir além e debater outras incongruências, como as isenções fiscais inconstitucionais, os grandes devedores da Previdência e até mesmo cerimoniais e viagens dispendiosas da estrutura da administração pública dos três poderes.
Sem cair no discurso simplista do nenhum direito a menos, pois reformas sempre são necessárias, a justiça social exige que os cortes sejam direcionados a áreas de desperdício, privilégios ou investimentos de baixa eficiência, respeitando o princípio da equidade. Do contrário, os ajustes reproduzem desiquilíbrios e injustiças.

Dr. Alexandre Triches
Advogado e professor
https://schumachertriches.com.br/


Biografia:
Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS Professor no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cenecista de Osório – Cnec/Facos Professor do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da Uniritter / Facos/ Imed / Iesa Santo Angelo / Unisc/ Feevale Palestrante em eventos acerca da temática Previdenciária e autor de obras sobre Direito Previdenciário.
Número de vezes que este texto foi lido: 65822


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Regularização das contribuições abaixo do salário mínimo Alexandre Triches
Artigos Comprovação do direito da Aposentadoria Especial Alexandre Triches
Artigos Demora do INSS Alexandre Triches
Artigos Direito adquirido: Reforma da Previdência Social Alexandre Triches
Artigos Empréstimos consignados em benefícios da Previdência Social Alexandre Triches
Artigos União Estável e Pensão por Morte Alexandre Triches
Artigos Data de entrada do requerimento da aposentadoria: Alexandre Triches
Artigos Recebimento indevido de benefício após a morte Alexandre Triches
Artigos A prova de vida Alexandre Triches
Artigos O cumprimento de exigências da Previdência Alexandre Triches

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 79.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
sei quem sou? - 66151 Visitas
MENINA - 66139 Visitas
O campo invisível - Isnar Amaral 66136 Visitas
Poema à consciência - Condorcet Aranha 66121 Visitas
Desabafo - 66120 Visitas
Descansar ! - Maria 66113 Visitas
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 66109 Visitas
A menina e o desenho - 66098 Visitas
Jornada de trabalho: - Alexandre Triches 66095 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 66093 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última