Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Proposta de emenda à Constituição (PEC)
Isadora Welzel

O art. 60 da Constituição Federal inicialmente dispõe sobre as prerrogativas para a elaboração de emendas à Constituição, sendo que a Lei Maior é clara no sentido de que não se pode aprovar emendas em situações excpecionais, como em estado de sítio, de defesa ou de intervenção federal. A proposta, contudo, é passível de deliberação nas casas legislativas, ficando vedada expressamente apenas a aprovação de emenda enquanto durar o período de exceção.

É uma questão doutrinariamente discutida, e utilizando-se da abordagem do constitucionalista Pedro Lenza em seu Curso de Direito Constitucional Esquematizado, aliado a outros entendimentos, observa-se que ao decretar situação de excepcionalidade, o Presidente da República deve justificar as suas razões em um parecer remetido ao Legislativo, ou no caso de sítio, o Legislativo autoriza que o chefe do Executiva possa decretá-lo. Identifica-se igualmente por entendimento jurisprudencial que a deliberação não é suspensa, e enquanto ela ocorre, realiza-se um controle político e constitucionalidade pela Câmara e pelo Senado, sendo matéria de sua atribuição.

Pensemos na seguinte situação: após decretação de intervenção federal, o presidente da República decide suspendê-la por um curto período a fim de que o plenário do Senado pudesse deliberar sobre determinada PEC. Neste ínterim, pode-se dizer que a proposta de emenda atende aos critérios de constitucionalidade? Entendendo-se por uma interpretação literal da CF/1988, é possível assumir a tese de estaria adequada ao texto da Lei, ainda que devam ser considerados outros aspectos adjacentes ao debate entre a deliberação, a aprovação e as suas respectivas distinções na dinâmica entre os poderes. Por outro lado, seria flagrantemente inconstitucional a sua aprovação em um estado excepcional, o qual, por sua natureza, apresentam singularidades que recaem no debate sobre a constitucionalidade das emendas, sendo em todo o caso, permitida a discussão e as votações, por força das competências políticas e da abertura às divergências quanto à confecção da espécie legislativa.

Disciplina: Direito Constitucional II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61661


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos Resumo - Medidas cautelares Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Sentença penal e coisa julgada Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Prova penal Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Posse (arts. 1.196 a 1.224 CC) Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Direitos reais em garantia e de fruição Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Condomínio Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Impugnação das decisões judiciais Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Trabalho da mulher e do menor Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Empregador e modalidades de Empregado Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Introdução ao Direito do Trabalho Isadora Welzel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 172.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63378 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63357 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63195 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63139 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63136 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63116 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63017 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63016 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62894 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62883 Visitas

Páginas: Próxima Última