Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O perigo das estrelas
DIRCEU DETROZ

Tenho outra frase que sempre gosto de repetir. Se alguém já falou isso e eu soubesse daria o crédito. No planeta Terra os intrusos somos nós os humanos. Esse céu azul, esse calor do sol e as noites estreladas servem de miragens para os enormes perigos que nos cercam. Parece que uma das audácias da evolução é correr riscos.

É sabido que no nosso planeta cinco extinções em massa já ocorreram. A maioria da vida existente na época desapareceu. Quando uma acontecia, a evolução nunca se dava por vencida. Novas espécies e formas de vida aparecia para sumirem na extinção seguinte. Nós somos o resultado desta sucessão de vida e morte. É possível que a raça humana seja a próxima vítima quando a sexta extinção em massa acontecer. Acontecerá.

A mais conhecida das cinco ocorreu há 65 milhões de anos. Vitimados pela colisão de um asteroide medindo 10 km com o planeta, foi a vez dos dinossauros dizerem adeus. Aqueles que voltaram à vida pela ficção do escritor Michael Crichton. Depois o cinema nos apresentaria alguns deles quase como bichinhos de estimação. Não eram.

Agora um estudo publicado pelo periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences”, oferece uma teoria para a causa de uma extinção menos famosa há 359 milhões de anos. Esse período é conhecido por “Devoniano Superior”. Uma reportagem da revista Superinteressante assinada por Bruno Carbinatto faz um relato do estudo.

Entre 70% a 80% das formas de vida sucumbiu na extinção do “Devoniano Superior”. As mais afetadas viviam nos oceanos. Com grande potencial, apontava-se o dedo para dois vilões. Uma era de glaciação e impactos de asteroides. O estudo aponta outro vilão. A explosão de uma supernova há 65 anos-luz da Terra. Supernova é o estágio final de uma estrela de grande massa que consome todo o seu combustível e explode.

O estudo diz que a radiação e matéria liberadas no colapso da estrela pode ter rasgado a camada de ozônio que protege o planeta, deixando as formas de vida expostas à radiação. Rochas do fim do “Devoniano Superior” mostram que houve uma alta incidência de raios ultravioletas do Sol chegando a superfície do planeta. Isto seria impossível sem que a camada de ozônio sofresse algum tipo de acidente.

É consenso entre os astrofísicos. Seremos extintos se uma estrela explodir em supernova até uma distância de 25 anos-luz. A mais próxima com essas características mostrando sinais de estar moribunda é Betelgeuse, a segunda estrela mais brilhante da Constelação de Órion. A 10ª ou 12ª mais brilhante vista da Terra distante 640 anos-luz.

O autor do estudo Brian Fields diz: “Nós somos cidadãos de um cosmos maior que intervém em nossas vidas. Muitas vezes de forma imperceptível, mas, às vezes, de forma feroz”. Sim, apocalíptico. Será que uma outra raça dominante traria os humanos de volta à vida pela ficção? Nunca seríamos bons bichinhos de estimação.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 615


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1014.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 69423 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55898 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 47586 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44619 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44279 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43904 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 42888 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 41791 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41531 Visitas
viramundo vai a frança - 41379 Visitas

Páginas: Próxima Última