Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Educação Global
Educação
Francisco Martins Silva

É de suma importância debatermos sobre educação nos tempos atuais, sobretudo, na visão global que a referida temática educacional nos promove. Os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais que ocorrem em diferentes nações, e que de imediato são socializados por várias partes do mundo com os avançados e variados meios de comunicação, as ofertas de cursos além-fronteiras por países que de certa forma vem atraindo estudantes entre países, e assim, promovendo abertura e integração para atuação profissional dos mesmos, nos leva a entender o verdadeiro sentido da educação global.

Convém ressaltar que diante de todos esses acontecimentos, precisamos mais do que nunca procurarmos analisar tais fatos e circunstâncias de forma crítica, buscando entender o que possa vir de negativo, destruidor e problemático, também, o que tem de positivo, educativo e construtivo, visto que, só assim podemos entender e fazer valer o que é útil para o avanço da educação neste mundo tão globalizado, pois, são inúmeros e de contextos diferentes cada acontecimento e informação que o mundo nos apresenta, e vemos então a grande necessidade também de se propor e aprovar melhores e mais apropriadas politicas de investimento na educação com uso de metodologias mais inclusivas, inculturadas e acessíveis, e empenho na qualificação e valorização dos profissionais. Considerando então que as questões humanitárias sejam direcionadas para formação e aprimoramento de direitos humanos, que promova a paz e que conduza à prevenção de conflitos, norteando cada vez mais para que todos vivam com dignidade garantindo cidadania por meio da educação.

Diante de todo o contento exposto, é conveniente argumentar todo o esforço para que neste mundo globalizado seja prioridade o investimento para prática de uma educação para o desenvolvimento, uma educação também sustentável, pois, diante da rapidez e diversidade de informações de conflitos, concorrências, mudanças rápidas nos aspectos sociais, sobretudo, econômicos e culturais, pode-se detectar aspectos de exclusão, repressão e sofrimento, o que não é nada bom, e assim constata-se então o verdadeiro e necessário papel do que é buscarmos desenvolver uma educação mais contextualizada com os fatos sociais visando o bem de todos.

A conscientização e o domínio sobre a internet, as redes sociais, a visão e análise crítica sobre informações por meio de jornais e revistas de grande circulação faz-se urgente para que possamos contribuir com formação consciente e cidadã. A busca pelo aprendizado sobre as diferentes línguas, a noção e o entendimento sobre influências culturais tanto sobre etnias como religiões até com relação aos diálogos entre nações sobre a paz e o cessar de conflitos onde muito se debate e aprimora políticas públicas e sociais para assistência e inclusão das camadas sociais menos favorecidas são fatores primordiais que contribuem consideravelmente para o bem do planeta.

Portanto, deve-se valorizar cada informação, meio, noticias, temáticas e acontecimentos. Valorizar sempre mais os educadores e educandos, as novas tecnologias que surgem, o diálogo, as discussões e debates, a democratização dos meios de comunicação, o aprimoramento das praticas inclusivas e a socialização dos fatos e dos saberes, a inserção de novos e atualizados cursos expandindo opções para formação e profissionalização.


Francisco Martins Silva
Mestrando em Ciências da Educação
Unifuturo


Biografia:
Francisco Martins Silva (10 de dezembro de 1974) São Félix de Balsas – Maranhão. Reside em Uruçuí – Piauí. Professor, escritor e poeta. Compõe poemas, contos, crônicas e ensaios. É membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG-Brasil, Patrono: Luiz Almeida Cruz; Membro Titular da Litteraria Academiae Lima Barreto cadeira nº 43 do Rio de Janeiro-Brasil; Membro Corresponde Imortal da Academia Luminescência Brasileira (Ciências, Letras e Artes) ALUBRA – cadeira nº 23, Araraquara – SP-Brasil, Patrono: Pio Lourenço Correa; membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza – ALAF – CE - Brasil, Patrona: Cora Coralina; membro da Academia Mundial de Cultura e Literatura – AMCL, cadeira nº 47, Patrono: Gonçalves Dias, Rio de Janeiro – Brasil; membro correspondente da Academia Pan Americana de Letras e Artes do Rio de Janeiro e membro do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires - Argentina. Autor do livro Um tributo à natureza pela editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores – RJ. Autor da peça de Teatro “Uma ciranda no bosque”. Autor da peça de Teatro “A Senhora dos Livros” da coleção Cirandas para Gostar de Ler. Autor do conto “A Barca” da coleção Cirandas para Gostar de Ler. Autor da crônica “Um abraço ao Lago das Águas Claras” da coleção Cirandas para Gostar de Ler. Autor de “Cirandas Poéticas” – Poesias, da coleção Cirandas para Gostar de Ler. Recebeu a Medalha de Mérito Literário da Litteraria Academiae Lima Barreto. Rio de Janeiro. Recebeu a Láurea troféu Maestro Wilson Dias da Fonseca pela Academia de Ciências, Letras e Artes - ALUBRA – Araraquara – SP. Recebeu o troféu Evita Perón pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires - Argentina. - É Embaixador pela defesa da paz mundial, direito das mulheres e pela cultura sem fronteiras pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires - Argentina. - É Comendador – Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino - SBACE – São Paulo.
Número de vezes que este texto foi lido: 52870


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Teatro de Solidão Francisco Martins Silva
Biografias Manoel Pereira da Silva Francisco Martins Silva
Teatro São Félix, um santo que já foi príncipe Francisco Martins Silva
Teatro Uma ciranda no bosque Francisco Martins Silva
Crônicas A globalização das artes Francisco Martins Silva
Artigos Educação Global Francisco Martins Silva
Contos A Barca Francisco Martins Silva
Frases quem são os mestres Francisco Martins Silva
Crônicas Escravatura e abolição – Heróis e heroínas por libertação Francisco Martins Silva
Contos O vale dos cravos Francisco Martins Silva

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 11.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55022 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54905 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54799 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54702 Visitas

Páginas: Próxima Última