Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A filosofia póstuma
José Rony de Andrade Alves

A morte é algo bom ou ruim? Esta fora a pergunta que me tangenciou de modo irresolvível nas últimas décadas até a tão temida morte me abraçar. Eu fui bastante crítico, cético e, por vezes, um verdadeiro objetor de qualquer vida póstuma, a não ser das vidas micro-orgânicas. Busquei a sabedoria por meio dos livros e da meditação. Foi um fastidioso empenho rumando a filosofia da morte, fitando comprovar racionalmente a ausência crua da vida pós-vida. Busquei, por todos os meios possíveis, indícios que me levassem a uma estrutura concreta sobre a evidência da ausência. Abneguei família, triunfos, desejos, virtudes em favor de algo maior: a solução de uma problema simples que necessita de apenas uma simples prova. Entretanto, a simples prova torna-se algo tremendamente difícil de se obter, até porque não existe tecnologia capaz de avaliar a não-existência da alma. A alma é objeta à razão, e essa dicotomia faz com que se torne impossível de equipará-los com métodos racionais, pois, seria avaliar unilateralmente; por exemplo, se avaliássemos uma pintura com olhos daltônicos não iríamos obter a essência expressiva do pintor, caso este seja normal. Foi diante dessa ótica que formulei o gérmen do meu projeto que iria transladar toda a humanidade. Busquei seguir a escrúpulos o método racional e, a posteriori, o método contra-racional. A minha tese foi a negativa da vida; a minha antítese foi a existência da vida e a minha síntese foi: a compartilhação da dualidade. Como assim?Caminhei como um racionalista ferrenho, estudei o máximo que pude, abdiquei de tudo e de todos para tão-somente volver-me ao estudo, a miúdos, das visões: cultural, cética, sábia e, sobretudo, divina. Na penúltima visão acabei endoidando. Triste fim eu tive. Perdi a família, todo o sucesso de um cientista promissor na área da psicanálise, e acima de tudo, perdi aquilo que levei como a única existência: A vida. Ainda não morri por completo, até porque estou escrevendo esta carta neste horrendo hospício. Tresvariei quando estava prestes a concluir o meu projeto; a mentalidade divina decerto não foi cabível para a mentalidade de um homem limitado por dúvidas. A dúvida é tão cruel quanto a certeza. Então, a única certeza que tenho é que não sei de nada e que serei mais um que tentou compreender algo incompreensível. A morte me abraçou, e então, virei um vivo-morto. Matei a mim mesmo e para mim a morte não será mais uma tormenta, pois já morri uma vez, e morrer pela segunda vez será um alívio. Quem sabe quantas vezes irei morrer ainda...
E sobre a morte, se é bom ou ruim, digo-te que um dia saberá; talvez pelo jeito que descobri ou talvez pelo jeito que irei descobrir...


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52825


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Um pássaro José Rony de Andrade Alves
Crônicas A filosofia póstuma José Rony de Andrade Alves
Contos Iludido por uma estrela José Rony de Andrade Alves
Contos O EX-DEFUNTO! José Rony de Andrade Alves
Contos A Carta Gelada José Rony de Andrade Alves
Poesias AMOR SAFADO! José Rony de Andrade Alves
Sonetos Amor não é arte José Rony de Andrade Alves
Poesias Navegante destemido José Rony de Andrade Alves
Poesias Para onde eu irei? José Rony de Andrade Alves
Poesias Vivo sozinho José Rony de Andrade Alves

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 20.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55022 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54905 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54799 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54703 Visitas

Páginas: Próxima Última