Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Memória de uma próstata.
Antonio Magnani

Resumo:
O que os homens pobres, negros e semi-analfabetos, sofrem na fila do SUS como problema na próstata.

Memória de uma próstata.


Depois de pensar mil vezes, resolvi sair do anonimato, e contar a minha história tal como aconteceu. Penso que "my boss" até aos 54 anos, nem sabia que tinha uma próstata e nem qual era a sua função.Hoje se sabe alguma coisa, é porque procurou informar-se no "oráculo" Google.
Num exame de rotina ao Cliníco Geral, toda atenção foi voltada a mim, pois acusou que eu não estava bem, pois o PSA estava altíssimo, sigla desconhecida até aquele momento. Derepente sai do esquecimento, e agora estou debaixo "das luzes da ribalta". Tudo para nós é novo, e o desconhecido causa um certo pavor.
O médico com pouca paciência e nenhuma sensibilidade humana, não nos disse nada, apenas escreveu para fazer um exame, "urgente urgentíssimo" com uma ortografia ilegível, pois o caso é para um urologista. Mas teríamos que guardar pacientemente até ser marcado a consulta pelo maravilhoso sistema de saúde: SUS.
Meu dono assustado fez algumas perguntas ao doutor, mas ele respondeu com meia dúzias de palavras, na verdade deixou-nos mais confuso ainda.
Fomos pra casa, e não paramos para refletir sobre o assunto, afinal, meu dono como faz a cada dia, "retoca a maquilhagem, cria coragem, pois o show da vida tem que continuar". Afinal se eu sorrir o mundo inteiro vai sorrir comigo, mas se chorar chorarei sózinho.
No outro dia cedo, ao tocar o telefone, uma mulher com voz aveludada, disse que a consulta estava agendada para quinta-feira às 14 horas. E lá fomos nós, enfrentar o mal humorado médico do SUS, depois de um longo tempo de espera.
Ele no primeiro instante foi até amigável, deu um sorriso profissional, olhou rapidamente os exames e também não disse nada. E disse que tinha que fazer o toque retal. Ficamos corados de vergonha, mas afinal disse que era um procedimento normal, para ver a minha textura. E pela primeira vez fui tocada, e segundo o seu parecer eu estava aumentada. Será que engordei com o passar dos anos? Pensei maldito "fast food".
Novamente ele pediu um monte de exames, e escreveu :"Urgente Urgentíssimo". Fizemos os exames e sempre há um tempo de espera e voltamos novamente ao urologista. Ele olhou, olhou, olhou, pensou, pensou,pensou e não disse nada. E pediu uma biópsia que pelo SUS que demora em média de um a dois anos, segundo disse-me a funcionária em segredo.E balbuciou: "Procure ajuda na Defensoria Pública". Meu dono perguntou porquê fazer uma biópisa? E urologista responde com meias palavras: "Para descartar o câncer."E a consulta encerra-se aí. Fomos para a casa, em prantos, afinal essa palavra que nem quero pronunciar, assustou-nos e choramos a tarde inteira, perdemos o sono e a fome. E estamos cá esperando a leste do paraíso.
E como diz o ditado popular: "Erro de médico a terra cobre", os médicos são humanos e mortais e não são semi-deuses, e o que apenas parece saber fazer, é medicar remédio, que apenas remedia. Meu dono foi buscar uma segunda opinião: e só aumentou a confusão. São todos iguais" farinha do mesmo saco".
Este outro urologista, também não deu muita explicação,pediu novamente um monte de exames e gastei um dinheiro que não tinha. Conclusão sem muita explicação apenas passou um remédio chamado "Duomo" para tomar por 90 dias e voltar lá depois. Essa droga feita em laboratório, causa muito efeito colateral e ambos passamos mal a cada dia. E ele não nos disse nada sobre esses malditos efeitos colaterais: Causou nos tontura, dor de cabeça, sonolência, dor no peito, visão turva e até priapismo.Somente descobrimos experimentando aquele "doce veneno" a cada dia.
Nessas horas de incertezas tudo é válido:oração, dietas absurdas e no momento estamos tomando chá de semente de abóbora, saw palmetto e óleo de sicupira. Pois como dizia os antigos, "se não cura, também não mata."
E este é um trecho de minha memória, e nesta caminhada aos hospitais e clinícas descobri, que há centenas de homens pobres, negros e semi-analfabetos com o nosso mesmo problema .Todavia nós próstatas não podemos ser ignoradas, mas sim amadas, tratadas e tocadas. Para que possamos ter um final feliz. Afinal o céu é o limite.
Enfim, obrigado por ouvir a memória de uma próstata quase desesperada, que ficará boa em breve e continuará partilhando a sua experiência para ajudar outras próstatas, como o mesmo problema e dor.
Hoje eu sei que pouca coisa é feita em prol de nós, o "Novembro Azul" ainda é Negro, Opaco e Escuro, mas quem sabe um dia teremos um "Novembro Azul", onde todos os homens terão acesso a um tratamento digno e humano.

Número de vezes que este texto foi lido: 52931


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Desabafo de adolescente Antonio Magnani
Poesias La luce Antonio Magnani
Poesias Maria Antonio Magnani
Poesias Tempo de poetizar Antonio Magnani
Poesias Ofertório Antonio Magnani
Poesias Tragédia em Marilia Antonio Magnani
Contos Até no sofrimento somos egoistas Antonio Magnani
Contos Maria Machadão Antonio Magnani
Poesias FELIZ ANO VELHO Antonio Magnani

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 59 de um total de 59.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Ressignificação Mental - Caroline Loureiro Prado 36 Visitas
🔴 O Homem-Falência - Rafael da Silva Claro 28 Visitas
Votuporanguense vence a A3 2024 - Vander Roberto 15 Visitas
Bullying - Michela Aparecida Biltge 14 Visitas
Definida a final da A4 em 2024 - Vander Roberto 11 Visitas
🔴 Vestidos para matar de rir - Rafael da Silva Claro 3 Visitas

Páginas: Primeira Anterior