Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CARTA PARA TIRADENTES
Sérgio Clos

Caro Joaquim José da Silva Xavier:
Hoje é 21 de abril e eu tinha que te escrever. Passaram-se mais de duzentos anos e tenho notícias para ti parceiro. Lutaste contra o quinto e a derrama; lutaste contra o espoliador Portugal; Tu foste considerado infame réu por crime de lesa-majestade e subiste ao patíbulo para a “inglória”. A tua tão sonhada independência e república vieram, muito tempo depois. Já tivemos diversas fases de república no Brasil, mas te digo uma coisa, a atual tu não gostarias de conhecer. Meu amigo mineiro, o troço aqui desandou de vez, e, sei que se viveste hoje, TU MESMO CORRERIAS PARA O PATÍBULO E SE ENFORCARIA.
No cadinho da nova república foram fundidos os maiores políticos ladrões que a terra do Brasil conheceu. Teu crime de lesa-majestade é fichinha. Venha conhecer nossos políticos de hoje que todos os dias cometem crime de lesa-pátria e são elevados à glória. O quinto? Hoje, meu amigo, virou em quatro quintos! Os bancos internacionais, as petrolíferas, as montadoras, mineradoras e outras levam muito mais que um quinto, o que Portugal tirava e que tu nunca aceitaste. Hoje nós aceitamos que tudo nos tirem inclusive a dignidade, o que tu tinhas de sobra. Ficamos apáticos e entregues às moscas, acredite. Nossos políticos roubam descaradamente, o judiciário, que tu conheceste tão cruel nesse tempo, hoje parece que fecha os olhos e deixa rolar a roubalheira. Lesa-pátria? Aqui, hoje é herói! Tu não conheceste, mas temos o petróleo, nióbio, manganês e outros minérios, tudo entregue a preço de banana. Nós continuamos como na tua época, sendo explorados pelos de fora e roubados pelos de dentro. A população cresceu, e como! Sabe aqueles esgotos de Vila Rica, expostos? Acredite ainda existe hoje, tu não acreditarias no que visse. Tu literalmente ficarias envergonhado no que nos tornamos. Ah! Esqueci-me de te falar. Os escravos negros foram libertos mais adiante lá em 1888. Custou não é mesmo? Mas, não fique tão faceiro, agora somos todos escravos no Brasil. Somos escravos do consumismo, da mídia mentirosa, dos políticos ladrões, dos bancos escorchantes e da tecnologia estrangeira.
Vivemos na mesma pindaíba que em Vila Rica do teu tempo. Só ficamos mais limpinhos e cheirosos.
Abraços Tiradentes. Não esquenta, tu fizeste o possível.
Sérgio Clos


Biografia:
Cronista e articulista. 64 anos
Número de vezes que este texto foi lido: 52874


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Quando Tudo Isso Passar Sérgio Clos
Crônicas ABANDONO FUNCIONAL Sérgio Clos
Crônicas REFUGIADOS Sérgio Clos
Crônicas QUARTA IDADE Sérgio Clos
Crônicas ESTOU ENTRANDO EM GREVE! Sérgio Clos
Crônicas UMA VIDA PROPAROXÍTONA Sérgio Clos
Crônicas O PRECONCEITO Sérgio Clos
Crônicas ADMIRÁVEL NOVA TECNOLOGIA Sérgio Clos
Crônicas MEU AGRADECIMENTO Sérgio Clos
Crônicas REUNIÃO DE EMERGÊNCIA Sérgio Clos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55114 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55061 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54892 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54811 Visitas

Páginas: Próxima Última