Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Preciosidade das Promessas Divinas
Octavius Winslow


Título original: The preciousness of the divine promises
Por Octavius Winslow (1808-1878)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Por que nos são dadas grandes e preciosas promessas". (2 Pedro 1: 4)

As promessas de Deus são as joias da Bíblia. Cada página deste volume sagrado é rica e cintilante com estas garantias divinas do amor, fidelidade e poder de Jeová para Seu povo. Dificilmente podemos citar, como ilustrando Sua beneficência e presciência, uma evidência mais apropriada da sabedoria e bondade de Deus do que esta provisão peculiar que Ele fez para as exigências de Sua Igreja. Ele encontra o crente em cada passo de sua jornada, confronta cada circunstância de sua vida, e sinaliza cada fase de sua experiência mental e espiritual. Em nenhum ponto no deserto ele pode plantar seu pé, e embora por mais estranho e impróprio que esse caminho possa ser, seu olho encontra uma joia desta joalheria, cuja visão inspira seu coração com confiança, seu espírito com conforto, sua alma com esperança.
Agora, Deus, ao nos dar estas garantias divinas, prossegue com Sua Igreja sobre o mesmo princípio que mantém unido o tecido social da humanidade, ou seja, a promessa e a confiança. É promessa, de alguma forma ou de outra, e confia naquela promessa, que liga o homem ao homem; e é a confiança com que repousamos em sua Palavra, que dá credibilidade a suas declarações, suas descobertas e seus testemunhos; e que nos atrai e sustenta em nosso caminho individual de aquisição e pesquisa. A promessa de ouro seduz o avarento, a promessa de glória incendeia o ambicioso, a promessa de prazer estimula o mundano, a promessa de recompensa intelectual sustenta e anima o estudante. E embora essas promessas possam revelar-se tão visionárias e instáveis como um sonho, no entanto, de momento, elas conferem confiança e inspiram esperança. Assim, a credulidade do homem no homem é o grande ligamento da sociedade humana e a promessa de recompensa a estrela guia de sua vida. Agora, nosso Pai celestial trata com Seus filhos precisamente sobre o mesmo princípio - de promessa e confiança. Ele fala e desafia nossa crença; ele promete e pede nossa confiança; ele pronuncia Sua palavra, e nos pede que confiemos implicitamente em Seu amor, fidelidade e poder para torná-la boa.
Entre as coisas preciosas de Deus, então, quão inconcebivelmente preciosas e indispensáveis são Suas promessas! Imagine qual teria sido a condição de Seus filhos além das promessas divinas de que o bendito volume está tão repleto. Qual deveria ter sido a desolação, a tristeza e o naufrágio se não tivéssemos as garantias divinas da Palavra de Deus sobre as quais confiar; e na realização de que somos guiados em nossa marcha para o céu, somos sustentados na fraqueza e na depressão, e conduzidos passo a passo para a felicidade final. Oh, se fosse possível apagar do volume sagrado todas aquelas preciosas promessas que se aglomeram em suas páginas, como frutos dourados que se penduram na Árvore da Vida, que sombras invernais envolveriam todo o seu futuro, tanto a vida que agora é, e a vida que há de vir. Roube um homem de Deus das "promessas preciosas", e você extingue o sol de seus céus morais, e o reverte em trevas e na confusão do caos. Roube-o das promessas, e você cortará todas as fontes de conforto e consolação que alegram o seu coração neste vale de sofrimento e lágrimas.
Outra observação que fazemos refere-se ao fato de que estas não são as promessas do homem, mas de Deus. São as promessas de Jeová, as promessas de um Ser Infinito; as promessas de um Deus que não pode mentir - consequentemente Ele as cumprirá; e de um Deus de Onipotência, e consequentemente Ele possui o poder de torna-las boas. Nós pedimos que você mantenha esta verdade vividamente diante de você, que as promessas que Deus lhe fez esperar são as promessas de JEOVÁ - consequentemente, há a garantia certa de sua realização oportuna e completa.
Elas são, além disso, abrangentes em seu caráter e são adaptadas a todas as circunstâncias variadas da história individual - tão abrangente e tão adaptada, que não podemos conceber qualquer condição em que você, como um filho de Deus, possa ser colocado, qualquer circunstância pela qual você possa ser cercado, qualquer tristeza pela qual você possa ser deprimido, quaisquer perigos que possa enfrentar, qualquer escuridão que possa ofusca-lo, ou quaisquer desejos dos quais você possa ser o assunto, em que você não possa encontrar alguma promessa de Sua Palavra abençoada que atenda ao seu caso.

Fora com as promessas (como isto se refere à minha experiência pessoal), se eu pensasse que havia uma tristeza alimentando o núcleo do meu coração, que a palavra de promessa de Deus não pudesse consolar, uma complexidade no meu caminho, na qual não pudesse me guiar, um amargo na taça Deus que me faz beber para a qual a promessa não tivesse doçura.
Amados, queremos que vocês mantenham essa visão das preciosas promessas da Palavra de Deus constantemente diante de vocês. Elas são abrangentes e adaptadas a todas as circunstâncias de sua história pessoal, e assim provam ser as preciosas promessas de Jeová.
Mais uma observação. Estas promessas de Deus são promessas da aliança; isto é, são as promessas da nova aliança da graça. Nós lidamos demais com a antiga aliança, e muito pouco com a nova. Nossa fé é muito de uma fé judaica, e muito pouco de um cristão. Uma aliança mais gloriosa é a aliança da graça; e suas promessas são "melhores promessas" - promessas de bênçãos mais preciosas do que as que sempre foram atribuídas à antiga aliança. Todas elas são assinadas e seladas com o sangue do coração do Mediador da aliança e, consequentemente, elas são as preciosas promessas do nosso Deus da Aliança.
Esse pacto deve ser quebrado, o juramento dessa aliança deve ser violado, o Deus dessa aliança deve mudar, e o "sangue da aliança eterna" deve deixar de ser eficaz se uma promessa solitária em que suas pobres, trementes e ansiosas almas se apegam, devesse falhar. Elas não podem falhar, porque eles são as promessas da nova aliança da graça. Bem podem elas serem chamadas de "grandes promessas." São as promessas de um grande Deus, e de uma grande aliança. Elas são "grandes", em si mesmas, porque nos prometem grandes bênçãos. Elas são "muito grandes", porque são as promessas de JEOVÁ. Descansam sobre quatro fundações, ou pilares; e enquanto esses pilares estiverem firmes, tanto tempo devem permanecer também as preciosas promessas da Palavra de Deus. A santidade de Deus é uma coluna sobre a qual elas estão firmadas, o que não permitirá que Ele engane; a bondade de Deus é outra que não O deixará esquecer; a verdade de Deus é outra, que não permitirá que Ele mude; o poder de Deus é o quarto, o que o capacita a realizar tudo o que Ele prometeu. Com estas poucas observações gerais, passamos agora a uma ilustração mais particular de sua preciosidade e eficácia. "Mui grandes e preciosas" é o caráter dado a elas pelo Espírito Santo, e o Espírito Santo nunca usa palavras sem profundo significado.
São "promessas preciosas", por causa da fonte de onde elas se originam. Quais são essas promessas? Elas são o desdobramento do coração de Deus; elas são a revelação da mente de Deus; elas são os expoentes da vontade de Deus; elas são, em uma palavra, o próprio Deus. Se um amigo fiel e verdadeiro, um homem de probidade, integridade e honestidade, que prefere arrancar o seu olho direito ou cortar a mão direita do que violar a sua palavra, nos faz uma promessa, não passa de outra exibição de si mesmo. Nessa promessa lemos sua veracidade, sua bondade, seu amor. Recebemos a promessa, acreditamos na promessa, agimos segundo a promessa, porque conhecemos o homem e temos certeza de que a promessa é um reflexo de seu caráter. Nós não queremos nenhum outro endosso do que a probidade, a integridade, e a amizade do Promissor. Olhe para as promessas de Deus. Elas são extremamente preciosas, por causa da fonte de onde eles se originam. São as palpitações do infinito e imortal amor de Deus. Não posso, com um olho chorão, iluminar uma promessa preciosa, mas no momento em que a vejo, vejo o amor de meu Pai exposto e desvendado. Eu li o coração de Deus na promessa. Pareço ouvir os acentos suaves e ternos de Sua voz; portanto, como a revelação do amor de meu Pai, as promessas de Deus se tornam extremamente preciosas. Oh, quantas vezes seu coração foi tocado com a promessa amável de um pai! Você leu naquela certeza o amor de onde se originou. Amado, leia o amor de seu Pai celestial nas preciosas promessas. Elas são apenas os ecos de Seu coração soando de cada página do volume sagrado.
Elas também são preciosas, em razão do canal pelo qual fluem. Todas as promessas de Deus vêm a nós através de um canal - o mesmo canal pelo qual cada bênção flui - mas que, nós tememos, é muito negligenciado, e em nosso triste esquecimento de que temos tais pensamentos baixos de Jesus, e tais pequenas visões do amor de Deus. Amados, há apenas um canal pelo qual Deus nos concede qualquer bênção. Você pergunta o que é. Eu o digo com as preciosas palavras de Deus: - "Há um só Mediador entre Deus e o homem, o homem Cristo Jesus". Todas as suas bênçãos fluem para você através de Jesus. Suas misericórdias providenciais, as bênçãos mais elevadas da graça - seus pecados perdoados, seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, as glórias do céu que se desdobra em sua fé - fluem para você através do único Mediador. Jesus é o meio através do qual as preciosas promessas da Palavra vêm a nós. Nós lhe perguntamos, então, se as promessas não são preciosas? Se elas não derivam inconcebível valor e doçura do canal através do qual fluem?
Amados, olhem para as preciosas promessas. Todas elas vêm a você através dos méritos, da mediação, do trabalho terminado, do sacrifício expiatório, da intercessão incessante e sempre prevalecente do Senhor Jesus Cristo. Consequentemente, elas se tornam extremamente preciosas. Não, mais do que isso. Cada promessa encontra-se e se centra em Cristo. "Todas as promessas de Deus são sim e amém em Cristo Jesus". Não uma promessa solitária que o sustente acima das ondas em ascensão, ou que pinta seu arco brilhante na nuvem escura que o ofusca, ou que destila sua gota de doçura em sua condição nauseabunda, mas essa promessa está em Cristo, por Cristo, de Cristo E lhes será feito bem em virtude da sua união com Cristo. Aqui se encontra o caso de muitos santos de Deus que dizem: "Não me atrevo a reivindicar a promessa, sou tão pecaminoso, tão indigno, tão incrédulo, tão frequentemente olhei para a promessa e rejeitei o conforto que ela me dá, e não ouso agora apropriar-me dela. " Amados, o fundamento em que vocês estão com relação à promessa de Deus, é a obra consumada de Jesus Cristo; e essas promessas vêm a você em virtude do que Cristo fez; consequentemente, não há uma alma carregada pelo pecado, triste, que não possa esticar a mão e receber essas joias preciosas como elas fluem da joalheria aberta da Palavra de Deus.
Elas são preciosas em si mesmas. Tome a promessa dirigida a uma alma sob uma convicção de pecado, espiritualmente e diligentemente indagando seu caminho de perdão, aceitação e salvação. O Espírito Santo lhe deu um profundo senso de sua pecaminosidade. Você vê seu coração ser vil, sua natureza depravada; ferido com sofrimento piedoso pelo pecado, e curvado na poeira da auto-humilhação, você está quase à beira do desespero. Mas a promessa de Cristo encontra o seu caso: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". "Olhai para mim e sereis salvos todos os confins da terra." "Aquele que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". No momento em que o seu olho de fé, ainda que encharcado de lágrimas, possa observar essas promessas, a esperança brota em seu coração. Oh, promessa preciosa, que me convida a vir cansado e pesado carregado de pecado para descansar no Senhor Jesus Cristo, e recebê-Lo como toda a minha salvação e todo o meu desejo!
Você não vai dizer que é uma "grande e preciosa promessa", que envia o pecador cansado para encontrar descanso em Jesus? Ou, você é oprimido por algumas daquelas variadas provações mentais e espirituais que tanto afligem o filho de Deus? Quão preciosa é a promessa: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que estás perturbada dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda louvarei." Ou, você é um filho da luz andando na escuridão, sem luz estelar, sem luz solar, sem sequer um feixe solitário para animar seu caminho – sendo tudo escuridão espiritual ao seu redor? Ouça a preciosa promessa: "Quem está entre vós que teme ao Senhor, que anda nas trevas e não tem luz, confie no nome do Senhor e permaneça em seu Deus". Que preciosa promessa é essa?
Ou, você está sofrendo de um senso de retirada Divina, as manifestações suspensas do amor do Senhor para sua alma? Que promessa preciosa é esta: "Por um pequeno momento eu vos deixei, mas com grande misericórdia vos reunirei." Em um pouco de ira escondi de vós o meu rosto por um momento, mas com benignidade eterna terei misericórdia de vós, diz o Senhor, teu Redentor.” Ou, consciente de retroceder e se afastar de Deus, se desgarrando como uma ovelha perdida, seu coração ferido de dor piedosa, começando a duvidar da realidade de sua experiência cristã anterior? Ouça as palavras tocantes do Senhor: "Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira." Oh, que promessas preciosas são essas para os pobres, penitentes quebrantados de coração! Não há nada nestas garantias graciosas que atenda ao seu caso? Ou, você está em apuros, dificuldades que o cercam em cada lado, e todas as coisas parecem agir contra você? Não há preciosidade nessa promessa? "Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei, e tu me glorificarás." Oh, quantos senhores tentados e aflitos, batendo com a tempestade, foram sustentados e mantidos acima das ondas por esta solitária e preciosa promessa de Deus: "Invocai-me no dia da tribulação!" Ou, você é assaltado pelos dardos ardentes do inimigo? Ouça as promessas dirigidas aos tentados: "O Senhor sabe como libertar os piedosos das tentações".
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar., para que sejais capaz de suportá-la". Você está em profunda aflição, em dolorosa adversidade? Ouça a promessa de seu Deus: "Quando você passar pelas águas, eu estarei com você, e através dos rios eles não o submergirão." "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele cuida de vós". Você está incomodado porque as respostas à oração são atrasadas; porque a visão demora e não aparece? A promessa é: "Espera no Senhor, tem bom ânimo, e ele fortalecerá o teu coração". Você está antecipando um mal, olhando-o à distância, e tremendo em sua aproximação? Ouça a palavra reconfortante de seu Pai: "Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira."
Você tem medo de perder a glória eterna - de perecer finalmente diante do céu? Ouça a promessa: "Aquele que começou uma boa obra em ti, a completará até o dia de Jesus Cristo". "Ora, àquele que é poderoso para vos impedir de cair." Assim mantido, como você pode perecer? Estão os amigos e parentes afastados, e você se sente desolado e solitário? "Quando meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me recolherá" "Nunca te deixarei, nem te desampararei", é a preciosa promessa do seu Deus. As enfermidades e fraquezas da idade se acumulam ao seu redor? "E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei." Essa é a promessa preciosa para os queridos e idosos santos de Deus. Aprendamos com estas palavras a ser muito ternos, simpatizantes e pacientes com os idosos. Eles são queridos e preciosos para o coração de Deus, e é uma honra - oh, quão grande! - colocar o nosso braço sob o idoso quem Deus carrega em seu coração amoroso. Você tem medo da pobreza temporal, que a farinha e o azeite lhe falharão? Ouça o teu Deus: "O teu pão e a tua água não faltarão". "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas". Você está em cativeiro e com medo da morte? Apegue-se à preciosa promessa: "Este Deus é o nosso Deus para todo o sempre, Ele será o nosso guia até a morte". Assim, percorremos algumas das variadas circunstâncias em que vocês podem ser colocados, para cada uma das quais Deus providenciou uma promessa preciosa, na qual Ele faz com que sua alma espere.
Preciosas, também, são essas promessas na experiência de Seu povo. Você pode testemunhar a sua inconcebível preciosidade. O que, meu amado, você teria feito sem elas? Elas não têm parado muitos sangramentos? E secado muitas lágrimas? Não acalmaram muitos momentos perturbados? Elas não guiaram os seus pés através de muitos labirintos, derramaram luz sobre muitos caminhos solitários, foram como óleo sobre as águas quebradas de muitas ondas escuras, e como vozes de música soando docemente em muitas noites tristes de choro e de aflição ? Você fugiu para elas em tempos de necessidade, entrelaçou seus braços de fé ao redor delas em fraqueza, e depois de testar seu calmante e apoio, você pode colocar o seu selo na verdade, que as promessas de Deus são "muito grandes e preciosas. "
Preciosas são elas, também, no fruto que carregam. Quem pode descrever a paz e a alegria da alma quando a fé se apodera das Divinas Promessas? Quem não dirá que são "muito grandes e preciosas promessas", ao contemplar os frutos preciosos que essas promessas trazem à luz na feliz experiência do santo de Deus? Com este esboço nu do assunto, vamos, em conclusão, referir-nos a uma ou duas inferências práticas.
Exortamos-vos, amados, a apoderar-vos do Promissor na promessa. A mera promessa não é nada para nós se não pudermos observar o que está subjacente à promessa, e o que devemos tratar na promessa é o próprio Promissor. Abraão não cambaleou por causa da promessa de Deus, "porque considerava fiel, o que havia prometido". Ele teria cambaleado com a promessa do homem, mas quando ele viu o Promissor Divino na promessa, ele sabia que o que era impossível com o homem era possível com Deus, e assim ele creu, pois sabia que era fiel aquele que tinha prometido. Descansa em Jesus, cansado e oprimido; descansa em Deus, tentado e provado; descansa no Espírito Santo, triste e aflito; pois todas as preciosas promessas de Deus, nas quais Ele lhes fez esperar, não são senão os desdobramentos do próprio Deus. Trata-se, então, do Promissor na promessa, e você encontrará a promessa sendo como uma rocha adamantina sob seus pés.
Nós exortamos você a guardar seu coração ricamente com as preciosas promessas de Deus. Tome-as à bordo de seu barco em abundância, pois você ainda tem muitas tempestades para enfrentar, e vai precisar delas para lastro do seu barco no mar tempestuoso. Armazene suas memórias abundantemente com elas; deixe o seu coração lidar com elas de perto; o tempo virá em que a promessa será mais preciosa para você do que ouro, sim, do que muito ouro refinado; e quando a aflição vier, e a nuvem escura se juntar, oh, então, quão preciosas você encontrará as promessas do Deus da Aliança com que você armazenou sua mente e alimentou sua fé!
Recorde-se, que elas são dons de Deus, e não são sua compra. "De onde vos são dados grandes e preciosos tesouros." Venham, então, a Deus de mãos vazias. Não raciocine e hesite por causa de sua incredulidade passada; mas como dons do livre favor de Deus, acolha-as e confie nelas.
Deus pode às vezes escrever a sentença de morte por uma promessa, e tudo em Sua providência pode parecer contrário à sua realização, embora por anos você tenha se apegado a ela. Não fique, entretanto, chocado com isso. Há uma vida nessa promessa, amado, que nunca pode morrer. Tome, como ilustração, a semente que você semeou na terra. Você vai e olha para ela, e a encontra, aparentemente morta e decaída - apenas uma massa de poeira; mas há um princípio vital lá que não pode ser perdido, e no curso do tempo a semente germinará e transformar-se-á numa flor bonita. Assim é com a preciosa promessa de Deus. Mês após mês, ano após ano passou, e você não vê nenhuma realização da promessa; mas espere o caminho designado por Deus e Seu tempo ordenado, e a promessa ressuscitará em toda sua vida, beleza e fruto. Deus deixaria de ser Deus se não cumprisse a palavra em que Ele fez a sua alma esperar.
Caminhe na santidade da promessa. Oh, essas são palavras solenes em 2 Cor 7: 1: "Tendo, pois, estas promessas, amados, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus". A coroa, glória e preciosidade dessas promessas é que elas estão santificando, promovendo a santidade da vida "sem a qual ninguém verá o Senhor". Tendo, portanto, estes ricos aglomerados de promessas preciosas que se curvam da Árvore da Vida, de onde podemos arrancá-las em todos os momentos, em todas as épocas e em todas as circunstâncias, que a sua vida seja uma vida santa e que a influência santificadora das promessas molde e governe a sua conduta.
Em todo o seu caminho futuro "sejam vocês seguidores daqueles que, por meio da fé e da paciência, herdam as promessas", em toda a sua plenitude, bem-aventurança e preciosidade. Sigam-nos como eles seguiram a Cristo; imitem-nos como eles imitaram a Deus; depois que eles avançaram e alcançaram o alvo e ganharam o prêmio, pois em breve você também será posto em sua total posse - a promessa de graça terminando e expandindo-se no pleno gozo da promessa de glória. E quando o tempo de sua partida estiver próximo, seu trabalho terminado; sua batalha finda, e sua vitória ganha, e quando as solas dos seus pés ferirem as águas geladas da morte, então você vai encontrar o caminho através dessas águas todas pavimentadas e brilhando com as grandes promessas do seu Deus aliança. Em pé sobre estas pedras preciosas, quando o coração e a carne estão falhando, e você está prestes a deixar uma esposa como viúva solitária, ou filhos em um orfanato sem amigos - a eternidade, uma eternidade solene, revelando suas realidades - com que firmeza de fé plantará seus pés sobre estas promessas Divinas-assim você vai passar pacificamente, triunfantemente sobre o Jordão, e todos os harpistas vão encontrá-lo e recebê-lo no outro lado. O Senhor conceda que estas mui grandes promessas possam tornar-se cada vez mais preciosas para nossos corações e purificar nossas vidas, e todo o louvor e honra redundará para aquele que declarou: "O céu e a terra passarão, mas a minha palavra não passará." Senhor, ajuda-nos a receber a Tua promessa e a confiar em Ti!
"Quantas vezes o pecado e Satanás se esforçaram
Para arrancar a minha alma de Ti, meu Deus!
Mas eterno é o teu amor,
E Jesus o sela com Seu sangue.
O juramento e a promessa do Senhor
Juntam-se para confirmar a maravilhosa graça;
O poder eterno executa a palavra,
E preenche todo o céu com louvores sem fim.
Em meio a tentações afiadas e longas,
Minha alma a este querido refúgio voa;
A esperança é minha âncora, firme e forte,
Enquanto as tempestades sopram e as ondas aumentam.
O evangelho traz o meu espírito para cima;
Um Deus fiel e imutável
O fundamento da minha esperança
Em juramentos, promessas e sangue.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Deus de Santidade Octavius Winslow
Artigos A Preciosidade do Sangue de Cristo Octavius Winslow
Artigos A Unção Preciosa Octavius Winslow
Artigos A Preciosidade das Promessas Divinas Octavius Winslow
Artigos Está Tudo Bem Octavius Winslow
Artigos Paciência no Sofrimento Octavius Winslow
Artigos O Deus de Paciência Octavius Winslow
Artigos O Fardo Lançado Sobre Deus Octavius Winslow
Artigos A Recaída e a Recuperação da Nova Natureza Octavius Winslow
Artigos A Vara e o Cajado Octavius Winslow

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 20.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56726 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54752 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última