Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CHEGADA
DIRCEU DETROZ

Quando Amy Adams, agora a linguista Dra. Louise Banks, que também já foi Anna Brady viajando a Irlanda para pedir o namorado em casamento, (Casa Comigo) chega para dar sua aula de português clássico, percebe que alguma coisa aconteceu. Os alunos com os olhos grudados nas telas dos notebooks nem respondem seu comprimento.

Assim começa o filme “A chegada”. Pontuado de interrogações do começo ao fim. Naves alienígenas aparecem em várias cidades do planeta. Logo a linguista Louise Banks é procurada pelos militares. Ela tentará contato com os visitantes desvendando os significados da sua escrita.

O filme é baseado no conto “História da sua Vida” de Ted Chiang, que junto com outros contos está no livro com o mesmo nome. O conto tem tantas interrogações quanto o filme. A diferença é que a leitura desvenda muitas delas. Coisa que o filme não faz, ou não consegue fazer. Deixando em dúvida que uma imagem vale por mil palavras.

Numa ficção sobre a linguagem sobra até para a tradução. No filme dublado, Louise batiza os ETs de “Abbott e Costello”. Na tradução do conto eles aparecem como “Melindrosa e Framboesa”. Nem o conto, nem o filme dizem se eles se apresentaram como “Heptápodes”, ou também foram batizados assim.

Claro que, além da escrita existem cientistas interessados na física dos “Heptápodes”. No conto, para aqueles que nunca saíram do jardim de infância da física como é o meu caso, o princípio de Fermat, de que a luz precisa percorrer um caminho sempre no menor tempo possível, é uma aula espetacular. Nem tanto no filme.

Como sempre, para a depreciação do Ser Humano como raça, os militares não estão interessados nem na linguagem nem na física. Só na tecnologia. Para isso recorrem aos mesmos artifícios usados pelos navegantes que chegaram ao Continente Americano. Querendo trocar “espelhos por ouro”. Trocas de presentes. Uau! Precisa dizer mais?

Presente mesmo quem ganhou foi a Dra. Louise ao decifrar a escrita dos “Heptápodes”. Quando os humanos inventarem sua escrita ficaram presos ao livre-arbítrio. Os Heptápodes escreviam para tornar o futuro em presente. Eles sabiam tudo o que aconteceria. Ficção! Palavra que os “Heptápodes” jamais poderiam escrever.

Aquelas visões que acompanham a Dra. Louise durante o filme, ficam claras no conto. Ela escreve sabendo o que acontecerá no futuro. E teriam os “Heptápodes” partido de repente, sem adeus, aterrorizados com a descoberta do livre-arbítrio na nossa escrita?

Se eu fosse um Heptápode não teria fuga. Terminaria essa página escrevendo que não entendi nada do filme nem do conto. Como humano com livre-arbítrio posso fingir que entendi. Mesmo com a possibilidade de estar completamente enganado.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61633


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63344 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63312 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63161 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63110 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63102 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63069 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62998 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62973 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62875 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62867 Visitas

Páginas: Próxima Última