Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Diferença entre crer e saber
Logosofia
Sinval Lacerda

Resumo:
O saber, contrastando em todos os sentidos com o crer, elimina, gradativamente, as limitações do homem, conduzindo-o a uma constante atividade mental, em conformidade com a lei de evolução, o que contribui para o conhecimento da sua realidade interna, que será o ponto de partida para a sua superação e evolução.

Baseado nas minhas experiências e observações pude comprovar que as crenças, os preconceitos e as deficiências psicológicas travam as faculdades da inteligência, dificultando a superação e a evolução do ser humano, que somente evolui de uma forma consciente, quando começa a pensar por si mesmo, ao fazer uso das faculdades da inteligência e da função de pensar.

A crença dogmática, nos aspectos evolutivos relacionados aos planos psicológico e espiritual, não produziu nenhum benefício à humanidade, uma vez que,desde tempos remotos até os nossos dias, o ser humano continua na mesma prostração mental, psicológica e espiritual sem perspectiva de superação.

De um modo geral, a crença leva a uma acomodação com os conceitos inculcados, o que provoca uma inércia mental cujas consequências impedem o ser humano de superar-se e de evoluir com a participação da consciência. A sua influência negativa é tão grande que paralisa uma zona mental, impedindo o ser de evoluir nos aspectos relacionados ao plano transcendente.

O saber, contrastando em todos os sentidos com o crer, elimina, gradativamente, as limitações do homem, conduzindo-o a uma constante atividade mental, em conformidade com a lei de evolução, o que contribui para o conhecimento da sua realidade interna, que será o ponto de partida para a sua superação e evolução.

A Logosofia proporciona ao ser os meios para a realização do processo de evolução consciente, o qual o conduz ao conhecimento de si mesmo e, consequentemente, aos grandes conhecimentos, tais como: da Criação, das Leis Universais, da finalidade da vida, dos mundos mental, metafísico ou transcendente, do próprio espírito e do Criador.

Sinval Lacerda
Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:
www.logosofia.org.br


Biografia:
Professor aposentado, curo técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 61660


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Momentos felizes da minha vida Sinval Lacerda
Artigos Os grandes objetivos da vida Sinval Lacerda
Artigos Os efeitos negativos das crenças na minha vida Sinval Lacerda
Artigos Os conceitos são suscepíteis de evolução Sinval Lacerda
Artigos Os ciclos da evolução humana Sinval Lacerda
Artigos O poder dos estímulos Sinval Lacerda
Artigos O despertar de uma nova vida Sinval Lacerda
Artigos A vida é uma atividade constante Sinval Lacerda

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 58 de um total de 58.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Pronunciamentos, sentença e coisa julgada - Isadora Welzel 162 Visitas
Matemática na Ponta do Pé - Patricia da Cruz de Lima Sales 162 Visitas
Resumo - Investigação preliminar no processo penal - Isadora Welzel 160 Visitas
Resumo - Competência criminal - Isadora Welzel 154 Visitas
Resumo - Ação Penal - Isadora Welzel 152 Visitas
Sala de Leitura: Um Espaço de Descoberta e Prazer - Patricia da Cruz de Lima Sales 141 Visitas
Entre Gritos e Lágrimas - Patricia da Cruz de Lima Sales 133 Visitas
Cores em Movimento - Patricia da Cruz de Lima Sales 131 Visitas
Trabalho em Equipe e Aplicações da Matemática - Patricia da Cruz de Lima Sales 108 Visitas
Bem-estar e saúde mental no ambiente de trabalho - Isnar Amaral 46 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última