Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O gato preguiçoso e a assembleia dos ratos.
A DIFERENÇAS ENTRE RATOS,GATOS E HOMENS.
JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO

Resumo:
Ratos, gatos e homens.

Os ratos já estavam incomodados com o ronco do gato. O felino não sabia fazer outra coisa, a não ser comer os restos dos pratos de seus patrões alcoólatras, apáticos, indiferentes, inativos.
Os ratos preocupavam-se, pois, seu número aumentava a cada dia. Os alimentos diminuíram, os suprimentos escassos.
Então, reuniram em uma assembleia para moção que pautava a prole fértil a escassa provisão alimentícia.
_ Não pode mais continuar assim! Viver de maneira miserável? Nós ratos que sempre temos levado uma vida em gozo e agora somos a nossa própria lástima. Daqui a alguns meses estaremos nos matando.
No fundo gritaram: _ Métodos contraceptivos! Abaixo à alta taxa de natalidade.
Gargalharam os ratos. Porém, o assunto era sério. Ali em pouco instante já ouviram a noticia que havia nascido mais cem ratinhos e ainda havia cem gestantes aguardo atendimento.
Na reunião não poderia sair sem solução. Então, um destemido rato, Brutus, se não o líder que encabeçou à assembleia. Subiu no púlpito, levantou suas mãos, sobre a cabeça, unida uma na outra e aparentava ter a proposta que viria a solucionar os males que atormentava a sociedade dos ratos.
_ Calmem colegas ratos! Estou há dias sofrendo pensando como vai ser o nosso amanhã. Triste sina terão nossos filhos, netos, bisnetos que vão lastimar fome e viver em uma multidão de outros ratos famintos e sequiosos. Serão tempos difíceis, pois, serão ratos lobos de outros ratos. Pensem o quanto será dificultoso.
O alarido nem era toante dava para escutar em todos os cômodos da casa. Os donos estavam pouco se importando com os ratos e nem sequer como seu gato guloso e redondo e, principalmente, o responsável para manter a justiça da casa está lá inquieto ronronando, feito geladeira velha.
A acalorada reunião não caminhava para um ponto comum, para a sonhada solução. Contudo, veio a se pronunciar o Dente de Sabre, o mais velho de todos os ratos, o sábio ancião. Dizem que foi ele quem iniciou o povoamento colonizando vários lugares, mas, ali resolver sentar e construir a grande ninhada. Apenas, chiou baixo, pois, sua voz arrastada e cansada não lhe dava condições de falar mais alto. Disse que a condução do bem comum de todos tem por obrigação que desviar-se dos interesses individuais.
Brutus toma novamente a cena.
_ Para que tanta discussão e, sei que em muitas palavras nada se aproveita e, também, tanto falatório para lugar nenhum chegarmos. Aí, fora há um preguiço gato que é nosso predador natural, mas, como ele não nos caça juntemos e cacemos para ele. Essa é a solução.
A decisão de Brutus foi aclamada, entre os que usufruíam do mesmo patamar social e no meio da multidão ratos que se alcoolizavam e fumavam chiavam alegremente. Interessante que esses alegres e bêbados ratos de nada sabiam e eram eles que tinham as famílias maiores e mais famintas.
Criou-se o Estatuto dos Ratos:
1.     Brutus tem a verdade e, a sua palavra é a verdade;
2.     Quem não obedece não come;
3.     Aquele que mentir vai ser morto e entregue ao gato;
4.     Quem desafiar a ordem da hierarquia instaurada por Brutus morrerá;
5.     Família com mais de 10 filhos dos tais cinco devem ser sacrificados;
6.     Esqueça-se do que vocês, ratos, sabem e consultem a inteligência soberana de Brutus;
7.     Os ratos devem ter cuidado com a natalidade;
8.     Recapitulando: Brutus tem a verdade e, a sua palavra é a verdade;
9.     E que tudo que Dente de Sabre disse seja, apenas, blefe de jogador;
10.      Está é a lei.
Após, a constituinte os ratos bêbados e felizes foram pegos e amarrados e entregues ao gato que deitado sobre o sofá os recebeu solenemente.
_ Aqui trazemos comida fresca para ti.
Olhou-os soberbamente e observou, as pobres criaturas, de mesmas espécimes que estavam procurando o próprio fim.
_ Poupem-me de seus juízos sujos e traiçoeiros, poupem minha boca de provar das suas injustiças e comungar com as suas mentiras e engano. Vocês conspiram contras vocês.
Após, o gato voltou a dormir e desdenhou-os. E ali aos seus pés morreram ratos asfixiados , mas como o gato não compartilhava de suas decisões os ratos eram quem estavam matando uns aos outros.
E o gato comia, ronronava e dormia. Seus donos lá. E os ratos se matando.




Biografia:
LICENCIANDO EM HISTORIA
Número de vezes que este texto foi lido: 52833


Outros títulos do mesmo autor

Contos Fio da barba do meu avô. JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Discursos Ovelhas nuas e nuvens negras. JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Poesias Balé russo. JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Contos Meu pé de manga-rosa. JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Contos O gato preguiçoso e a assembleia dos ratos. JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Humor VICE-VERSA JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Poesias SEM TITULO JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Poesias Foi dormindo que partirdes JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Poesias TAPADO JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO
Poesias ASSIM ME DISSE CAMOES JOAO BERNARDES DA SILVA FILHO

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 42.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55014 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54883 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54785 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54687 Visitas

Páginas: Próxima Última