Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sexualidade na terceira idade
Marta Biscoli

Quando se fala de sexualidade, pode-se pensar em dois corpos juntos, se tocando, trocando energias em busca de um prazer libidinoso, o sexo. Porém, sexualidade não é só Sexo.
Infelizmente, a sociedade tem convivido com conceitos errôneos a respeito da sexualidade e da prática sexual tanto do homem quanto da mulher na terceira idade, é visível o quanto a sociedade tem reprimido os desejos reais dos mesmos. Além disso, o contato com os idosos são menores, pois alguns pensam que eles não tem capacidade de ter uma vida normal como toda a juventude e seu prazeres. Segundo ( TUCHERMAN, 2008), se um velho está dançando é chamado de assanhado; se for brincalhão, é maluco ou esclerosado, e que quase todas as pessoas os tratam como se fossem criancinhas, e até os presentes que eles ganham: pijamas, meia e chinelos, mostram como todo mundo espera que o idoso só durma e veja televisão.
Alguns homens na terceira idade têm sofrido preconceitos tanto da sociedade quanto de seus familiares, sendo reprimido de seus prazeres, tendo que se conformar com um destino tedioso para se encaixar dentro de um padrão de vida que a sociedade os impôs.
Observa-se que na mulher da terceira idade, há uma diminuição da frequência sexual, embora psicologicamente permaneçam as mesmas, pois o fisiológico pode estar menos propenso a atividades muito agitadas, mas suas emoções continuam vivas, precisando de todo cuidado e diálogo.
Embora o comportamento sexual seja baseado em condições biológicas ao longo da vida, a sexualidade deve ser considerada em um contexto pessoal, sendo influenciadas pelas condições psicológicas e socioculturais. Os aspectos psicológicos implicam nessa mudança de percepção, afinal o corpo já não é mais o mesmo, não existe o fogo louco da paixão de quando jovens, mas, se quebrarem o tabu de dentro deles próprios, muita coisa mudaria, afinal, a terceira idade é mais uma nova fase da vida, que requer adaptações, não só na sexualidade, por isso deve-se pensar no preconceito em relação aos sentimentos dos que estão nessa fase, pois as emoções não envelhecem, mas sim surge uma nova forma de sentir prazer.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Teu desejo por mim Marta Biscoli
Poesias Contradição Marta Biscoli
Poesias Sedução Marta Biscoli
Poesias O Amor e o Jardim Marta Biscoli
Poesias O BILHETE Marta Biscoli
Poesias BOCA VERMELHA Marta Biscoli
Poesias Deus Amigo Marta Biscoli
Poesias O Anjo Marta Biscoli
Artigos Sexualidade na terceira idade Marta Biscoli
Cordel João Silva Marta Biscoli

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54981 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última