Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MOMENTO de DESPEDIDA
Tânia Du Bois



“...Será esta hora infinita / quando os olhos fixos contemplam /por trás das
palavras descidas / uma imagem que vem de dentro?...” (Theodomiro Tostes)

     Este é um dos versos do poema Canção sem Título, o último escrito por Theodomiro Tostes, um pouco antes do seu falecimento, ocorrido em 20.03.1986. Até parece que foi ontem que nos despedimos, foi uma perda e um dia marcante. É impossível imaginar que, mesmo passado 25 anos, ainda é o momento mais forte da lembrança.
     Realmente o tempo passa lentamente quando olhamos para trás e percebemos aqueles tempos: grande no tamanhão e na insondável saudade, como escreveu Theodomiro, “...Será esta hora esperada? / Uma hora que já não passa / Quando as mãos sem cor cruzaram / passivamente sobre o peito / até que o frio as penetrasse?...”
     Hoje sinto que em cada despedida, o momento se repete com tristeza. O mal-estar está implantado em meu interior. A memória se enche de fantasmas amigos, que os outros não veem e, no entanto, ali estão presentes com suas obras, poemas e palavras, dando a sensação dos gélidos minuanos que cortam a pele.
     Reconheço o momento da despedida como algo que vai além dos sentidos. Apenas suporto a dor. A lembrança e o sentimento são maneiras para continuar com a expectativa de vida.
     Certo dia, conversando sobre o momento de despedida, a imaginação exuberante me conduziu com detalhes à cena onde a realidade me mostra que, no fundo, sou solitária; mas também porque tive amor por tudo o que tivesse sabor de aventura. Tostes reflete, “...Será esta hora da estrela / pingo de luz no mar noturno / a guiar o alvor de uma vela / pelos roteiros da procura?...”
     Quantas histórias escuto sobre despedidas? Quantas hipóteses e quantas versões, triste vivo? Segundo Theodomiro Tostes, “...Que o teu corpo descanse em paz / que o teu gesto repouse em paz / e que nesse olhar tão profundo / brilhe o fulgor da última estrela / na aventura do último rumo.”
     Quando nem mais imaginava que me pudesse voltar a lembrança, incendiando o meu pensamento, então a história se repete e ressuscita em busca de explicações, apertando o coração. Depois dos momentos angustiantes, me encontro correndo em variados rumos, para onde instalada a verdade nua e crua. Nem tão rápido que pareça medo e nem tão devagar que pareça delírio, mais do que a sucessão (dos episódios do tempo) dos momentos de despedida, como encontro em Tostes, “... Ou quem sabe não há mais horas / no relógio que move o mundo / e o voo do tempo está parado / no frúme dos lábios mudos?...”
          
     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61655


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O BELO É SENTIR O HOJE Tânia Du Bois
Artigos Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA Tânia Du Bois
Artigos O SIGNIFICANTE EM CARMEM PRESOTTO Tânia Du Bois
Crônicas “O QUE VALE É A AMIZADE” Tânia Du Bois
Artigos O TEMPO NÃO APAGOU Tânia Du Bois
Artigos A CIDADE DE JOÃO NINGUÉM Tânia Du Bois
Artigos O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Tânia Du Bois
Artigos COMO O AVULSO DAS LUZES DO SOL Tânia Du Bois
Artigos ERA UMA VEZ... O UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PORTAS ABERTAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 331 até 340 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Frase sobre em você ter foco - Anderson Davidye 249 Visitas
Resumo - Medidas cautelares - Isadora Welzel 247 Visitas
Grande Asdrúbal! - Rodrigo Nascimento 245 Visitas
Resumo - Trabalho da mulher e do menor - Isadora Welzel 235 Visitas
Ensinar com todas as dificuldades dos dias atuais. - Kaline Soares Ferreira do Nascimento 232 Visitas
Resumo - Direitos reais em garantia e de fruição - Isadora Welzel 227 Visitas
Resumo - Aquisição e perda da propriedade móvel e imóvel - Isadora Welzel 225 Visitas
Resumo - Introdução ao estudo da propriedade - Isadora Welzel 215 Visitas
Matemática na Ponta do Pé - Patricia da Cruz de Lima Sales 209 Visitas
Resumo - Introdução ao Processo Penal - Isadora Welzel 203 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última