Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
o mau de ver tv
alfredo jose dias

Por que não assisto televisão
24 de janeiro de 2016   Mídia e sociedade   6 Comments

Há alguns anos que não assisto televisão. Nem tenho mais televisão em casa. Não leio jornais, não acompanho o noticiário. Já comentei sobre isso em outras oportunidades. Mas, passado algum tempo, percebo que agi certo em abandonar esses hábitos.
Espiritismo e televisão
Algumas pessoas me perguntam como faço para me manter informado – mas informado sobre o quê? Sobre a cotação do dólar, o índice Nasdaq, o preço do barril de petróleo, a crise no Oriente Médio (desde que me conheço por gente tem crise no Oriente Médio), a corrupção, os crimes do momento? Isso é informação? Quem disse que isso é informação? Quem decidiu que isso deve fazer parte da minha vida? Que interesse eu tenho sobre esses assuntos?
– Ah, mas o mundo está em crise, há os refugiados, há uma crise política!
Desde que o mundo é mundo que ele está em crise. E quando não houve crise política no Brasil?
Você acha que o mundo está piorando?
Não posso agir diretamente em relação a esses temas. Não tenho como resolver nem sequer contribuir para a resolução desses problemas. Posso orar pelos refugiados. Posso votar com maturidade. Só isso. Poderia fazer mais, se esse fosse o meu objetivo de vida. Mas não é. Meu objetivo é propagar o Evangelho, difundir o Espiritismo de forma clara e coerente, fazer refletir. Se conseguir que uma pessoa se conscientize a partir do meu trabalho de difusão, ótimo: estou realizado.
Há uma falsa noção de que precisamos saber dessas coisas. Mas essa noção é pregada pela grande mídia. Um grupo de pessoas decide o que deve ser notícia.
O que a mídia quer é rebanho dócil
Se você não reparou ainda, passe a reparar que os assuntos noticiados são sempre os mesmos, mais ou menos aqueles que resumi acima. Os jornais têm uma “linha editorial” e é sobre isso que falam ano após ano, década após década. Não fazem isso por bondade, certamente. Fazem isso para manterem o sistema como está. Eles lucram, seus patrocinadores lucram, e está tudo bem. Para eles, é claro. Depois tem o futebol, a novela, algum bigue bosta e o povo permanece hipnotizado em frente à TV.
Transição planetária e decadência
Há muita coisa boa a ser noticiada, mas nenhum grande veículo de comunicação tem interesse nisso. Eles querem manter as coisas como estão. Mas nunca houve tantas pessoas ocupadas em ajudar o próximo, em fazer trabalho voluntário, em promover mudanças, em construir um mundo melhor.
Quando você muda, o mundo muda
Muitas dessas iniciativas são ingênuas, tímidas, mas são o indício claro de que o processo de mudança está maduro. A massa não percebe isso ainda, justamente porque seus componentes estão… “bem informados”.
O mundo está mudando rapidamente. E para que façamos parte da mudança é preciso mudarmos a nós mesmos. E não há como mudar a si mesmo sem uma mudança de hábitos.
Somos escravos dos nossos hábitos
Além disso, como o tempo é escasso, temos que ter prioridades. E poucas pessoas se dão conta do tempo que perdem em frente à televisão, ou do rádio, ou do jornal. Perdem um tempo precioso com fofocas de políticos, com comentários baratos sobre futebol, com tramas surradas de novelas, com intimidades ridículas de pseudocelebridades, com crimes horrorosos, com notícias espalhafatosas de violência, com tudo o que há de negativo no mundo.
Nesses últimos anos, sem televisão, vejo um mundo melhor. Cheio de coisas a serem corrigidas, cheio de gente maluca, mas um mundo melhor, um mundo que busca soluções, pessoas que buscam soluções. Vejo pessoas que trabalham pela própria espiritualização, pessoas que se ocupam em socorrer a quem precisa, pessoas que não aparecem na televisão e nos jornais.
O tempo que eu poupo me livrando da grande mídia eu invisto em espiritualidade, trabalhando, falando, escrevendo, aprendendo e ensinando sobre o que somos em essência: seres divinos estagiando num planeta em transição.
A transição planetária
Tive algumas dúvidas, no começo. Fui chamado de alienado. Hoje estou certo de que essa decisão é salutar. Minha filha Sofia tem sete anos e nem sabe direito o que é televisão. Assiste filmes e desenhos em DVD ou pela internet, não conhece comerciais, não é dominada pelo consumismo precoce. Aliás, não tenho filhos consumistas, o que é um alento.
Espiritismo e consumismo
Há coisas interessantíssimas a serem vistas, estudadas, conhecidas. Há pesquisas, descobertas, novidades de verdade acontecendo no mundo. Mas não é através da grande mídia que teremos acesso a isso. Em tempos de internet, não há porque permanecermos escravizados por uma ditadura midiática que só tem a nos empobrecer como seres.
A grande mídia e você
627

10


1


664




Morel Felipe Wilkon

Conheça meu canal no Youtube clicando no último ícone à direita. Se quiser curtir a Fanpage Espírito Imortal, clique ícone do Facebook, o segundo da direita para a esquerda.
motivos para não assistir televisão, por que não assistir televisão, televisão visão espírita
6 Responses to Por que não assisto televisão
1. Anônimo disse:
24 de janeiro de 2016 às 23:53
Fantástico, tem um tempão que não assisto jornais e sempre vi sobre este aspecto, estas informações baratas não ajudam ninguém, pelo contrário a sensação que se tem é que o mundo está perdido, pois é isso que a mídia vende, desgraça.
2. Marli Buchmeier disse:
24 de janeiro de 2016 às 20:34
Concordo plenamente. Há um ano e meio não assisto mais TV. Fui gradativamente deixando, percebendo quanto tempo eu estava perdendo estagnada ali na frente. Acompanho algumas notícias pela internet, mas seleciono as que me interessam. Só ganhei com essa mudança de hábito, pois tive mais tempo para estudar, principalmente a Doutrina Espírita.
3. Daniel Givi Bedoni disse:
24 de janeiro de 2016 às 15:54
Boa tarde. Gostei muito do texto. Também parei de assistir a televisão há alguns anos e nunca me arrependi. Acho que se as pessoas parassem de assistir à televisão, o Brasil no geral melhoraria. Até as relações entre as pessoas.
4. Alexandre T. Sztyber disse:
24 de janeiro de 2016 às 14:37
É… da televisão já me livrei. Não há mais o que se aproveitar na TV convencional. Pena – uma forma eufemista de descrever seria pasteurizaram demais. Está oca. TV paga é tão sonsa quanto. Existe para dar uma sensação de classe elevada subjetiva e repetitiva. Minha programação eu também faço pela internet e DVDs. Não consigo ainda me livrar das notícias, mas estão sendo uma ótima lição e pelas nuances observadas sei que não vão durar eternamente nas minhas necessidades e devem cair no vácuo das coisas supérfluas e totalmente descartáveis como também as redes sociais. Por enquanto é um observatório das coisas engraçadas e bizarras do comportamento humano.
5. Marcos disse:
24 de janeiro de 2016 às 14:11
Faço minhas suas palavras!
6. Bianca disse:
24 de janeiro de 2016 às 14:01
Também aboli a TV em casa. O aparelho ainda existe, desligado da tomada. Até então eu encontrava minha casa com o ar pesado, escuro, e quando ia conversar com meu pai tudo o que ele dizia era sobre tragédia e temas similares, obscurecendo ainda mais a atmosfera. Ele não percebia o que estava fazendo, mesmo eu dizendo inúmeras vezes para ele mudar de assunto. Engraçado que se eu perguntava a previsão do tempo noticiado ele que não sabia – estando a TV ficava ligada o dia inteiro!! Foi difícil convencer meu pai a desligar a TV, mas consegui.
Aboli o rádio anos antes. Tentei voltar a ouvir (CBN por exemplo), mas desliguei logo em seguida.
Não sei exatamente o que me irrita. Se é o barulho, se é esse blá-blá-blá incessante, se é o conteúdo transmitido, se é a carga magnética emanada pelos aparelhos (ouço o som da corrente elétrica vibrando)…
Não sei se isso é sensibilidade aguçando ou paranóia mesmo.
O que sei é que me sinto bem melhor com esses aparelhos desligados. Sinto a atmosfera da minha casa mais leve também.
- See more at: http://www.espiritoimortal.com.br/por-que-nao-assisto-televisao/#sthash.1mPF7zAH.dpuf

Número de vezes que este texto foi lido: 61651


Outros títulos do mesmo autor

Artigos alfredo jose dias
Músicas Violetas alfredo jose dias
Corporativo mestrado literatura letras dissertacao alfredo jose dias
Poesias o enigma amoroso alfredo jose dias
Crônicas O grande desafio docente: Educar para o mundo virtual alfredo jose dias
Contos diario duma mae alfredo jose dias
Corporativo relatorio de estagio 1 em serviço social ead unit 2015 alfredo jose dias
Crônicas O caminho da liberdade e da felicidade alfredo jose dias
Romance aliens alfredo jose dias
Romance rubi alfredo jose dias

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63360 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63334 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63178 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63120 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63117 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63098 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63010 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62999 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62881 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62877 Visitas

Páginas: Próxima Última