Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os pensamentos
Desenvolvimento pessoal
Sinval Lacerda

Resumo:
Segundo a Logosofia os pensamentos são entidades animadas que alcançam vida própria e atuam dependentes ou independentes da vontade do ser humano num espaço dimensional da mente. São os agentes causais do comportamento humano. Geralmente atuamos com os pensamentos que se encontram na nossa mente e para que possamos melhorar as nossas atuações e atitudes frente à vida devemos realizar a seleção desses pensamentos, procurando substituir os de qualidade inferior por outros de maior hierarquia Os pensamentos negativos desviam o ser humano do verdadeiro objetivo da vida e juntamente, com os preconceitos e as crenças, travam o mecanismo mental, impedindo o homem de observar o que ocorre dentro de si mesmo, de reconhecer as suas faltas e de realizar uma verdadeira superação. Em consequência dessas falhas conduzem, inevitavelmente, para um destino comum, ao desenvolvimento da personalidade, que é, exatamente o oposto da individualidade. Muitas vezes os pensamentos levam a pessoa a fazer o que não gostaria, impedindo-a de fazer aquilo que se propõe; isso ocorre porque sem a participação da consciência, atuam independentemente da vontade, sem nenhum controle. No primeiro caso, sobrevêm o arrependimento, a sensação de culpa, a depressão pela falta de controle dos atos da vontade etc. No segundo, sobrevêm o desestímulo e a falta de confiança em si mesmo. O conhecimento dos pensamentos e o das deficiências psicológicas faz parte do conhecimento de si mesmo e para que possamos entrar em contato com nossa realidade interna e superar-nos é necessário conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los. Essa tarefa exige um esforço inteligente, uma observação interna constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimenta do bem, o que torna difícil a sua identificação. Sinval Lacerda – www.logosofia.org.br

Segundo a Logosofia os pensamentos são entidades animadas que alcançam vida própria e atuam dependentes ou independentes da vontade do ser humano num espaço dimensional da mente. São os agentes causais do comportamento humano.

Geralmente atuamos com os pensamentos que se encontram na nossa mente e para que possamos melhorar as nossas atuações e atitudes frente à vida devemos realizar a seleção desses pensamentos, procurando substituir os de qualidade inferior por outros de maior hierarquia

Os pensamentos negativos desviam o ser humano do verdadeiro objetivo da vida e juntamente, com os preconceitos e as crenças, travam o mecanismo mental, impedindo o homem de observar o que ocorre dentro de si mesmo, de reconhecer as suas faltas e de realizar uma verdadeira superação. Em consequência dessas falhas conduzem, inevitavelmente, para um destino comum, ao desenvolvimento da personalidade, que é, exatamente o oposto da individualidade.

Muitas vezes os pensamentos levam a pessoa a fazer o que não gostaria, impedindo-a de fazer aquilo que se propõe; isso ocorre porque sem a participação da consciência, atuam independentemente da vontade, sem nenhum controle. No primeiro caso, sobrevêm o arrependimento, a sensação de culpa, a depressão pela falta de controle dos atos da vontade etc. No segundo, sobrevêm o desestímulo e a falta de confiança em si mesmo.

O conhecimento dos pensamentos e o das deficiências psicológicas faz parte do conhecimento de si mesmo e para que possamos entrar em contato com nossa realidade interna e superar-nos é necessário conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los.

Essa tarefa exige um esforço inteligente, uma observação interna constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimenta do bem, o que torna difícil a sua identificação.
Sinval Lacerda – www.logosofia.org.br


Biografia:
Professor aposentado, curo técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 65765


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Aspectos proeminentes da Logosofia Sinval Lacerda
Artigos As duas etapas da minha vida Sinval Lacerda
Poesias A vida é uma atividde constante Sinval Lacerda
Artigos A Logosofia abrange tudo de que necessitamos para evoluir Sinval Lacerda
Artigos A Logosofia abrange tudo de que necessitamos para evoluir Sinval Lacerda
Artigos A importância da recordação da infância Sinval Lacerda
Artigos A importância da recordação da infância Sinval Lacerda
Artigos A importância da liberdade de pensar Sinval Lacerda
Artigos A gratidão Sinval Lacerda
Artigos A finalidade dos conhececimentos transcendentes Sinval Lacerda

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 58.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Óh, Senhor! - katialimma 66444 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 66423 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66420 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 66408 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 66407 Visitas
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 66379 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 66378 Visitas
INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Michela Aparecida Biltge 66375 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 66373 Visitas
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 66368 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última