Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Museu: melhor investimento
Milka Wolff

Resumo:
Curadora do Museu da Moda diz que o melhor investimento numa viagem é o educacional

Como curadora de um museu sou sempre favorável à disseminação da cultura em todos os aspectos. Ao contrário do que acontece na escola, onde a formação acontece pela frequência diária às aulas e pelo uso dos livros, uma visita a um museu é um fator diferenciado, na qual o aluno pode ver in locco o que somente observa e aprende em livros, independentemente de idade e grau de conhecimento. Aliás, vale lembrar que uma visita a um museu equivale a seis meses de aula, segundo avaliação de professores. Além disso, a experiência dos visitantes é sempre diferenciada de outras, ou seja, cada um tem a sua percepção de determinado objeto exposto que contempla. Logo, o aprendizado em um museu tem um caráter único, sempre ligado à experiência individual do visitante e das circunstâncias em que ocorreu a visita.
Sempre estimulo às pessoas a levarem seus filhos desde pequenos para conhecerem museus a fim de que possam enriquecer seus conhecimentos históricos e culturais. Nenhum presente é tão recompensador quanto o de ofertar aos filhos a apreciação em eventos culturais. Na Europa, por exemplo, as crianças começam a visitar museus a partir dos quatro anos de idade. Há adultos que nunca entraram em um museu, teatro, concerto ou exposições, logo, os filhos acabam ficando sem referência neste aspecto. Infelizmente, muitos turistas brasileiros de classe média e alta só viajam para fazer compras, que deveriam estar em segundo plano. Esses turistas acabam perdendo uma bela oportunidade de enriquecer seus conhecimentos adquirindo uma cultura. Investem em compras e zero em cultura.
O Museu da Moda, apesar de priorizar a cultura da moda e a evolução da indumentária feminina ao longo de quatro mil anos, está aberto para quaisquer outros tipos de exposições e eventos culturais. Como exemplo, até o próximo dia 30 de agosto está expondo no hall de entrada a mostra do 24º e 25º Intercâmbio Internacional de Miniarte com fotografias de 10 diferentes coleções que percorrem os cinco continentes.
Em novembro do ano passado, o museu abriu as portas para uma apresentação do Grupo Pianistas de Bagé que fez um espetáculo inédito no mundo: um recital simultâneo com 5 pianos a 20 mãos. Fiquei muito honrada por terem escolhido o museu para fazerem esta performance.
Meu objetivo é sempre potencializar o papel educativo dessas instituições no desenvolvimento da sociedade e enfatizar seu valor social em um mundo cada vez mais globalizado. Vários estudos apontam que o aprendizado é um processo de mudança conceitual ao invés de absorção de um conhecimento transmitido. Dessa forma, entendo que a instituição-museu é o espaço ideal para o desenvolvimento cognitivo de estudo presencial.

Milka Wolff
www.museudamoda.com.br
milka@milka.com.br

Milka Wolff é estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)


Biografia:
Estilista
Número de vezes que este texto foi lido: 52854


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Moda para todos Milka Wolff
Artigos Sua alma por intermédio das roupas Milka Wolff
Artigos Museu: viagem no tempo Milka Wolff
Artigos Consumismo x cultura Milka Wolff
Artigos Desfiles sem criatividade Milka Wolff
Artigos Museu: melhor investimento Milka Wolff
Artigos Designer de moda ou estilista? Milka Wolff
Artigos Vintage e retrô: qual sua semelhança? Milka Wolff
Artigos Tendências geram expressões na moda Milka Wolff
Artigos Curiosidades no Mundo da Moda Milka Wolff

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56714 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55039 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54812 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última