Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL
ESCRAVIDÃO NEGRA
Ismael Monteiro

Resumo:
Fala sobre a escravidão negra no Brasil, através das obras de Rugendas e Debret

A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL: ANÁLISE DOS ASPECTOS
CULTURA E TRABALHO POR MEIO DAS OBRAS DE JOHANN
MORITZ RUGENDAS E JEAN BAPTISTE DEBRET



     O artigo tem como objetivo fazer uma proposta de realização de uma oficina pedagógica na primeira série do ensino médio, utilizando-se de telas dos pintores Debret e Rugendas. Os aspectos escolhidos foram cultura e trabalho dos negros no período. A apresentação da oficina foi feita utilizando-se de slides instrumentada pelo data-show.
     Rugendas e Debret vieram ao Brasil na primeira metade do século XIX, na época do Brasil Colônia. Rugendas nasceu em 1802 em Ausburg na Alemanha. Publicou o livro Viagem Pitoresca através do Brasil nos anos de 1827 e 1835 e em 1836 na Europa. Ele pintou mais de 500 telas retratando os índios, negros, brancos e a paisagem local.
Debret nasceu em Paris em 1768 e faleceu em 1768. Retratou usos e paisagens do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Sua obra Viagem Pitoresca e Histórica do Brasil, continha mais de 150 ilustrações.
As principais obras de Rugendas foram: Escravo Tatuado que mostra a diversidade dos povos africanos; o Navio Negreiro, que retrata a travessia dos negros da África para a América; Engenho de Açúcar, que era o lugar onde os negros trabalhavam; Capoeira, que mostra a luta de capoeira utilizada pelos negros, dentre outras.
Dentre as obras de Debret destacam-se: Comboio de Café seguindo para a cidade, que retrata o transporte de café por escravos; Vendedor de Tabaco; Negras levadas a Igreja para serem batizadas; Negros no Tronco; Loja de sapateiro; O Cirurgião Negro.

Concluindo, a história contada através da iconografia mostra os costumes e o modo de vida dos escravos e da aristocracia brasileira do século XIX.. Debret foi um ótimo escritor e um pintor que deixou a desejar. Rugendas pintava muito bem mas não conseguia escrever adequadamente.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 65717


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 68100 Visitas
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 67705 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 67302 Visitas
O LIVRO DE JASPER 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67130 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67095 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 67029 Visitas
O LIVRO DE JASPER 3 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66939 Visitas
Abestado - Roberto Machado Godinho 66905 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 66883 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66792 Visitas

Páginas: Próxima Última