Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL
ESCRAVIDÃO NEGRA
Ismael Monteiro

Resumo:
Fala sobre a escravidão negra no Brasil, através das obras de Rugendas e Debret

A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL: ANÁLISE DOS ASPECTOS
CULTURA E TRABALHO POR MEIO DAS OBRAS DE JOHANN
MORITZ RUGENDAS E JEAN BAPTISTE DEBRET



     O artigo tem como objetivo fazer uma proposta de realização de uma oficina pedagógica na primeira série do ensino médio, utilizando-se de telas dos pintores Debret e Rugendas. Os aspectos escolhidos foram cultura e trabalho dos negros no período. A apresentação da oficina foi feita utilizando-se de slides instrumentada pelo data-show.
     Rugendas e Debret vieram ao Brasil na primeira metade do século XIX, na época do Brasil Colônia. Rugendas nasceu em 1802 em Ausburg na Alemanha. Publicou o livro Viagem Pitoresca através do Brasil nos anos de 1827 e 1835 e em 1836 na Europa. Ele pintou mais de 500 telas retratando os índios, negros, brancos e a paisagem local.
Debret nasceu em Paris em 1768 e faleceu em 1768. Retratou usos e paisagens do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Sua obra Viagem Pitoresca e Histórica do Brasil, continha mais de 150 ilustrações.
As principais obras de Rugendas foram: Escravo Tatuado que mostra a diversidade dos povos africanos; o Navio Negreiro, que retrata a travessia dos negros da África para a América; Engenho de Açúcar, que era o lugar onde os negros trabalhavam; Capoeira, que mostra a luta de capoeira utilizada pelos negros, dentre outras.
Dentre as obras de Debret destacam-se: Comboio de Café seguindo para a cidade, que retrata o transporte de café por escravos; Vendedor de Tabaco; Negras levadas a Igreja para serem batizadas; Negros no Tronco; Loja de sapateiro; O Cirurgião Negro.

Concluindo, a história contada através da iconografia mostra os costumes e o modo de vida dos escravos e da aristocracia brasileira do século XIX.. Debret foi um ótimo escritor e um pintor que deixou a desejar. Rugendas pintava muito bem mas não conseguia escrever adequadamente.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52922


Outros títulos do mesmo autor

Roteiros REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL Ismael Monteiro
Roteiros O QUE É A JUSTIÇA Ismael Monteiro
Resenhas Genética do ser humano Ismael Monteiro
Artigos DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE Ismael Monteiro
Contos O CARNAVAL NA FLORESTA Ismael Monteiro
Contos A GIRAFA QUE QUERIA SER MISS Ismael Monteiro
Discursos A Cultura da Paz Ismael Monteiro
Resenhas Robert Ader e o Sofisticado Sistema Imunológico Ismael Monteiro
Contos A MACACA SORAIA Ismael Monteiro
Contos OS LOBOS E AS OVELHAS Ismael Monteiro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 170 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Ressignificação Mental - Caroline Loureiro Prado 6 Visitas

Páginas: Primeira Anterior