Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA DEMOCRACIA DOENTE
DIRCEU DETROZ

A campanha presidencial de 2014 serviu para que as minhas convicções ganhassem ainda mais raízes. A democracia brasileira emergente com o fim da Ditadura Militar, já nasceu doente. E cada vez, se aproxima mais da UTI.

É verdade que ninguém tem uma bola de cristal. É verdade também, que ninguém precisa ter uma bola de cristal para ser politizado. Em 1993, os sinais do tipo de presidencialismo deixado por José Sarney, Collor de Melo e Itamar Franco já eram claros.

A chance esteve nas mãos dos brasileiros no plebiscito para a mudança de regime de governo. O presidencialismo ganhou, e a democracia perdeu. O parlamentarismo não permitiria que governos corruptos se mantivessem no governo. Ou que tentassem se perpetuar nele fabricando currais eleitorais.

Com Dilma Rousseff e Aécio Neves, a nossa democracia ganhou algumas viroses a mais, e o presidencialismo atingiu o fundo do posso. Como candidatos com o desejo de governar uma nação, podemos acusá-los. Como Seres Humanos não. Deve ser coisa de genes. Um cão acuado late. Um Humano acuado costuma olhar para o rabo do vizinho.

Faltando dias para o segundo turno, Aécio e Dilma estão acuados pelas pesquisas eleitorais. Como as promessas já se esgotaram, a saída para bagunçar os currais do adversário é olhar para o seu rabo. Remexer toda a sujeira e o mau cheiro que existe ali. E como tem sujeira!

São os assessores dos dois candidatos que não estão gostando dessa baixaria. Afinal é trabalho redobrado. Depois que todos os cachorros pulguentos já foram catados, encontrar pulgas em cachorros de madames, torna-se uma tarefa cada vez mais difícil.

Essa doença da nossa democracia, também se reflete no Poder Legislativo. A última edição do programa “Painel” do canal por assinatura “Globonews” tinha como tema a nova composição da Câmara de Deputados. Incrível como se falou pouco dos nossos 32 partidos políticos.

A palavra da vez no Congresso Nacional é “Bancada”. Temos bancada de tudo lá dentro. A bancada dos evangélicos, da bola, dos empresários dos ruralistas e muitas outras de acordo com as necessidades.

Com o nosso voto, elegemos cada deputado para nos representar. Depois de eleitos, e recebendo um salário pago por nós, somos sumariamente esquecidos. Lá dentro o que conta são os interesses das bancadas. Uma que não existe, porque nenhum deles tem a vontade de criá-la, é a “bancada do povo”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última