SER PROFESSOR.......
Para que o aluno possa tornar-se um individuo ativo e participativo na construção da sua aprendizagem, é necessário que o professor esteja sempre ao seu lado, para educar rumo a construção da cidadania, é preciso que você professor, participe do Projeto Pedagógico da escola, também é necessário, investigar a realidade da família dos seus alunos; a estrutura da região em saúde, esporte,lazer.Tudo isso para fazer um bom plano de trabalho e de ação adequada á proposta pedagógica democrática a que vai se dedicar.
È necessário ter coragem, curiosidade, humildade e capacidade de decisão, principalmente será preciso impor limites para alcançar os objetivos propostos. Apesar da mídia dos heróis, dos amigos dos familiares os professores continuam a ser os que mais influenciam no ensino de atitudes e crenças a seus alunos. E na escola, depois da família, que a crianças e jovens encontram modelos que mias os marcam e definem.
Essa responsabilidade representa um fardo pesado e resulta consequência em ansiedade, culpa e frustação para os educadores, é necessário assumir a importância desse impacto e se um otimista na missão de transmitir. O bom educador tem o dever moral de ser educar s e de educar os outros para o mundo, pois sabe que suas atitudes irão repercutir moralmente em todos em cada um de seus alunos. Diferentes visões colocadas com clareza, o debate e ampla consulta a comunidade escolar, com base nos padrões que as norteiam, só fazem ajudar nas tomadas de decisões. Esses são seus deveres para com o aluno.
GENI SERRANO DOS SANTOS
RODA DE LEITURA
Para que o aluno seja um ser ativo e participativo na construção da sua aprendizagem, é necessária que o professor esteja sempre do seu lado auxiliando, a roda de leitura são uns dos recursos valiosos para se aplicar em sala de aula, é um completo e apoio ás lições das diferentes disciplinas, ministradas e suas interligações e afinidades que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar.
A roda de leitura bem aplicada amplia o repertório interativo do aluno aumentando sua capacidade de interferir de forma ativa e construtiva no ambiente escolar e sócio social para formar cidadãos, autônomos, solidários e participativos, È necessário o professor saber escolher os livros que serão manuseados pelos os alunos, que o professor esteja atento aos conteúdos moral e ético das leituras escolhidas, que poderá ser trabalhada de forma proveitosa.
Como animador fundamental nas rodas de leitura, o professor deverá ter alguns conhecimentos da situação que será analisado, apresentar dinâmica para trabalhar em grupo ou individual, empenhar-se para que o aluno não desamine e nem desvie dos objetivos propostos na leitura, ajudando a identificar a situações problemas percebidas no texto e chance de pensar e falar livremente. Essas são algumas maneiras de ajudar a trabalhar com os alunos a roda de leitura que irá contribuir para que hoje é considerado um problema e transforme-se amanha em solução.
Encarar esse desafio é preparar o cidadão desde infância para pensar e enfrentar individual ou coletivo os problemas resultantes da diversidade da cultura....
GENI SERRANO DOS DANTOS
|