Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O poder de adaptação
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
Uma das causas que mais contribuem para a infelicidade humana e criam as maiores dificuldades e, sem dúvida alguma, a incapacidade para o uso inteligente dos próprios recursos internos em cada circunstância adversa ou situação difícil que o ser deve enfrentar.

O poder de adaptação - Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Uma das causas que mais contribuem para a infelicidade humana e criam as maiores dificuldades é, sem dúvida alguma, a incapacidade para o uso inteligente dos próprios recursos internos em cada circunstância adversa ou situação difícil que o ser deve enfrentar no curso de seus dias. Entre esses recursos, talvez o de maior potência seja o da adaptabilidade.

É frequente constatar uma tenaz resistência à aceitação das mudanças inesperadas que costumam produzir-se nas situações tidas como permanentes na vida corrente; tanto assim que a primeira reação psicológica ou do sentimento é o desespero e o desconsolo, acompanhados de um profundo pesar, muitas vezes inibidor da reflexão.

É claro que o tempo atua como sedativo e, em definitivo, é ele que traz a adaptação. Essa mesma prova de indulgência das forças que sustentam o espírito revela a existência de um poder, o de adaptação, que, sem anular temporariamente nem diminuir em nada as prerrogativas humanas, evita os transtornos da alma e facilita em alto grau o desenvolvimento progressivo rumo à normalidade alterada. Mas esse poder vai mais além. Usado com o devido conhecimento, o ser pode adaptar-se a todos os ambientes e situações sem sofrer o mais leve incômodo; e mais: essa mesma força assimilativa que dilui o elemento discordante no próprio recipiente do critério, onde se combinam e se conciliam as distâncias psicológicas e temperamentais, assim como as de berço e outras causas, produz um prazer inexprimível.

A própria vida ensina ser ela, em essência, a expressão mais acabada da adaptação

A série de mudanças que se experimentam, as transformações, as experiências que corrigem até costumes, propiciam constantemente a necessidade da adaptação. Quem estuda deve se adaptar às exigências do estudo, como deve quem trabalha fazê-lo em relação às desse gênero de atividade, e assim sucessivamente em todos os casos. O essencial é não prejudicar as energias internas afetando-as com depressões e sofrimentos que diminuem o vigor do espírito e restringem as possibilidades humanas.

Quando se projeta fazer tal ou qual coisa, deve-se conservar, e até aumentar, o entusiasmo que animou o projeto. Geralmente se fracassa por não se haver adaptado a própria disposição às exigências da atividade que sua realização costuma demandar.

Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias. O contrário seria nos entregarmos como prisioneiros de um inimigo invisível, porém real, que estaria continuamente abatendo nosso ânimo.



Texto extraído da Coletânea da Revista Logosofia, tomo II, pág


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 61665


Outros títulos do mesmo autor

Artigos As pesctos importantes da Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos As duas etapas da minha vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Em busca da superação individual Sinval Martinho Lacerda
Artigos Logosofia, ciência da vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos O despertar de uma nova vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Benefícios conquistados com a Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos A verdadeira gratidão Sinval Martinho Lacerda
Artigos O poder de adaptação Sinval Martinho Lacerda
Artigos Particularidade da Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Resultados obtidos com a orientação logosófica Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Mórbido - Maria Julia pontes 62447 Visitas
SIGA TEU CORAÇÃO, MARIANE - Orlando Batista dos Santos 62446 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62443 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62421 Visitas
Idéais - valmir viana 62420 Visitas
Segredos - Maria Julia pontes 62415 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62403 Visitas
Canção - valmir viana 62400 Visitas
NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! - Lailton Araújo 62397 Visitas
Coração - Marcos Loures 62395 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última