Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O poder de adaptação
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
Uma das causas que mais contribuem para a infelicidade humana e criam as maiores dificuldades e, sem dúvida alguma, a incapacidade para o uso inteligente dos próprios recursos internos em cada circunstância adversa ou situação difícil que o ser deve enfrentar.

O poder de adaptação - Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Uma das causas que mais contribuem para a infelicidade humana e criam as maiores dificuldades é, sem dúvida alguma, a incapacidade para o uso inteligente dos próprios recursos internos em cada circunstância adversa ou situação difícil que o ser deve enfrentar no curso de seus dias. Entre esses recursos, talvez o de maior potência seja o da adaptabilidade.

É frequente constatar uma tenaz resistência à aceitação das mudanças inesperadas que costumam produzir-se nas situações tidas como permanentes na vida corrente; tanto assim que a primeira reação psicológica ou do sentimento é o desespero e o desconsolo, acompanhados de um profundo pesar, muitas vezes inibidor da reflexão.

É claro que o tempo atua como sedativo e, em definitivo, é ele que traz a adaptação. Essa mesma prova de indulgência das forças que sustentam o espírito revela a existência de um poder, o de adaptação, que, sem anular temporariamente nem diminuir em nada as prerrogativas humanas, evita os transtornos da alma e facilita em alto grau o desenvolvimento progressivo rumo à normalidade alterada. Mas esse poder vai mais além. Usado com o devido conhecimento, o ser pode adaptar-se a todos os ambientes e situações sem sofrer o mais leve incômodo; e mais: essa mesma força assimilativa que dilui o elemento discordante no próprio recipiente do critério, onde se combinam e se conciliam as distâncias psicológicas e temperamentais, assim como as de berço e outras causas, produz um prazer inexprimível.

A própria vida ensina ser ela, em essência, a expressão mais acabada da adaptação

A série de mudanças que se experimentam, as transformações, as experiências que corrigem até costumes, propiciam constantemente a necessidade da adaptação. Quem estuda deve se adaptar às exigências do estudo, como deve quem trabalha fazê-lo em relação às desse gênero de atividade, e assim sucessivamente em todos os casos. O essencial é não prejudicar as energias internas afetando-as com depressões e sofrimentos que diminuem o vigor do espírito e restringem as possibilidades humanas.

Quando se projeta fazer tal ou qual coisa, deve-se conservar, e até aumentar, o entusiasmo que animou o projeto. Geralmente se fracassa por não se haver adaptado a própria disposição às exigências da atividade que sua realização costuma demandar.

Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias. O contrário seria nos entregarmos como prisioneiros de um inimigo invisível, porém real, que estaria continuamente abatendo nosso ânimo.



Texto extraído da Coletânea da Revista Logosofia, tomo II, pág


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 61660


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos A atuação dos pensamentos em nossa vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Individualidade e personalidade Sinval Martinho Lacerda
Artigos Defesas mentais Sinval Martinho Lacerda
Artigos Os ciclos da evolução humana por meio das Leis Universais Sinval Martinho Lacerda
Poesias Logosofia - Ciência em Prol da Superação Humana, Sinval Martinho Lacerda
Artigos Condução consciente da vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos Meu primeiro contato com a Fundação Logosófica Sinval Martinho Lacerda
Artigos Edificação de uma nova vida Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 171 até 179 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A menina que sonhava ser professora - maria moreira do nascimento 26 Visitas
Brincadeiras folclóricas - Jaid Antonio Ribeiro Waishaupt 19 Visitas
A tecnologia na inclusão e seus desafios - Eliane dos Reis de Morais 11 Visitas
🌿 Saudade do Jardim 🌱 - Pedro Trajano de Araujo 3 Visitas
Heróis de Fumaça - Pedro Trajano de Araujo 2 Visitas
A Bagagem - Pedro Trajano de Araujo 2 Visitas
Entre as Horas, Silêncio - Pedro Trajano de Araujo 1 Visitas

Páginas: Primeira Anterior