Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS LIÇÕES NUNCA APRENDIDAS
DIRCEU DETROZ

No domingo, eu acordei quando o sérvio Novak Djokovic acabava de empatar a final do Aberto da Austrália. Depois, vi Djokovic ele fazer 3x1, e 4x1. E para a minha alegria, conquistar o título pela terceira vez consecutiva. Uma façanha que poucos tenistas conseguiram.

Com a rotina quebrada, e pensando primeiro nas coisas do coração, abri as primeiras páginas de notícias da internet quase às 11 horas da manhã. Então, como deve ter acontecido com milhões de brasileiros, fiquei sabendo da tragédia dos gaúchos. Tragédias dessa magnitude sempre nos comovem num primeiro momento.

Depois, à medida que informações antes desencontradas, vão se confirmando, a comoção abre espaço para a revolta. Isso não é uma exceção. É a regra. Centenas têm de perder a vida, para se descobrir depois que tudo estava errado. O pior é a pergunta que deve ser feita. Quando vamos acertar? Aprender as lições

Agora fica fácil apontar o dedo para os donos e dizer: Eles são os culpados. Assim como a nossa comoção e revolta tem o tamanho de um passo de galinha, a sociedade é expert em se isentar de culpa. Uma das informações é de que o alvará de funcionamento estava vencido há sete meses.

E garanto que agora, muitos engenheiros dirão que naquele lugar não poderia funcionar uma boate. Por algum tempo, ficaremos sabendo de muitas coisas que não poderia. Infelizmente elas continuarão acontecendo de norte a sul do Brasil. Um ponto para a presidente Dilma Rousseff, que deixou a política de lado, para estar perto da tragédia.

Eu me comovi com a morte de centenas de jovens. No entanto, devo dizer que passei uma semana assistindo ao programa “Brasil Urgente” da TV Bandeirantes. O assunto da minha coluna seria as tragédias silenciosas das nossas metrópoles. Mortes violentas de mulheres, homens e crianças inocentes.

Essas tragédias também deveriam comover a sociedade e os políticos. E não é isso que acontece. Estamos perdendo a nossa liberdade para o crime. Perder a vida numa esquina entrou para o script da banalidade. Tiros na cabeça estão com mais frequência em nosso cotidiano. Quase como comer, beber e dormir.

Então, quando ficamos sabendo da gestação do novo Código Penal. E que nele as penas para quem maltrata um animal, são maiores do que para quem maltrata uma criança ou um idoso, é desesperador. Estamos prestes a completar a nossa inversão de valores. Estamos criando um novo script em nosso cotidiano. Cada vez mais, veremos assassinos saindo pela porta da frente das nossas cadeias. Se eles não mataram um gato, ou um cachorro.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 65786


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Sangria desatada - Flora Fernweh 75961 Visitas
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 71268 Visitas
DOIS CORAÇÕES - orivaldo grandizoli 70961 Visitas
Carta Tardia - Fernando Rodrigues dos Santos 70613 Visitas
O SABICHÃO - Robério Pereira Barreto 70432 Visitas
Essa não é mais uma carta - Fernando Rodrigues dos Santos 69696 Visitas
RPG. - Kady Barker 69492 Visitas
A mulher grávida - Flora Fernweh 69397 Visitas
Perolado de Carmim - José Ernesto Kappel 69329 Visitas
Computador formatado, ano novo! - Vander Roberto 69302 Visitas

Páginas: Próxima Última