Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cirurgia Plástica em pacientes HIV Positivos
Dr. Pedro Alexandre

Resumo:
Algumas drogas utilizadas no tratamento da doença passaram a produzir nos pacientes um efeito colateral denominado lipodistrofia

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) surgiu, em meados dos anos 80, como uma enorme catástrofe devido a sua alta mortalidade e tratamentos ainda ineficazes. Além disso, as formas de contágio, entre outras por contato sexual e uso de drogas injetáveis, deu à nova enfermidade uma conotação pejorativa, constrangendo os já tão sofridos doentes por suscitar especulações repletas de preconceitos sobre a sua vida privada e seus problemas pessoais.
Com os enormes avanços na terapia da SIDA, a sobrevida desses pacientes, felizmente, mudou radicalmente para melhor, possibilitando-os, desde que observados alguns cuidados, a terem uma vida praticamente normal e podendo conviver social, afetiva e sexualmente com outras pessoas, com segurança. Algumas drogas utilizadas no tratamento da doença, no entanto, passaram a produzir nos pacientes um efeito colateral denominado lipodistrofia. Este consiste em uma distribuição anômala da gordura corporal que se acumula no tronco (abdômen, tórax, dorso), na nuca e no pescoço e, praticamente, desaparece dos membros superiores, inferiores, face e glúteos, causando grandes deformidades.
Esses pacientes podem obter grandes benefícios com a lipoaspiração, preenchimentos faciais e próteses de silicone (para glúteos, panturrilhas e coxas). O que se observa, porém, é que muitos pacientes ainda desconhecem esses recursos ou receiam que, por serem soro positivos, as cirurgias plásticas neles realizadas se tornem de alto risco, o que absolutamente não ocorre. Outro fator que influencia a menor procura por auxílio na cirurgia plástica pelo paciente HIV positivo é o seu constrangimento e receio de rejeição por parte do médico, o que, lamentavelmente, ainda acontece por ignorância ou preconceito dos profissionais. Felizmente, uma maior conscientização dos cirurgiões plásticos em sintonia com os infectologistas, psiquiatras e outros especialistas tem diminuído esse problema, possibilitado, cada vez mais, que essas pessoas vítimas da infecção pelo HIV e todas suas consequências estigmatizantes consigam todo o apoio necessário para melhorar a sua autoestima e se libertarem de uma culpa que genuinamente não lhes pertence.

Dr. Pedro Alexandre
Cirurgião Plástico      
drpedroalexandre@bol.com.br
www.drpedroalexandre.com.br


Biografia:
Graduado em Medicina pela PUCRS (1986) Residência em Cirurgia Geral Hospital São Lucas da PUCRS (1987/1988) Especializado em Cirurgia Plástica no serviço do Prof. Dr. Ivo Pitanguy (1989 a 1992) Membro especialista da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - São Paulo (1991) - http://www.cirurgiaplastica.org.br Chefe do Setor de Reconstrução Mamária do Serviço de Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre Instrutor de Ensino da Residência Médica – Cirurgia Plástica – Hospital São Lucas da PUC. Consultor de Gluteoplastia (Plástica de Glúteo) – Clinica do Dr. Pietro Lorenzetti – Catania – Itália Preceptor da Residência em Cirurgia Plástica do Hospital Conceição
Número de vezes que este texto foi lido: 64195


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A cirurgia plástica na terceira idade Dr. Pedro Alexandre
Artigos Próteses de silicone: quando tudo começou Dr. Pedro Alexandre
Artigos A origem da Cirurgia Plástica Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica estética: Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica: verdades e mitos Dr. Pedro Alexandre
Artigos A cirurgia plástica na era da informação Dr. Pedro Alexandre
Artigos A bela e a fera Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica estética na adolescência e infância Dr. Pedro Alexandre
Artigos Procedimentos complementares em cirurgia plástica: Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica em homens Dr. Pedro Alexandre

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 64407 Visitas
Definidas as semifinais do Paulista A3 2024 - Vander Roberto 64309 Visitas
Refloresceu .... - Maisnatureza 64247 Visitas
Derecho al agua potable - Yuran Lukeny Antonio Mulenza 64242 Visitas
Faça alguém feliz - 64235 Visitas
O “stress” pode ser uma escolha... - jecer de souza brito 64235 Visitas
CENA de RUA: livro de imagens - Tânia Du Bois 64234 Visitas
Vento Brando - José Ernesto Kappel 64234 Visitas
Coração - Marcos Loures 64234 Visitas
Porque ler POSTIGOS - Tânia Du Bois 64232 Visitas

Páginas: Próxima Última