Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MOCINHOS E VILÕES
DIRCEU DETROZ

Antes de falar dos mocinhos e vilões da vida real, vou dar uma mexida no balaio dos gatos. Depois de acordar no sábado, e começar ler as notícias na internet, me senti chegando de outro planeta. Com exceção da meteorologia, para aonde o meu mouse me levasse o assunto era o final da novela “Avenida Brasil”.

Muitos psicólogos se debruçam sobre essa religião chamada “novelas da Globo”. Todos tentam explicá-la de algum modo. Especialmente nos grandes centros, onde as opções de lazer são maiores. Nas entrevistas, a constelação de grandes atores brasileiros, deixa clara sua preferência pelo teatro. Televisão fica em segundo plano.

O programa “Starte” do canal por assinatura “Globo News”, fez uma série de entrevistas com quatro atrizes. Agora a série é com quatro atores. Na semana passada o entrevistado foi a ator Antônio Fagundes. Que também colocou a emoção do teatro acima da televisão.

As fotos das ruas desertas de São Paulo impressionavam. Outros números impressionam ainda mais. O último capítulo da novela teve duzentos anunciantes. Foram sessenta pontos no Ibope. Na grande São Paulo, cada ponto corresponde a sessenta mil televisores ligados. Até a presidente Dilma Rousseff, andou mudando horário de comício para não perder a novela.

Fui um dos poucos gatos pingados, que não viu a novela, e nem o capítulo final. Por esse motivo, no fim de semana, sofri uma espécie de “bullying novelístico”. Não me importei muito com isso. Transformei o “bullying novelístico” em “bullying literário”.
E se “Avenida Brasil” fosse um romance escrito, você lia do começo ao fim?

Ser mocinho ou vilão faz parte da nossa dualidade. Descambamos para um lado ou outro, de acordo com quem está no comando. Nossos anjos ou diabinhos. Entre eles trava-se uma guerra interminável. E temos uma sorte danada. Quando nos olhamos no espelho, não vemos a aparência deles. Nem os métodos que eles usam.

É comum na ficção torcer descaradamente para o vilão. Dependendo do enredo até tem certa lógica. O problema começa quando perdemos a capacidade de dissociar a ficção da realidade. E nunca podemos esquecer que em cada curva do caminho de mocinhos e vilões está a hipocrisia humana.

Alguns dizem que o julgamento do “Mensalão” virou novela. No STF não existem atores. Mesmo rebuscados e com alguns disfarces os juízes são reais. Até neste ambiente nasceu um mocinho. Ele é Joaquim Barbosa. E um vilão. Ele é Ricardo Lewandowski. Ou vice-versa. Dependendo do lado e da ótica que você olhe, temos sempre um anjo e um diabinho. Nem tente fugir. É impossível. Data venia.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52867


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68983 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57904 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55808 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55060 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54988 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54863 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54853 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54757 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54724 Visitas

Páginas: Próxima Última