Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Uma Raridade: SACO DE VIAGEM
Tânia Du Bois


Viajar é fazer arte. E fazer arte é conhecer o livro SACO DE VIAGEM, única obra de Tyrteu Rocha Vianna, que teve a sua primeira edição em 1928, através de Mansueto Bernardi, pela Livraria Globo de PA. Raridade bibliográfica, com tiragem restrita para o autor de 10 exemplares, marcados de A à J. O livro é dividido em duas partes, sendo, a primeira, Vontades de Versos Futuristas: No Galpão:

“Lá fora o patrão D. Inverno / Mais D. Frio e seu capataz Minuano / Mais
a peonada deles feita de pingos de garoa / Iam repontando / A manada retacona dos peães / Do pasto alto das noturnas calaveiragens
pelos ranchos / Da vizinhança grávida de gurias cubiços palpáveis /
Para a mangueira das 4 paredes do Galpão...”

A segunda, Churrascos de Viagem: Alegrete:

“A Arábia pétrea / Reedificada por cima do fogão / Da coxilha da cozinha purgatorial / Do diabo rengo em pessoa / Suados suando suores /
Em trajes meio menores...”

Para viajar, basta usar de artifícios como a imaginação e a criatividade, pensando na concepção da palavra, no verdadeiro sonho a ser concretizado aos movimentos do mundo – traços, formas, cores e palavras que trazem a sensação do prazer pela descoberta das raízes do Modernismo no Rio Grande do Sul.
Tyrteu traz o modernismo sul rio-grandense com sua poética de radicalidade inovadora. Busca o diferencial ao escrever poemas diferentes e, ao mesmo tempo, rejeitados ou ignorados por boa parte dos modernistas.
Seu livro, Saco de Viagem, reflete na poesia a paisagem da Campanha, com suas mazelas e desigualdades sociais. Também, retrata o mundo ao construir uma obra de arte na qual somos capazes de nela nos colocar.
O autor aproveita uma nova linguagem para mostrar o que o marcou fundo e para sempre, como as suas necessidades literárias que ele aprimora nas transfigurações poéticas. Cria um jogo entre o intelecto e a imaginação, mobilizando a capacidade vivencial que se traduz no crescimento e no enriquecimento da literatura do Rio Grande do Sul.
Uma viagem, mil palavras... “Mexendo, afoitos, em Passo Fundo, na preciosa “Rio-Grandina” de Antonio Carlos Machado, localizamos a “raridade”, ... o livro Saco de Viagem, de Tyrteu Rocha Vianna”, que então, pelo proprietário, foi generosamente doada ao escritor Itálico Marcon.
O livro Saco de Viagem enriquece a vida por permitir que se desfrute da alma do escritor e, assim, transformar o momento do leitor numa viagem sem fim.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61721


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PONTOS de INTERROGAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos O PREVISTO e o IMPREVISTO Tânia Du Bois
Artigos GAIOLAS Tânia Du Bois
Artigos o OBJETO Tânia Du Bois
Artigos SONHAR Tânia Du Bois
Artigos AROMAS Tânia Du Bois
Artigos RETRATOS da VIDA Tânia Du Bois
Artigos LAGO sem MARGENS Tânia Du Bois
Artigos OLHAR SEM LIMITE Tânia Du Bois
Artigos o FATO na FOTO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 61 até 70 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 62476 Visitas
Literatura Hebraica - valmir viana 62474 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 62472 Visitas
Poema para um mortal. - Poeta do Amor 62472 Visitas
Segredos - Maria Julia pontes 62471 Visitas
Decadência - Marcos Loures 62457 Visitas
Each Moment - Kelen Cristine N Pinto 62449 Visitas
Criação - valmir viana 62448 Visitas
Soneto Sofrido - Poeta do Amor 62442 Visitas
sei quem sou? - 62440 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última