Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O VELHO CARVALHO
Saulo Piva Romero

O VELHO CARVALHO

ERA UMA VEZ UM REI IMPIEDOSO E MALVADO. ELE NÃO GOSTAVA DOS CAMPONESES QUE MORAVAM EM UM BOSQUE QUE FICAVA PRÓXIMO AO SEU GRANDIOSO PALÁCIO.
ELE ERA CONHECIDO COMO IVAN, O VAIDOSO, POIS, TINHA MANIA DE GRANDEZA. ELE NÃO SE SATISFAZIA COM PEQUENAS COISAS.
O REI SEMPRE QUERIA SER O CENTRO DAS ATENÇÕES.
SENDO ASSIM O REI RESOLVEU FAZER UMA REFORMA NO SEU PALÁCIO.
MAS PARA QUE ISSO FOSSE POSSÍVEL, ELE TERIA QUE DERRUBAR O BOSQUE QUE FICAVA AO REDOR DO SEU PALÁCIO PARA PODER AUMENTAR AINDA MAIS O TAMANHO DO SEU IMENSO PALÁCIO.
OS CAMPONESES QUE VIVIAM NO BOSQUE FICARAM MUITO PREOCUPADOS, POIS, ALÉM DE PERDEREM OS SEUS LARES, A AGRICULTURA E A TERRA SERIA PREJUDICADA.
O REI IVAN HAVIA TOMADO ESSA ATITUDE MOVIDA PELA VAIDADE E NÃO SABIA QUE NAQUELE BOSQUE EXISTIA UM VELHO CARVALHO CENTENÁRIO QUE ERA O SÍMBOLO DA FARTURA DAQUELE GLORIOSO REINO.
OS MINISTROS DO REI TENTARAM DE TODAS AS MANEIRAS FAZER COM QUE ELE DESISTISSE DA IDEIA DE DERRUBAR O BOSQUE EM QUE VIVIA O VELHO CARVALHO, MAS O REI NÃO ATENDEU AO PEDIDO DOS MINISTROS E ORDENOU IMEDIATAMENTE A DERRUBADA DO BOSQUE PARA QUE A AMPLIAÇÃO DO SEU GRANDIOSO PALÁCIO COMEÇASSE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
MAS, OS SERVOS REAIS SE RECUSARAM A CUMPRIR A ORDEM DADA PELO REI PARA A ALEGRIA DOS CAMPONESES QUE HABITAVAM NAQUELE BOSQUE.
COM ISSO O REI FICOU FURIOSO E MANDOU PRENDER TODOS OS SEUS SERVOS E AINDA NÃO SATISFEITO ORDENOU QUE A GUARDA REAL EXPULSASSE OS CAMPONESES QUE LÁ VIVIAM.
COMO MANDOU TODOS OS SERVOS PARA O CALABOUÇO, COMEÇOU ELE MESMO A DERRUBAR O BOSQUE ONDE ESTAVA PLANTADO O VELHO CARVALHO.
ASSIM QUANDO ELE CHEGOU AO CORAÇÃO DO BOSQUE E VIU O VELHO CARVALHO CENTENÁRIO FICOU AINDA MAIS FURIOSO COMEÇANDO A GOLPEÁ-LO COM UM MACHADO, MAS ISSO DE NADA ADIANTOU.


POIS, O REI LEVOU UM GRANDE SUSTO, ENQUANTO FAZIA O TRONCO DO VELHO CARVALHO SANGRAR COM AS SUAS IMPIEDOSAS MACHADAS, POIS, O VELHO CARVALHO ABRIU OS SEUS OLHOS E COMEÇOU A MOVIMENTAR A SUA BOCA.
O REI INCRÉDULO DEU UM PULO PARA TRÁS, POIS, NÃO ESTAVA ENTENDENDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO, POIS, ESTAVA VENDO E OUVINDO O VELHO CARVALHO DIALOGAR COM ELE.
- POR QUE VOCÊ ME FERE COM TANTA FÚRIA SE EU NUNCA LHE FIZ MAL ALGUM?
O VAIDOSO REI AINDA SE RECUPERANDO DO SUSTO, RESPONDE:
- EU QUERO AMPLIAR O MEU GRANDIOSO PALÁCIO E VOCÊ TEM QUE SAIR DO MEU CAMINHO PARA O MEU SONHO SE REALIZAR.
ENTÃO, O VELHO CARVALHO CENTENÁRIO, DISSE:
- É UMA PENA QUE A SUA VAIDOSA AMBIÇÃO TENHA ENDURECIDO O SEU CORAÇÃO E CEGADO A SUA VISÃO!
O IMPIEDOSO REI NÃO SE COMOVEU COM AS SÁBIAS PALAVRAS DITAS PELO VELHO CARVALHO E ACEITOU O SEU SACRIFICIO SEM MAIS DIZER UMA PALAVRA.
O MALVADO REI LEVOU ADIANTE A SUA AMBIÇÃO E COM UM ÚLTIMO GOLPE COM MUITO MAIS FÚRIA DERRUBOU O VELHO CARVALHO QUE IMEDIATAMENTE CAIU JÁ SEM VIDA NO GRAMADO DAQUELE BOSQUE ONDE HAVIA VIVIDO OS SEUS GLORIOSOS CEM ANOS.
DEUS FICOU MUITO TRISTE COM A ATITUDE DO REI POR NÃO TER POUPADO A VIDA DO VELHO CARVALHO, ENTÃO FEZ COM QUE O REI E TODOS OS VIVIAM NO SEU GRANDIOSO PALÁCIO SENTISSEM MUITA FOME, POIS, O VELHO CARVALHO ERA O SÍMBOLO DA FARTURA QUE DEUS HAVIA PLANTADO NO CORAÇÃO DO BOSQUE PRÓXIMO AO REINO GOVERNADO PELO VAIDOSO REI.
ASSIM O REI E OS PALACIANOS COMEÇARAM A SENTIR UMA FOME SEM FIM E À MEDIDA QUE O REI TENTAVA SACIAR A FOME A AUMENTAVA AINDA MAIS.
ENTÃO EM POUCO TEMPO, O REI FAMINTO ACABOU COM O ESTOQUE DE ALIMENTOS DO PALÁCIO E CONFORME A SUA FOME AUMENTAVA, O REI COMEÇOU A VENDER SEUS BENS PARA SACIAR A FOME SEM FIM QUE SENTIA E QUANDO TODOS OS SEUS BENS FORAM VENDIDOS E ELE NÃO TINHA MAIS NADA PARA OFERECER EM TROCA DE ALIMENTOS NUMA ATITUDE DESESPERADA, ELE DECIDIU VENDER A SUA FILHA PARA QUE COM O DINHEIRO ARRECADADO TENTASSE SACIAR A FOME SEM FIM QUE SEMPRE SENTIA.
A FOME QUE O VAIDOSOE AMBIOSO SENTIA FEZ COM QUE ELE ENLOUQUECESSE.
ASSIM ENLOUQUECIDO ELE ENTROU NO CORAÇÃO DO BOSQUE E LÁ CRIOU RAÍZES E FICOU PLANTADO NO MESMO LUGAR ONDE HAVIA SACRIFICADO A VIDA DO VELHO CARVALHO CENTENÁRIO.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52899


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54717 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54625 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54575 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54410 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54364 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54347 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54311 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54244 Visitas
Amores! - 54218 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54183 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última