Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Marias-coturnos
Rafael da Silva Claro



O general Eduardo Villas Bôas já disse que Dilma Roussef, na iminência de sofrer o impeachment, sondou uma intervenção militar. Parece estranho, para uma pessoa que tem muitos motivos para querer distância de milico. Tratando-se de ex-integrante da VAR-Palmares, que chora quando lembra dos porões da tortura, ela pode ter sofrido da Síndrome de Estocolmo.

Ultimamente, outras figuras não aguentaram e pediram a volta dos militares. O jornalista Mario Sergio Conti não se conteve, traiu aquele discursinho batido de quem abomina o Regime Militar.

Eliane Cantanhêde e Hélio Schwartsman, ambos jornalistas, também tentam atiçar as Forças Armadas. Eles precisam de alguém para chamar de inimigo.

A senadora Kátia Abreu também “abriu o bico”. Na sua vasta coleção de subterfúgios, falsamente democráticos, ela acaba de acrescentar um pedido de “Exército nas ruas”.

Chico Buarque, Caetano Veloso, Ivan Lins e outros artistas produziram muito melhor durante os Anos de Chumbo. Músicas de protesto não emplacam mais, festivais não pegam e letras cifradas beiram a paranoia.

Para piorar, uma nova safra de políticos, com seus vinte ou trinta e poucos anos, surge com um “trauma” da Ditadura por procuração, uma espécie de saudade de tempos não vividos. Tenho certeza que muita gente anseia que os militares voltem ao poder. Assim, teriam histórias para contar e suas vidas fariam algum sentido. Têm pessoas que vivem disso narrativa e financeiramente.

Essa história veio à tona novamente, sobretudo com o 57º aniversário da Revolução (ou Golpe) Militar. Isso faz tanto sentido quanto em 1989 ficar lamentando a Revolução Constitucionalista de 32.

Já tem gente programando festejar, retornando para o Brasil, ou já estando aqui mesmo, a volta da democracia, em oposição a um regime de exceção imaginário.

O que são arbitrárias são as atividades do Supremo Tribunal Federal (STF), alguns prefeitos e governadores, mas disso poucos reclamam. A justificativa para os abusos que vemos é a pandemia. Quando o STF deu todos os poderes para prefeitos e governadores traçarem um plano de combate à covid-19 foi aberta a Caixa de Pandora. Agora é a anomia. Têm até quem pede golpe militar.

Felizmente, muitos que têm por volta de 30 anos não dão trela, compreendendo o quão é anacrônico esse papo que serve de muleta até hoje. O governo que permaneceu de 1964 a 1985 sustenta narrativas e bolsos até hoje. Têm coletivos que necessitam desesperadamente disso para sustentar o discurso. São as Marias-coturnos.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52864


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O capitão e o sindicalista Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Uma noite em Las Vegas Rafael da Silva Claro
Resenhas 🔴 Euforia e exaustão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Chuchu beleza Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Mascote politicamente incorreto Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Apenas um instante no universo Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 “Um museu de grandes novidades” Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O mundo de Nárnia Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 405.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68889 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57829 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56641 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54719 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54626 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54544 Visitas

Páginas: Próxima Última