Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A História e a lenda
DIRCEU DETROZ

A História e a lenda

“Pindorama”, era assim que parte das tribos que aqui habitavam, em especial os Tupis, chamavam esta terra antes da “civilização” europeia representada por portugueses chegasse com suas caravelas em 1500.

Consultando a Wikipédia, encontramos três significados para a palavra “Pindorama” na língua Tupi. “Terra, lugar, região das palmeiras” e “espetáculo das palmeiras”. Ainda poderia designar o local mítico dos tupis-guaranis, uma terra livre de todos os males.

Desde a chegada de Cabral até 1527 o nosso pais teve oito nomes. O primeiro batismo foi “Ilha de Vera Cruz”. Entre 1501 e 1503, “Terra Nova” e “Terra dos Papagaios”. Em 1503, mudamos de nome duas vezes. “Terra de Vera Cruz” e “Terra de Santa Cruz”. Aconteceu o mesmo em 1505, “Terra Santa Cruz do Brasil” e Terra Brasil”. Apenas Brasil a partir de 1527.

Nos bancos escolares aprendemos que Brasil vem do possivelmente primeiro grande crime ambiental praticado nesta terra. A espécie de madeira “Pau-brasil” foi dizimada das florestas. Na língua tupi-guarani, Brasil significa “vermelho como brasa”. É deste ponto em diante que os historiadores começam a divergir. A maioria crê que o nome não vem da madeira já conhecida por mercadores do Oriente desde o século 9.

Deste ponto também, História e lenda em torno do nome “Brasil” começam a se confundir. Muito antes da era das grandes navegações e do êxito das descobertas, mapas medievais mostravam a localização tanto de ilhas reais quanto imaginárias. Os grandes navegantes tinham o conhecimento destes mapas.

Um deles datado de 1324 mostra uma ilha localizada a oeste da Irlanda, com várias grafias diferentes chamada Brasil. A palavra é de origem celta e tem o significado de “Terra dos Bem-Afortunados” Um lugar de prazer perpétuo e festejos. Os portugueses trocariam a religiosidade por um batismo místico? Historiadores aceitam essa hipótese.

Uma dessas lendas fala sobre os escritos de São Brandão, o santo navegante. Datado do século 10, em “A Navegação do Abade São Brandão”, ele conta ter chegado na “Ilha Brasil” descrevendo o local com vegetação exuberante e animais exóticos. Idêntico com as primeiras impressões dos portugueses.

Outra lenda celta conta de uma ilha envolta por névoas permanentes. Quem leu vai se lembrar da obra-prima da escritora Marion Zimmer Bradley “As Brumas de Avalon”. Enfeitiçado pela irmã Eithne por querer construir uma torre que chegasse ao céu, este lugar foi a moradia do mago druida “Brasal” ou “Breasal” após a sua morte.

Admirador da cultura celta, o meu desejo é que a lenda e o misticismo prevalecessem sobre a História e a religiosidade!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52939


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55014 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54888 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54789 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54689 Visitas

Páginas: Próxima Última