Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ideologia e a cultura
DIRCEU DETROZ

Escrito em 1953 por Ray Bradbury, “Fahrenheit 451” é uma ficção que se passa num futuro não muito distante. Uma América totalmente anti-intelectual está fora de controle.

Ali os livros são considerados mercadorias ilegais. A pena mínima para quem for pego com um, é ser internado num hospício. No livro, o personagem Guy Montag trabalha como bombeiro. Montag não é o típico bombeiro que muitos garotos e garotas sonham ser quando crescerem atualmente.

Minha torcida é que num futuro, o Brasil não seja tomado por bombeiros como Montag. Depois de uma guinada perigosa a esquerda, nossa guinada à direita tornou-se ainda mais perigosa. Montag passa seus dias queimando livros e as casas de quem os tem. Volta para casa à noite com a sensação de dever cumprido. O número 451 é a temperatura em graus Fahrenheit da queima do papel. Equivalente a 233 graus Celsius.

Como não poderia deixar de ser, no fim do livro o mundo em que o bombeiro Montag vive desmorona. Entretanto, o otimismo com o que pode surgir é muito pequeno. De repente, livros e leitores se revelam novamente. Uma tentativa de a cultura renascer das cinzas.

Saindo da ficção, nas últimas semanas assistimos várias tentativas do governo de extrema-direita brasileiro de enquadrar a cultura. Essas tentativas foram desde imitar discursos nazistas, até satanizar o rock. Não fosse a mídia, certamente o discurso nazista tinha passado incólume pelas gargantas dos brasileiros e o discursista continuando no cargo.

Se chegar, a ex-namoradinha do Brasil não chegará para salvar ou dar um jeito na cultura do Brasil. É uma tentativa desesperada da extrema-direita brasileira de seduzir a sociedade. Colocá-la contra quem se opõem

Aceitando, o rostinho de Regina Duarte que outrora já foi mais bonitinho, será usado exaustivamente pela extrema-direita para enraizar definitivamente sua ideologia na cultura brasileira. Primeiro o uso do seu rosto será uma espécie de chamariz. Depois um conta-gotas. Doses suaves e doce até o zumbi estar apto e pronto.

Todos os que tentaram o que se tenta no Brasil sucumbiram. Foram enviados para o capítulo doente da História. Não sem antes prejudicar outras sociedades no nosso planeta. Tocar em seus nomes é motivo de asco e desprezo.

Por ora, somos o cenário e o tempo perfeitos para a ficção de “Fahrenheit 451” se desenrolar. Para qualquer lado que olho vejo um bombeiro Montag e seu incinerador pronto para agir. Ao comando de um rosto bonitinho.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52890


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54931 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última