Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A FLECHA LIVRE
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE NA FAIXA DE TERRA COBERTA DE GRAMA E CERCADA DE ÁRVORES, ONDE OVELHAS E VACAS PASTAVAM TRANQUILAS, VIVIA UM CAMPONÊS CHAMADO GUILHERME TELL. ELE ERA UM EXCELENTE ARQUEIRO, POIS, TINHA MUITA HABILIDADE QUANDO FAZIA USO DE SEU ARCO E FLECHA. COM UMA PONTARIA CERTEIRA.
NA ÉPOCA EM QUE TELL MORAVA NAS MONTANHAS, UM HOMEM MALVADO GOVERNAVA O SEU PAÍS.
TODOS OS MORADORES DO PAÍS DA BANDEIRA VERMELHA COM A CRUZ BRANCA NO MEIO TINHAM MEDO DO ARROGANTE E VAIDOSO GOVERNADOR.
ELE CASTIGAVA TODOS QUE DESOBEDECESSE AS SUAS ORDENS.
O ÚNICO QUE NÃO TEMIA O MALVADO GOVERNADOR ERA O VALENTE CAMPONÊS GUILHERME TELL.
CERTO DIA O GOVERNADOR MANDOU CONSTRUIR UM POSTE NA PRAÇA PARA PENDURAR O SEU CHAPÉU NELE E OBRIGAVA AS PESSOAS A SE CURVAREM DIANTE DO SEU CHAPÉU.
ASSIM TODO O POVO OBEDECIA E SE CURVAVA DIANTE DAQUELE CHAPÉU PENDURADO NO POSTE DA PRAÇA PARA NÃO SEREM CASTIGADOS, MENOS O ARQUEIRO CAMPONÊS, POIS, ELE DIZIA QUE SÓ SE CURVAVA SOMENTE PARA DEUS.
NUMA TARDE EM QUE O MALVADO GOVERNADOR PASSEAVA PELA PRAÇA, ACABOU ENCONTRANDO GUILHERME QUE PASSAVA COM SEU FILHO.
E VENDO QUE ELE NÃO SE CURVAVA DIANTE DE SEU CHAPÉU, O GOVERNADOR FICOU MUITO BRAVO E ORDENOU QUE OS SEUS SOLDADOS O AGARRASSEM.
E AOS BERROS, ELE DISSE:
- VOCÊ ESTÁ ME DESOBEDECENDO AO NÃO SE CURVAR DIANTE DO MEU CHAPÉU. VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM OS DESOBEDIENTES?
O CASTIGO É A MORTE, MAS, COMO EU ESTOU DE BOM HUMOR HOJE, EU DECIDI LHE DAR UMA CHANCE PARA ESCAPAR DELA. SE VOCÊ SE CURVAR DIANTE DO MEU CHAPÉU EU NÃO TIRAREI A SUA VIDA.
O ARQUEIRO VALENTE NÃO SE ABALOU COM A AMEAÇA DO GOVERNADOR E DISSE MAIS UMA VEZ QUE ELE SÓ SE CURVAVA PARA DEUS.
ENTÃO, O GOVERNADOR COM OS OLHOS FAISCANTES DE RAIVA ORDENOU QUE OS SEUS SOLDADOS ENCOSTASSE O FILHO DO CAMPONÊS NO POSTE COM UMA MAÇÃ SOBRE A CABEÇA.
ENTÃO, ELE DISSE AO GRANDE ARQUEIRO:
- QUERO VER A SUA FAMA DE MELHOR ARQUEIRO DE TODA A EUROPA. VOCÊ TERÁ QUE ACERTAR COM UMA ÚNICA FLECHADA A MAÇÃ QUE ESTÁ SOBRE A CABEÇA DE SEU FILHO. SE ACERTAR, SAIRÁ LIVRE, MAS SE ERRAR PERDERÁ A VIDA.
NESSE MOMENTO, AS MÃOS DE GUILHERME COMEÇARAM A TREMER, POIS, SEU CORAÇÃO ESTAVA DESPEDAÇADO, POIS, UMA MÁ PONTARIA SERIA O FIM DO SEU FILHO.
O CAMPONÊS FOI COLOCADO NO CANTO MAIS DISTANTE DA PRAÇA COM SEU ARCO E FLECHA.
ANTES DE FAZER A FLECHA SAIR DE SEU ARCO, O HUMILDE E VALENTE CAMPONÊS SE AJOELHOU E ERGUEU AS MÃOS AO CÉU.
DEPOIS SE LEVANTOU E SE POSICIONOU MIRANDO FIXAMENTE PARA A MAÇÃ QUE ESTAVA SOBRE A CABEÇA DO SEU FILHO AMADO.
O GOVERNADOR QUE JÁ ESTAVA INQUIETO COM A DEMORA DO ARQUEIRO EM ACERTAR O SEU ALVO, DISSE:
- VAMOS, ACABE LOGO COM ESSA HISTÓRIA, ANTES QUE EU MUDE DE IDEIA!
O FILHO VENDO O PAI AFLITO, DISSE:
PAPAI ATIRE! EU NÃO TENHO MEDO, POIS, SEI QUE É O MESTRE DA PONTARIA E NINGUÉM O SUPERA.
ENTÃO, ELE SE ENCHEU DE CORAGEM, LEVANTOU O ARCO, APONTOU A FLECHA E ESTICOU AS CORDAS E COM O CORAÇÃO ACELERADO E COM A VISÃO CONCENTRADA NA MAÇÃ, LANÇOU A FLECHA NA DIREÇÃO DO ALVO E ELA PARTIU LIVRE PELO AR ZUNINDO RAPIDÍSSIMA COMO UMA ABELHA, RACHANDO A MAÇÃ AO MEIO.
TELL FOI MUITO APLAUDIDO PELA MULTIDÃO QUE ASSISTIA AO DESAGRADÁVEL ESPETÁCULO.
NESSE MOMENTO, O GOVERNADOR NOTOU A PONTA DE OUTRA FLECHA ESCONDIDA NA SUA BOLSA DE COURO QUE O ARQUEIRO CARREGAVA NAS COSTAS. E DISSE:
- VOCÊ CARREGA UMA SEGUNDA FLECHA, MAS, TINHA DIREITO APENAS A UM ARREMESSO, DISSE NOVAMENTE AOS BERROS.
E O CORAJOSO MESTRE DO ARCO E FLECHA DISSE:
- ESTA SEGUNDA FLECHA É PARA LIBERTAR O POVO DA BANDEIRA VERMELHA COM A CRUZ BRANCA DAS SUAS GARRAS MALVADAS.
E ASSIM DISPAROU A FLECHA LIVRE PELO AR FAZENDO COM QUE O MALVADO GOVERNADOR TOMBASSE NO SOLO.
DEPOIS, O VALENTE GUILHERME SAIU CAMINHANDO DE MÃOS DADAS COM O FILHO, VIRANDO AS COSTAS PARA O GOVERNADOR QUE NAQUELE MOMENTO SUSPIRAVA PELA ÚLTIMA VEZ.
ASSIM O POVO DA BANDEIRA VERMELHA COM A CRUZ BRANCA NO MEIO, VOLTOU A SER LIVRE E FELIZ GRAÇAS AO GRANDE ARQUEIRO QUE SE TORNOU UMA LENDA VIVA NO PAÍS DOS ALPES.




Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55003 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54865 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última