Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os humanos e a humanidade
DIRCEU DETROZ

Atendendo a um pedido da UNESCO com relação ao projeto transdisciplinar “Educar para um futuro viável”, em 1999 o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin escreveu “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.

Já li várias obras nas quais os autores chamam a atenção para a necessidade de a raça humana despertar para um conceito único de humanidade. Edgar Morin faz o mesmo com uma diferença fundamental. A todo momento sua obra revela que além do conhecimento, este conceito deve estar presente na educação das futuras gerações.

Como pessoas individuais pouco somos instigados a perceber que pertencemos a uma humanidade. Jamais cometeria o pecado de blasfemar contra a educação. Então trocarei educar por induzir. Naquilo que somos induzidos a acreditar, nos afasta para mais longe deste conceito. Coletivamente não é diferente.

Na semana passada, a mídia mundial desviou seus holofotes para a reunião do G20. Os governantes das nações mais ricas e poderosas do planeta estavam lá. Para disfarçar, se misturavam com alguns coadjuvantes. Acredito quem nem em pensamento o conceito de humanidade passou por ali. Cada um estava defendendo seus próprios interesses.

Para que um conceito de humanidade possa florescer no planeta, poder e ideologias tais como conhecemos atualmente e as tragédias que provocam precisam ser enterradas sem nenhum luto. Seria imprescindível o alvorecer de uma nova ordem mundial. Como enterrar, se a raça humana se apoderou do planeta coroando este sistema.

As religiões e crenças tais como conhecemos atualmente incluindo seus livros sagrados, precisam ser enterradas e rasgados sem nenhum luto. Nenhuma delas prega o conceito de humanidade. Nenhum deles traz escrito algum conceito de humanidade. Como enterrar, se a raça humana foi induzida a acreditar nas crenças dos livros.

Na ficção já vi o espírito de humanidade aflorar diante de uma catástrofe planetária iminente. De que adiantaria esse espírito aflorar quando já não houver mais alternativas para à extinção da raça humana. Lembrando que a conta-gotas estamos fabricando uma futura catástrofe planetária para as futuras gerações enfrentarem. E não é ficção.

Edgar Morin diz que transformar a raça humana em verdadeira humanidade deve ser o objetivo global e fundamental na educação das futuras gerações. Que toda educação além do progresso, deveria aspirar também à sobrevida da humanidade.

Mas, então nos vemos diante de um dilema. Como ensinar conceito de humanidade para as futuras gerações, se não temos a mínima noção de como fundamentar tal conceito. A contagem regressiva não para. Creio já estarmos no estágio da sobrevida. Podemos enfrentar o nosso fim sem que um conceito de humanidade floresça no planeta.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52837


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55015 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última