Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PROCURANDO CULPADOS
DIRCEU DETROZ

Na semana que passou, o papa emérito Bento 16 foi notícia na mídia mundial. Bento publicou uma carta atribuindo a culpa dos abusos sexuais na Igreja Católica à “revolução sexual” dos anos sessenta.

Na carta duramente criticada por teólogos, Bento afirma que as mudanças históricas e culturais culminaram com a dissolução da moralidade do catolicismo. Foram os anos sessenta os culpados pelo homossexualismo e a pedofilia. Os teólogos críticos dizem haver casos de abusos documentados muito antes de 1960.

Bento certamente se referia ao maior movimento de contracultura que o mundo conheceu na década de 1960. O movimento Hippie. Os hippies tinham uma visão totalmente contrária dos valores considerados importantes pelas sociedades. Eram contra o trabalho, o nacionalismo e o patriotismo. Abominavam a ascensão social e a estética dominante na época.

Adeptos do sexo livre, a marca registrada da contracultura foi a rebeldia dos jovens. O movimento foi a principal voz contra a Guerra do Vietnã. Seu momento de apoteose aconteceu no Festival de Woodstock em 1969. Músicas como “Aquarius” e “Let the Sunshine In” são verdadeiros hinos daquela época.

A contracultura não ficou restrita aos Estados Unidos. Espalhou-se pelo mundo. Foi a única utopia conhecida até hoje que conseguiu mudar vários padrões das sociedades ocidentais. No Brasil a contracultura também chegou, mas foi rapidamente ofuscada pela ditadura militar deixando, contudo, muitos resquícios.

Bento está procurando culpados no lugar errado. Ele deveria procurar num lugar que talvez sua crença nem permita acreditar que exista. Na Teoria da Evolução. Fé e crença não são características evolutivas dos Homo Sapiens. O instinto sexual é. Não querendo o sexo interferindo na fé, acreditaram que taxá-lo como pecado seria suficiente para reprimi-lo. Tudo o que reprimimos quando decidimos fazer, fazemos do modo errado.

Nenhuma fé é maior do que um instinto. Só os instintos são evolutivos. Fé e crenças são impostas religiosa ou culturalmente citando o Capitalismo. Imaginem alguém tentando fazer um guepardo crer não ser capaz de acelerar de 0 a 100 em três segundos.

Algumas espécies evoluíram para ser monogâmicas. Não existem exceções. Não creio que o Homo Sapiens evoluiu para ser monogâmico. Há exceções demais. A monogamia dos Sapiens foi um costume imposto culturalmente.

A contracultura assustou as sociedades por seu modo de não reprimir seus instintos evolutivos. Agora são apontados como culpados por legiões que passaram séculos reprimindo e sendo reprimidos. A culpa está nos reprimidos.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68891 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54628 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54545 Visitas

Páginas: Próxima Última