Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
31 DE MARÇO:
PARA LEMBRAR, OU PARA ESQUECER... COMO QUEIRAM!!!
SALETI HARTMANN

Resumo:
Historicamente falando, o dia 31 de março ficou registrado como o golpe militar de 1964. Porém, quem vivenciou aqueles anos, sabe que também tem outra conotação. A de resgatar o Brasil do caos que estava se instalando naquela época, dentro de um contexto, para muitos, de terror, e para outros, de alívio. Hoje, a data é lembrada tanto com amor quanto com ódio. O que precisamos, é de respeito pelos dois tipos de vivências/experiências, dois tipos de ideologias, dois tipos de memória. Hoje,, mais do que tudo, precisamos resgatar o RESPEITO também por estas diferenças. Portanto, 31 de março: para lembrar, ou para esquecer...



ESTAMOS MUITO DIVIDIDOS. DIRIA, MORTALMENTE DIVIDIDOS, EM TERMOS DE HISTÓRIA, DE RESPEITO E DE IDEOLOGIAS.

ENQUANTO PARTE DO NOSSO POVO CULTIVA VALORES E DATAS REFERENTES A UM TIPO DE IDEOLOGIA, A OUTRA METADE CULTUA ENSINAMENTOS ADQUIRIDOS NAS ESCOLAS - SIM, NAS ESCOLAS!!! - A RESPEITO DE UMA HISTÓRIA REINVENTADA ÀS CUSTAS E AO OLHAR DE UMA DETERMINADA IDEOLOGIA.

31 DE MARÇO, É UMA DATA QUE APRENDI A LEMBRAR COMO DATA DE UM PROCESSO DE RESGATE DO NOSSO PAÍS DA INSTALAÇÃO DO CAOS E DE UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE À DA VENEZUELA ATUAL.

NÃO LEMBRO COMO DATA DE GOLPE MILITAR, PORQUE NÃO FOI GOLPE MILITAR. OS LIVROS REALMENTE SÉRIOS SOBRE A ÉPOCA FAZEM RELATOS FIÉIS À SITUAÇÃO POLÍTICA, ECONÔMICA E IDEOLÓGICA DE 1964.

PELA MEMÓRIA DAS PESSOAS QUE VIVERAM A ÉPOCA E NÃO A IDEALIZARAM ATRAVÉS DE IDEOLOGIAS, PELA MEMÓRIA DE MEU PAI, QUE ERA SOLDADO DE FÉ, HEI DE LEMBRAR DO DIA 31 DE MARÇO COMO UM MARCO NA DIREÇÃO DO GRANDE PAÍS QUE SOMOS HOJE, A DESPEITO DE TODAS AS CRISES E DESAFIOS QUE, NOVAMENTE, NOS FORAM LEGADOS POR IDEOLOGIAS MARCADAS PELA FATALIDADE DE IMPLANTAR, NO MUNDO TODO, ONDE DOMINAM, A POBREZA, A MISÉRIA E O MEDO.

MEU CORAÇÃO SE ENTRISTECE, AO INÉS DE SE ALEGRAR, PORQUE ESSA LEMBRANÇA CÍVICA TROUXE DIVISÃO FAMILIAR, TRAZ DIVISÕES SOCIAIS, PORQUE A HISTÓRIA NÃO ESTÁ SENDO CONTADA PELO VIÉS DA VERDADE PARA OS NOSSOS JOVENS, QUE NÃO TÊM EXPERIÊNCIA E NEM A CONSCIÊNCIA DE TUDO O QUE ENVOLVE AS MENTIRAS QUE ACABAM SE TRANSFORMANDO EM VERDADE PELA FORÇA DE UMA IDEOLOGIA.

SALVE 31 DE MARÇO! EU ERA UMA JOVEM, E SEMPRE ACOMPANHEI A HISTÓRIA DESTE PAÍS, ATRAVÉS DE PESSOAS, DOCUMENTOS E LIVROS CONFIÁVEIS E DE GRANDE NOBREZA E LEALDADE AOS FATOS, PORQUE ESCRITOS POR QUEM NÃO TINHA OUTRO INTERESSE A NÃO SER O DE REGISTRAR O MOMENTO VIVENCIADO PELA NOSSA NAÇÃO.

BOA NOITE!
A TODOS!!!!
A QUEM LEMBRA, E A QUEM ODEIA...

TALVEZ UM DIA, TALVEZ... VOLTAREMOS A NOS ENTENDER E RESPEITAR COMO SERES CIVILIZADOS QUE SOMOS, EM NOME DA VERDADE E NÃO DAS IDEOLOGIAS.

SALETI HARTMANN/PROFESSORA E POETA
CÂNDIDO GODÓI-RS
30/03/2019


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 52899


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A AMÉRICA E O SONHO DE LIBERDADE SALETI HARTMANN
Crônicas A CRIANÇA AINDA PULSA EM MIM... SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (2) SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (1) SALETI HARTMANN
Crônicas A LÁGRIMA DO ANJO SALETI HARTMANN
Crônicas NOS TEUS OLHOS, CRIANÇA.. SALETI HARTMANN
Artigos EDUCAR PARA A PAZ! SALETI HARTMANN
Crônicas UMA FLOR DORME NO TEU CORAÇÃO SALETI HARTMANN
Crônicas CALÚNIA SALETI HARTMANN
Poesias A Água e a Criança SALETI HARTMANN

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 84.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54896 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54795 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54694 Visitas

Páginas: Próxima Última